Felipe Castanhari participa do “Podcast do Flow”

Voltar

Felipe Castanhari participa do “Podcast do Flow”

Em bate papo descontraído, youtuber falou sobre seu canal “Nostalgia”, a estreia de sua série “Mundo Mistério” na Netflix e muito mais

 

O apresentador e youtuber Felipe Castanhari participou recentemente, no início de agosto, do Podcast do Flow, programa de entrevistas descontraídas apresentado pelos hosts Igor 3k e Monark, e disponível ao público através do canal oficial Flow Podcast no YouTube.

O episódio com Castanhari tem tido muito sucesso, e já se encontra com uma das maiores audiências do programa, ultrapassando 700 mil visualizações. O número se torna ainda mais impressionante quando se toma como referência a duração da conversa, com mais de 2h30m de extensão. Entre os principais temas da entrevista, o apresentador falou sobre seu canal Nostalgia, a estreia de sua série Mundo Mistério na Netflix, FakeNews e cancelamento, além de assuntos mais abstratos como o surgimento dos cachorros e a existência (ou não) de alienígenas.

Separamos alguns dos principais momentos dessa conversa super interessante. O episódio na íntegra está disponibilizado ao final da matéria.

Como foi o convite para produzir a série Mundo Mistério para a Netflix?

Castanhari. É um privilégio muito grande. Foi a coisa mais difícil que já fiz na minha vida e eu aprendi muito com essa série. Eu sou uma pessoa muito centralizadora, que quer ter controle de todas as etapas. Em nível de YouTube isso é ok por ser algo menor, mas quando você vai para uma produção de larga escala, como é uma série da Netflix, tem coisas que você precisa deixar acontecer. Eu tenho uma visão muito peculiar do trabalho, pois eu fui animador 3D e enxergo coisas que muitas vezes outras pessoas não vão enxergar. Então eu gastei muito tempo e tive muito trabalho para editar e deixar como eu acreditava ser o melhor. Por conta disso, acabei tendo que deixar um pouco o meu canal de lado. Foram dois anos produzindo a série. Mas a expectativa é muito grande e foi feito com muito trabalho de qualidade em cima de temas que sei que o pessoal quer ouvir. Então acredito que vai ‘dar boa’.

 

Após essa nova etapa com a série, quais outros planos daqui para frente?

Castanhari. Eu queria muito agora fazer um Original para o YouTube, principalmente tendo ficado tanto tempo afastado da plataforma. Até surgiu um convite na época (em que eu estava produzindo a série) e eu até comecei a rabiscar algumas ideias, mas eu não tive tempo. Então é algo que eu tenho vontade.

 

Em sua série você visita diversos lugares do mundo para contar as histórias dos episódios, e um deles é sobre o Triângulo das Bermudas. Você foi lá? O que é exatamente o Triângulo das Bermudas?

Castanhari. Eu fui pra Ilha de Bermudas. O Triângulo das Bermudas é uma região do atlântico com três pontas, onde uma fica na Flórida, uma fica em San Juan no México e a outra fica nas Ilhas Bermudas, que é uma província da Inglaterra. Mas eu quase morri na viagem à Flórida, onde eu visitei um santuário de lobos para um dos episódios que é para explicar a origem dos cachorros. Eu queria gravar com os bichos do meu lado, mas eles são gigantes, se você colocar em pé são maiores que eu. A técnica então era selecionar os mais dóceis e ir falando e gravando com uns pedaços de carne na mão, para que eles viessem comer. Deu certo, mas no final minha mão saiu toda sangrando.

 

Na série você aborda também viagem no tempo. É possível viajar no tempo?

Castanhari. Não é mais só ficção científica. A ciência explica e já provou que é possível viajar no tempo. É cientificamente possível. Porém não é possível viajar no tempo para o passado. Voltar no tempo já é algo que não tem como rolar. O tempo é uma medida criada pelo ser humano, porque ele não necessariamente está em algum lugar, ele apenas existe. Nós contabilizamos o tempo mas a malha do tempo espaço funciona somente para um lado. Não temos como voltar.

 

Muitas pessoas acreditam que você é o cientista por trás de tudo que você fala? Você tem uma equipe que te auxilia, correto?

Castanhari. Claro, e eu nunca fingi que eu era outra coisa além de um apresentador e diretor. Eu não tenho e  nunca tive essa pretensão (de me vender como cientista). Minha vontade no YouTube sempre foi trazer entretenimento e temas ao alcance de todas as pessoas de uma forma simples. E eu sempre precisei desses profissionais por trás, pois eu não sou formado em nenhuma área especializada nesses assuntos, apesar de serem temas que eu gosto. O objetivo é trazer o conteúdo de forma mais acessível, pois nem todo mundo consegue ver um vídeo de um cientista, com termos técnicos, e ‘digerir’ isso. O mais importante da série Mundo Mistério foram os profissionais. Nós contratamos uma empresa de consultoria científica e pedimos oito especialistas, um para cada tema, para fazer uma pesquisa científica para cada um dos assuntos. Então foi uma preocupação muito grande com essa assertividade técnica em todos os detalhes.