Maya Gabeira bate o próprio recorde mundial de maior onda surfada na história por uma mulher

Voltar

Maya Gabeira bate o próprio recorde mundial de maior onda surfada na história por uma mulher

Feito foi confirmado nesta quinta pela organização da WSL, ao anunciar a surfista como vencedora do prêmio de maior onda surfada de 2020, com mais de 22 metros de altura

 

É MAIS UM RECORDE! A surfista Maya Gabeira foi ao nirvana nesta quinta-feira, após ser anunciada como a vencedora do Red Bull Big Wave Awards na categoria feminina cbdMD XXL Biggest Wave (traduzido para algo como maior onda gigante). Confira o monstro de mais de 22 metros surfado pela brasileira:

 

Primeira e única mulher a entrar no Guinness Book como recordista da maior onda surfada no mundo, Maya bateu seu próprio recorde e conquistou novos feitos que ficarão marcados para a história do surf feminino. Com a incrível marca de 73,5 pés (o equivalente a 22,40 metros de altura), ela volta a reescrever os limites no livro dos recordes, e se torna também a primeira mulher a surfar a maior onda do ano, já que superou também a categoria masculina, vencida pelo surfista havaiano Kai Lenny com uma onde de 70 pés. O feito foi anunciado oficialmente nesta quinta-feira (10), pela WSL (World Surf League), mas aconteceu em fevereiro deste ano, durante o Nazaré Tow Surfing Challenge, em Portugal.

Aos 33 anos, Maya é considerada uma das mulheres mais poderosas do esporte. “Também fui responsável por demandar que a medição da onda fosse feita por cientistas e aberta ao público, sendo a primeira vez que o recorde é medido e assinado por cientistas do Scripps, instituto de San Diego e cientistas que fizeram a onda artificial do Kelly Slater”, comemora.

Maya Gabeira é uma verdadeira autoridade do surf. Mulher dentro de um esporte majoritariamente masculino e detentora de importantes premiações, além da superação de um grave acidente que quase a levou a morte, ela cada vez mais se destaca como exemplo de garra e resiliência, servindo de inspiração para muitas atletas mulheres no mundo afora.

Confira a publicação oficial e a reação de Maya no Instagram da WSL:

View this post on Instagram

Congratulations @maya, winner of the Red Bull Big Wave Awards @cbdmd.usa Women’s XXL Biggest Wave Award claiming a new World Record for Biggest Wave Surfed in the process. ? The measurements on these waves were so close we brought in scientists to determine results. Learn more and watch the full interview with Maya, link in bio. @redbull_surfing

A post shared by World Surf League (@wsl) on