Dr. Matheus Roque conta como melhorar a fertilidade na pandemia

Voltar

Dr. Matheus Roque conta como melhorar a fertilidade na pandemia

Médico especialista em reprodução assistida traz algumas dicas para auxiliar aqueles que têm tido dificuldades relacionadas ao assunto

 

A quarentena é um bom momento para investir na reprodução assistida. Nesse período de incertezas em que o estresse, as bruscas oscilações de humor e novos hábitos de uma vida corrida tomam conta, homens e mulheres com planos de serem pais têm a saúde prejudicada e desencadeiam a doença da infertilidade, que atualmente acomete 15% da população mundial. Ou seja, 1 em cada 6 casais no mundo são inférteis.

Pensando neste panorama, o Dr. Matheus Roque, médico especialista em reprodução assistida, decidiu trazer algumas informações importantes para ajudar a estas pessoas melhorarem a fertilidade. Aqui vão as 4 principais dicas de Matheus para auxiliar nesta situação:

 

  1. Mudanças de estilo de vida: O melhor tratamento para fertilidade é o que vai direto na causa do problema. Há casos de homens e mulheres inférteis tentando ser pais há mais de um ano e a solução pode estar na correção de hábitos do dia a dia, sem que seja necessário entrar com remédios para tratar. Um dos tratamentos naturais para estimular o sistema reprodutor é justamente a equação de uma dieta focada em alimentos saudáveis e nutritivos, com a prática contínua de exercícios físicos. Fora isso, evitar sabotar a própria saúde com cigarro e excesso de bebidas alcoólicas, que vão causar o efeito rebote.

 

  1. Cuide da sua saúde mental: O stress é um dos aliados da infertilidade e, infelizmente, muito presente em um período pandêmico em que estamos vivendo. Ele atua diretamente em nosso organismo e pode prejudicar a produção hormonal. Quando as situações emocionais extrapolam e fogem do nosso controle, entrar com sessões de terapia são fundamentais para retomar o equilíbrio e aprender a lidar com os problemas. Inclusive, os tratamentos para fertilidade devem incluir esse serviço especializado.

 

  1. Suplementos vitamínicos: Existem vitaminas e nutrientes específicos para estimular o sistema reprodutor. É fundamental buscar um médico especializado em reprodução assistida para esse diagnóstico, pois existem vários tratamentos para fertilidade. As vitaminas são uma das alternativas e que podem melhorar a sua saúde suplementando o corpo com o que realmente lhe falta.

 

  1. Acompanhamento adequado e periódico com ginecologista e urologista: É essencial fazer o famoso check-up, consultar periodicamente seu médico ginecologista ou urologista, pois eles serão os primeiros médicos a identificarem o estado fértil do homem e da mulher. Caso a infertilidade seja descoberta, será logo em seu início, o que aumenta a chance de um tratamento ainda mais eficaz para atingir a fertilidade.

 

 

SOBRE DR. MATHEUS ROQUE

Dr. Matheus Roque é médico especialista em reprodução humana e conhecido mundialmente como uma autoridade da medicina reprodutiva. É vencedor do maior prêmio de reprodução humana do mundo, o Grant for Fertility
Innovation
(GFI – 2017), além de ser professor, palestrante e autor dos principais artigos científicos sobre o tema utilizados pela medicina.

Responsável por alavancar a medicina reprodutiva no Brasil, ele foi o médico mais jovem a ser convidado para a plenária principal do congresso europeu European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE, 2015) – além de também palestrar no congresso americano American Society for Reproductive Medicine (ASRM, 2019), que são considerados os principais eventos do mundo sobre reprodução humana.

Dr. Matheus também já lecionou e atuou em reuniões científicas em países como a China, Emirados Árabes, Tailândia, Arábia Saudita, Peru, Argentina, Espanha, Croácia, Estados Unidos, entre outros.

Há 10 anos atuando nos avanços dessa área, ele ainda conta em seu currículo com um doutorado em Saúde da Mulher (Área de concentração em Reprodução Humana e Patologia Ginecológica) pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 2018), mestrado em Reprodução Humana pela Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha, Fellowship em Reprodução Humana pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (2003), além de ter o título de especialista em Urologia pela SBU/AMB (2009). Atualmente é membro titular da SBU, SBRA, ASRM e ESHRE.