Maya Gabeira concorre ao prêmio feminino de maior onda surfada em 2020

Voltar

Maya Gabeira concorre ao prêmio feminino de maior onda surfada em 2020

Surfista é uma das indicadas ao Big Wave Awards 2020 e pode até mesmo quebrar seu recorde de 2018 no Guiness Book

 

Adrenalina e coragem definem muito bem a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira. Primeira e única mulher a entrar no Guinness Book como recordista da maior onda surfada no mundo, Maya pode ter batido o seu próprio recorde. Em fevereiro deste ano, a big rider participou do campeonato Nazaré Tow Surfing Challenge, realizado em Portugal, onde surfou outra onda gigantesca e que vem sendo cotada para deter um novo recorde mundial feminino. Confira a onda que rendeu o recorde mundial à Maya Gabeira em 2018:

 

Após o reconhecimento e medição da WSL (World Surf League), a brasileira é agora uma das nomeadas ao prêmio do Big Wave Awards 2020 na categoria XXL Biggest Wave (em português, Maior Onda GGG), concorrendo com a surfista francesa Justine Dupont. O Big Wave Awards é evento anual do surf mundial, promovido pela WSL, que representa a maior condecoração relacionada a ondas grandes. Em 2020, a premiação ocorrerá no mês de agosto e de forma virtual, por conta da pandemia causada pelo coronavírus. Enquanto toda torcida brasileira vibra por mais essa conquista do surf feminino, vídeos e fotos de Maya no dia do campeonato ilustram a possível confirmação de que ela pode ter dominado um fenômeno de mais de 20.7 metros. Ficou curioso? Segue o monstro surfado por Maya em fevereiro deste ano:

 

Maya Gabeira é uma verdadeira autoridade do surf. Mulher dentro de um esporte majoritariamente masculino e detentora de importantes premiações, além da superação de um grave acidente que quase a levou a morte, ela cada vez mais se destaca como exemplo de garra e resiliência, servindo de inspiração para muitas atletas mulheres no mundo afora.

 

Sobre Maya Gabeira

Maya Gabeira, 33 anos, é uma das mais importantes surfistas brasileiras da história mundial do surf. Detentora de ondas gigantes, ela foi a primeira mulher a entrar no Guinness Book como recordista da maior onda surfada no mundo, contendo 20 metros de altura, o equivalente a um prédio de 8 andares. O feito aconteceu em 2018, na praia de Nazaré, onde Maya vive cheia de orgulho.

Antes de alcançar o prêmio dos sonhos, também foi a primeira mulher a surfar no mar gelado do Alasca, é pentacampeã da melhor performance feminina no Big Waves Awards, da WSL; conquistou o ESPY em 2009 como melhor atleta de esporte de ação, venceu o Teen Choice Awards da Fox em 2010, foi indicada ao Prêmio Laureus em 2014 na categoria de Melhor Atleta de Esportes de Ação e em 2019 foi homenageada pela Mattel com uma boneca Barbie, sendo a primeira brasileira da linha Mulheres Inspiradoras da marca.

Sendo uma autoridade do surf feminino, Maya inspira mulheres com sua história. Prestes a chegar ao auge de sua carreira, em 2013, sofreu um gravíssimo acidente em Nazaré, em uma de suas tentativas de bater seu recorde de maior onda surfada, e passou por uma lenta e difícil recuperação, mas que conseguiu superar com garra e dedicação.

A carioca que conheceu o surf com 13 anos de idade e aos 17 já estava no mar do Havaí, segue em busca das ondas gigantes, sua grande paixão, vivendo em Nazaré, onde tem sua rotina de trabalho e lazer, mesclando o surf com treinos de academia e esportes na água como Foil e Kitesurf.