As Baías lançam “Onça / Docilmente Selvagem” ao lado de Linn da Quebrada

Voltar

As Baías lançam “Onça / Docilmente Selvagem” ao lado de Linn da Quebrada

Canção fala de resiliência e gerará um enorme mutirão digital para colocar pela primeira vez um single, com 3 mulheres trans, no TOP 200 do Spotify Brasil

 

Nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Rafael Acerbi divulgam mais um lançamento do novo álbum audiovisual, dirigido por Gringo Cardia e Jackson Tinoco, e, produzido por Daniel Ganjaman. A colaboração da vez é com a cantora e compositora Linn da Quebrada em Onça / Docilmente Selvagem. A música de resiliência, força e promove o encontro de três grandes artistas trans em um único lançamento.

Além da música, as cantoras gravaram um clipe no Rio de Janeiro, respeitando todas as orientações dos Órgãos de Saúde. Com viés e requinte de moda, o roteiro da produção é todo monocromático em preto e branco, deixando uma melodia doce perpetuar em cada cena.  Onça / Docilmente Selvagem não mostra sua força em cores, mas nas palavras da música e no gesto histórico que ela pretende angariar consigo. Confira o resultado do trabalho:

Muito fieis à sua essência e à comunidade LGBTQIA+ que representam, As Baías traz nessa nova faixa reflexões sobre preconceito, luta por espaços e pelo reconhecimento trans. Com o objetivo de elucidar que tal comunidade não deve e não pode ser apenas conhecida por seus algoritmos  tristes e violentos, o trio quer virar a chave e mostrar que as trans estão sim no poder, elas brilham e podem tudo!

Como? Promovendo um verdadeiro mutirão nas redes sociais – com foco no Twitter principalmente – tendo a missão de fazer a música ser ouvida, assim que disponível, 100 mil vezes em 24h no Spotify Brasil (das 21h do dia 19 para às 21h do dia 20). Cada pessoa pode ouvir a canção até 10 vezes dentro da plataforma. Caso isso ocorra, a banda irá figurar dentro do TOP 200 do Spotify. Tal feito marcará pela primeira vez a entrada de três mulheres trans juntas dentro do chart das mais ouvidas e fará história.

Para este movimento, a banda conta com o apoio da comunidade trans e de diferentes personalidades, entidades e páginas da web ligadas à luta LGBTQIA+ hoje no Brasil. Além de falar sobre a luta trans, As Baías escolheram o dia 19 para lançamento por conta da proximidade da data com o Dia da Consciência Negra, na sexta dia 20 de novembro. Tal data que muitas vezes exclui da pauta as mulheres trans negras e isso não pode acontecer.

Para falar desse mutirão, As Baías escreveram um manifesto, muito sincero, publicado em suas redes:

O Manifesto (Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Linn da Quebrada)

Três mulheres trans

Três travestis opondo-se à violência dos números

A TRANSformação do algoritmo

Aplaudam nossa exaltação

Espalhem nossas vitórias

Falem dos nossos amores

Exaltem nossos corpos

Compartilhem nossas belezas

Divulguem nossas canções

Esse encontro é a potência de nossas vitórias

Queremos a mudança desses algoritmos

Queremos que a prosperidade e ascensão travesti sejam compartilhadas e exaltadas

Chega de ser só nossas dores

Divulguem nossa música!!!

ONÇA / Docilmente Selvagem

As Baías + Linn da Quebrada

 

Para brindar esse lançamento com Linn e à indicação ao Grammy Latino, Raquel, Assucena e Rafa fizeram um red carpet na Audio, em São Paulo, com 20 personalidades trans como: Mel, Danna Lisboa, Hello Bielo, Kiara Felippe, Leona Jhovs, Kaique Theodoro, entre outras. Desfilando no espaço, as mulheres trans mostram que números tristes não condicionam a comunidade, são apenas frutos de uma sociedade ainda muito preconceituosa. As trans estão no poder e querem com o mutirão e esse red, abrir novos espaços de debate e gerar novos movimentos.

“Queremos mostrar que nosso espaço é onde a gente quiser e não onde os outros ditam para nós. Podemos estar nos topos, podemos tudo”, comenta Raquel, complementada por Assucena Assucena: “Estou muito feliz com esse lançamento, por conta do encontro com Linn e pelo que ele representa na sociedade. Vão virar a perspectiva e entender que nós trans, brilhamos sempre, somos donas de nossos destinos”.

Linn da Quebrada também falou sobre a parceria e a importância por trás da canção e do projeto.

“Fiquei muito feliz com o convite delas! A gente colaborou em “Absolutas” um tempo atrás & ficou a vontade de fazer algo de novo, mais mergulhado. Neste encontro pude compor algo especialmente para essa canção. A produção tá belíssima, o clipe tá muito lindo e é uma honra & prazer para mim dividir esse trabalho com as Baías. Que nossas ações, nossos trabalhos e feitos não falem por nós, mas falem junto com a gente, que nos mova & comova para o inalcançável e distante”, menciona Linn.

“É um lançamento e um movimento muito importante e notório. Precisamos evidenciar a luta trans e dizer que o espaço da comunidade é onde ela quiser! Sou um homem cis e reconheço meus privilégios. Por isso, evoco com Raquel e Assucena, a importância de gerar mais e mais debates para desconstrução de paradigmas”, diz Rafael.

É importante destacar que as normas de saúde na Audio foram respeitadas, todas as pessoas foram testadas previamente e cumpriram os cuidados de higiene necessários.

Lembramos que o novo álbum das Baías teve start em outubro com Você é do Mal em feat com Cleo, seguiu em Kell Smith, na romântica Muito, eu te amo e agora vem com Linn da Quebrada em Onça / Docilmente Selvagem. Mas, não para por aí, outros lançamentos ainda serão divulgados, compilando a coletânea nas plataformas musicais.