Em comemoração ao Dia do Fotógrafo exaltamos nossos craques Jacques Dequeker & Matheus Coutinho

Voltar

Em comemoração ao Dia do Fotógrafo exaltamos nossos craques Jacques Dequeker & Matheus Coutinho

Além da homenagem, veja alguns dos últimos trabalhos destes dois talentos da fotografia profissional

 

O ano de 2021 começou e com ele esperamos que venham ótimas energias e notícias diferentes das que tivemos no ano que passou. Apesar disso, algumas coisas não mudam nunca, e isso pode ser algo muito bom. É o caso do talento maravilhoso dos dois fotógrafos da MTC: Jacques Dequeker & Matheus Coutinho. Ambos tiveram um 2020 de muito trabalho, produzindo conteúdos e trazendo aos clientes e púbico materiais de alta qualidade.

Nesta sexta-feira, dia 8 de janeiro, é comemorado no Brasil o Dia do Fotógrafo, e nada melhor que homenagear e exaltar estes dois craques das câmeras, que representam tão bem sua profissão. Sem dúvidas, a foto é um dos instrumentos mais extraordinários já inventados pelo homem, através da qual passamos a ter a possibilidade de eternizar os momentos de nossas vidas da forma mais realista possível.

É difícil encontrar uma pessoa que não seja apaixonada por fotografias, ou que pelo menos tenha o hábito de fazer um registro ou outro em diversos acontecimentos de seu dia a dia. Com celulares nas mãos, todos nós somos fotógrafos amadores, registrando cada momento das nossas vidas. Mas a profissionalização do fotógrafo é outra coisa, que requer muito estudo, anos prática e uma visão diferenciada para entregar trabalhos de excelência

Neste cenário, indivíduos passaram a se especializar no ofício da fotografia, tornando-a não só um novo emprego, como também uma nova forma de arte. Mais do que apenas captar o momento, os fotógrafos  desenvolveram técnicas que passaram a transmitir também emoções e sentimentos através de suas lentes.

E ninguém melhor que estes dois para personificar essa ideia de trabalho de qualidade neste ramo. Por isso, para comemorar o Dia do Fotógrafo e homenageá-los, decidimos contar um pouco mais do trabalho fabuloso feito por Jacques Dequeker e Matheus Coutinho.

Jacques Dequeker

Antes de se tornar um ícone da fotografia de moda e um movie maker premiado nos principais festivais do mundo, Jacques Dequeker iniciou sua carreira de fotógrafo nos anos 2000, após vivenciar experiências que o tornaram o a pessoa e o profissional internacionalmente reconhecido de hoje.

Autodidata, gaúcho de nascimento, filho de mãe francesa, Jacques trabalhou como limpador de barcos em San Diego, nos Estados Unidos, foi professor de boxe, em Porto Alegre, e chegou a fazer performance nas ruas de Seattle. Depois dessas aventuras internacionais, o fotógrafo voltou para o Brasil e teve sua primeira experiência com a fotografia, com o amigo e fotógrafo Pedro Flores. Em seguida, trabalhou com Paulo Vainer e Jairo Goldflus.

Dequeker trilhou seu próprio caminho na fotografia de moda, em julho de 2000, onde fotografou sua primeira Vogue. De lá para cá, são 20 anos de carreira atrás das objetivas em voo solo, acumulando diversos prêmios como o de melhor fotógrafo de moda pela ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) e na Bienal de Fotografia de Roma. Nesta última, foi condecorado devido aos registros com imagens subaquáticas de tubarões, uma de suas paixões e parte de seu trabalho pessoal.

Entre suas principais influências estão Salvador Dalí e Helmut Newton, que inspiraram seu trabalho e se veem presentes na a figura das suas mulheres-heroínas. Ele encara a moda como um universo lúdico e cria histórias sem parar. A partir da Sputnik achada em uma feira de antiguidades, uma câmera russa 3D dos anos 50, ele inovou fazendo editorias e campanhas em terceira dimensão e até um desfile-filme em uma das edições da São Paulo Fashion Week, para a marca Ellus.

Dentre tantos trabalhos bem sucedidos, Jacques destaca três como os que mais lhe emocionaram de uma forma especial. Na ‘lista vip’ estão: fotografar no apartamento da Coco Chanel, a primeira vez clicando a übermodel Gisele Bündchen, e o seu primeiro trabalho –uma Vogue Brasil completa.

Vale também destacar os diversos ensaios com as celebridades internacionais feitos pelo fotógrafo. Na extensa lista estão nomes como: Matthew McConaughey, Zac Efron, Joshua Bowman, Ben Harper, Adam Levine, Charlie Weber, Soulja Boy, Rita Ora, Ashton Kutcher, Iggy Azalea, Paris Jackson, Fergie, Cara Delevigne, Naomi Campbell, Eva Herzigova, além de várias grandes top models.

 

Em um de seus trabalhos mais recentes no mundo da fotografia, Jacques Dequeker lançou um projeto inovador: sua própria revista digital feita inteiramente no Instagram, a DQKER Nation (@dqker.nation).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por DQKER NATION (@dqker.nation)

 

A estrutura das publicações segue um conceito forte por edição com desdobramentos em quatro diferentes editorias: Fashion, Lifestyle, Beauty e Youth. O texto não é o foco da publicação digital, mas sim o visual, que segue orientado para e pela arte unida ao design. “Em uma breve definição, a DQKER Nation é onde design meets fashion, e isso acontece no Instagram”, afirma Jacques.

Entre as capas já fotografadas estão as tops Valentina Sampaio, Candice Swanepoel, Mahany Pery, o ator global Felipe Titto e a atriz Camila Queiroz. Para o lançamento, Jacques elegeu a modelo Dany Braga em um ensaio sexy e poderoso.

 

Matheus Coutinho

Matheus Coutinho é diretor de fotografia, formado em Publicidade e pós-graduado pela Academia Internacional de Cinema. Nascido no berço da cinematografia, segue à frente da maior produtora do estado do Rio de Janeiro, a MAC Produções, fundada pelo pai há 31 anos, sua idade atual. Com 20 anos de idade, enquanto estudava, já tinha no currículo campanhas com grandes artistas do cenário nacional.

Considerado um profissional 360°, devido ao seu know how em diversos segmentos do mercado, como moda, lifestyle, música e entretenimento, além de dominar todo o processo de criação de conteúdo áudio visual – que inclui fotografia, vídeos e clipes – Matheus atuou em grandes projetos de empresas e marcas como Coca-Cola, TV Globo, Nike, Boticário, além de artistas como Pabllo Vittar, Anitta, Marina Ruy Barbosa, Manu Gavassi, Claudia Leitte, Boca Rosa, Letícia Bufoni, Caio Castro, Whindersson Nunes, Daniel Alves, entre outros.

Ele também compõe o casting de diretores de fotografia da Mynd Music2!, uma das maiores agências de marketing de influência. Para o futuro, mira aplicar sua técnica e visão de mercado em projetos com propósito e para todos os segmentos, ao redor do mundo.

Em 2020, Matheus Coutinho se uniu à skatista Leticia Bufoni e ao surfista Pedro Scooby para homenagear os esportes radicais impactados pela pandemia do coronavírus. Com uma viagem de motorhome pela Europa, o trio gravar uma minissérie de tirar o fôlego intitulada What a trip!. O objetivo foi mostrar os melhores picos de esportes de ação, apresentar atletas que se destacam em suas áreas, além de compartilhar toda aventura e experiência vivida durante os 20 dias de estrada.

Todas as cenas do projeto foram gravadas na Europa, passando por Portugal, Espanha, França, Suíça, Alemanha, Áustria, Croácia, Itália e Grécia, totalizando mais de 3.000 quilômetros rodados. What a trip! tem previsão de estreia já para o segundo semestre deste ano, com lançamento nas redes sociais de Letícia, Scooby e Matheus.

“Nos reinventamos para homenagear atletas que estão sem competir e para levar entretenimento aos fãs que estão em casa e não podem torcer de perto”, conta o diretor Matheus Coutinho, que teve o desafio de levar somente alguns equipamentos na mala, como três câmeras, um drone e seis lentes.

Fechando o ano, Matheus participou de uma collab ousada. Ao lado novamente do ator e amigo Caio Castro, e do diretor criativo Leo Cavazzana, encabeçou um projeto desenvolvido por Fernando Mutant, para fotografar a Ferrari 458 Spider personalizada do ator, com direito a takes de um helicóptero em movimento. Confira o resultado desta empreitada radical:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por M Λ T H E U S C O U T I N H O (@_matheuscoutinho_)