Matheus Coutinho dá dicas de aplicativos para fotografias

Voltar

Matheus Coutinho dá dicas de aplicativos para fotografias

Diretor de fotografia revela os melhores apps para caprichar nas edições

 

Durante o período da quarentena, procuramos diversas formas de nos entreter, de ocupar a mente e encontrar alguma forma de aproveitar e utilizar nosso tempo de uma forma útil. Na era digital, uma das práticas mais usuais da população, a utilização das mídias sociais, tem a necessidade de ser ilustrada por fotografias e imagens. Para isso, os instagramers, blogueiros, youtubers, editores, além é claro do público em geral, estão sempre em busca do aplicativo perfeito para ajudar na hora do post.

Pensando em ajudar estas pessoas, o diretor de fotografia Matheus Coutinho resolveu fazer uma listagem dos principais apps que desempenham funções de edição de imagens. Cada um dos cinco escolhidos tem diferentes recursos e finalidades, e podem ser utilizados de acordo com o interesse do usuário. Além disso, dependendo do objetivo, Matheus sugere a possibilidade de usarem mais de um app, para conseguir o resultado ideal! Confira a lista:

LikeAPPro

Esse é um app que disponibiliza vários tipos de pressets, tem criações minhas para usar, de celebridades, influenciadores e fotógrafos. Ele permite que você escolha mais de um tipo de presset para aplicar em uma única foto, e que também faça ajustes no presset escolhido, ou seja, uma infinidade de criações para efeitos de cor e usar sua foto coordenada com o feed ou com a proposta de foto que você deseja ter, seja do celular ou da câmera. E é simples de manipular, em menos de 1 minuto dá para ter uma boa foto tratada. Os meus pressets são: Sexy Black & White, Behind the Scenes, New York City e Atacama Vibes.

Download App Atore: LikeAPPro / Download Google Play: LikeAPPro

 

Over

Esse é muito legal para gerar caractere, fazer arte, eu particularmente recomendo para usar tipografias e aplicar em cima da foto, basicamente. Uso bastante para criar stories criativos. Um combo legal é editar uma foto no LikeAPPro e depois usar o Over para escrever e aplicar um texto com uma fonte diferente do que costumamos ver nas redes sociais. E é fácil também, primeiro escolhe a tipografia, depois exporta em PNG e depois cola nos stories.

Download App Store: Over / Download Google Play: Over

 

Lens Distortions

Esse é daqueles que você fica horas brincando com várias possibilidades. O Lens disponibiliza efeitos de luz, fumaça, flair, neve e, dependendo do que você fizer fica sútil e natural. Para um dia, por exemplo, que você está fotografando na rua ou em casa aproveitando a luz do dia, mas entrou uma nuvem naquele exato momento e você queria que viesse um pouco de Sol na foto. Com esse app é possível fazer esses ajustes. Ele também é prático, simples e muito legal de manipular. Depois de usar um app de cor e outro de tipografia, a sequência pode ser explorar o Lens.

Download app store: Lens / Download Google Play: Lens

 

Film3D

Esse é pra quem curte ousar ainda mais nas edições. O Film3D é um app de gif, 3D em foto, ou seja, que é o efeito em movimento, ele é muito bom e simples! Em 2 cliques você já tem a foto em 3D. Ele pede para escolher apenas um ponto fixo da foto e automaticamente todo o fundo vai ficar em movimento. É muito legal e dá para aplicar vários tipos de movimento.

Apenas para download na App Store: Film3D

 

Sun Surveyor Lite by Adam Ratana:

Para quem ama fotografia ou trabalha na área como eu e depende da luz do Sol, recomendo o Sun. Ele ajuda muito porque mostra aonde o Sol nasce e se põe, detalhando posicionamento e horários. Ele ajuda a ter a melhor fotografia em qualquer lugar do mundo. É só abrir a câmera, apontar, por exemplo, pra uma montanha e ele traz as informações.

Download app store: Sun Surveyor Lite / Download Google Play: Sun Surveyor Lite