Giovanna Lacellotti participa do projeto #VozesNegrasImportam

Voltar

Giovanna Lacellotti participa do projeto #VozesNegrasImportam

Atriz brasileira cedeu por suas redes sociais por dois dias para a ativista do movimento negro

 

A atriz brasileira, Giovanna Lancellotti, decidiu utilizar sua plataforma como figura pública para apoiar os movimentos antirracistas e defensores da democracia. Para tal, Giovanna se engajou em uma ação para o projeto #VozesNegrasImportam, onde cedeu as suas redes sociais por dois dias para a ativista negra e empreendedora, Deh Bastos, criadora da página Criando Crianças Pretas. A finalidade deste ato foi ceder seu espaço e visibilidade digitais, ampliando assim a voz do movimento e permitindo que questões sociais importantes sejam trazidas para novos públicos, aumentando desta maneira a rede de informações a respeito da causa negra.

“Eu acho, principalmente depois desses últimos acontecimentos, é ESSENCIAL. Acho que faz parte do nosso dever como pessoas públicas usar do nosso privilégio para ampliar causas importantes, como essa. Eu estou sempre buscando aprender como ajudar, como fazer a minha parte e essa ação vem muito para me ensinar também. A troca que tive com a Deh Bastos foi incrível e estou acompanhando nos bastidores, tenho aprendido muita coisa. Por mais que eu me considere uma pessoa consciente e antirracista, como branca, também tenho dúvidas e está sendo maravilhoso esclarece-las com a Deh. E o intuito é esse, é aprender, absorver e ajudar. Utilizar o meu privilégio para algo positivo”, falou a atriz.

A ação ocorreu neste último domingo (14) e na segunda-feira (15). No primeiro dia, houve um momento interativo  de perguntas e respostas promovido pela influenciadora, a respeito de privilégio branco, apropriação cultural, apagamento e história dos negros. Aconteceu também uma live com a Mel Soares (@relaxaaifofa) para falar sobre autoestima. A ativista também tem aproveitou para falar sobre a luta antirracista e mulheres negras para se inspirar. Já na segunda, Deh falou com a podcaster e palestrante Morena Mariah (@morenamariah) sobre afrofuturismo, abriu diálogo novamente sobre o tema do antirracismo e abordou o racismo estrutural.

 

Sobre o projeto #VozesNegrasImportam

O movimento #VozesNegrasImportam surgiu quando Patricia Santos, CEO da EmpregueAfro, sugeriu ao DESENQUADRADAS – grupo com mais de 200 mulheres da indústria da comunicação que decidiram não mais se curvar e combater os modelos machistas, racistas e injustos da sociedade – uma ocupação dos espaços de influencers brancos do mundo dos negócios. Inspirada no movimento iniciado pelo ator Paulo Gustavo, que cedeu as suas redes para a filósofa Djamila Ribeiro, ela levantou que seria um movimento importante para os diversos negócios de pessoas negras que tem pouca visibilidade.

A publicitária, Raphaella Martins, apresentou o briefing e o grupo usou sua força para viabilizar o contato entre influenciadores brancos de vários setores e vozes negras que precisam ampliar seu alcance. Em menos de 24h horas, elas usaram seu network e conhecimentos, criando uma poderosa rede de conexões.

Grandes influenciadores e profissionais relevantes em suas áreas cederam suas contas no Instagram, Linkedin e Twitter e o trabalho segue avançando. As ações iniciaram no dia 09 de junho, sem data para término, e já contam com mais de 40 influenciadores participando da ação e mais de 40 vozes negras ocupando esses espaços até o momento.