Tudo em um só: saiba mais da versatilidade de Joaquim Lopes

Voltar

Tudo em um só: saiba mais da versatilidade de Joaquim Lopes

Ator, apresentador e chef conta detalhes da sua vida pessoal, profissional e seu novo projeto culinário

Joaquim Lopes mostra que é capaz de ter várias habilidades: ele é ator, apresentador e chef! O futuro papai que aguarda gêmeas com a cantora Marcella Fogaça, contou no último domingo (21), ao portal Glamurama seu novo projeto, o “Receitas do Joaquim”. Devido à pandemia mundial do novo coronavírus, Joaquim grava tudo de sua casa. Nos vídeos ele ensina receitas diferentes, conta histórias e memórias afetivas que seus pratos trazem. Além disso, ele dividiu detalhes sobre sua trajetória pessoal e profissional. Confira o bate-papo com o portal:

Glamurama: Você divide sua vida entre duas paixões profissionais: a arte e a gastronomia? O que veio antes?
Joaquim: Se tivesse que falar em termos de cronologia, a gastronomia veio primeiro. Desde muito pequeno minha avó foi quem despertou esse meu amor pela gastronomia. Ela me levava na feira, ficava na cozinha para ajudar preparar as comidas. A gastronomia também é uma expressão artística, então o desenvolvimento para outras formas de expressões artísticas foi natural. Devo muito isso a minha mãe que percebeu isso e me colocou em uma escola de teatro, que na época era algo que não passava pela minha cabeça. Minha família é muito matriarcal, as mulheres da minha vida sempre me colocaram no meu caminho.

Glamurama: É difícil conciliar suas funções de ator e chef?
Joaquim: A gastronomia é uma parte integral da minha vida, não só da profissional. Esse ano, com a pandemia, a gente quarentenado, tinha que cozinhar diariamente, o que é algo que gosto muito de fazer. O lado ator e apresentador, sempre estiveram em paralelo, nunca tive uma necessidade de fazer uma coisa ou outra. Dá para conciliar um com o outro e aprender.

Glamurama: Você é formado em Gastronomia.  Fez alguma especialização?
Joaquim: Me formei na Anhembi Morumbi. Trabalhei como chef executivo por um tempo em São Paulo. Quando vim para o Rio de Janeiro também trabalhei em alguns restaurantes, mas nunca pensei em algo que gostaria de me especializar. Sempre cozinhei o que tinha vontade, o que queria comer, alguma técnica nova que eu gostaria de aprender.

Glamurama: Qual culinária é a sua favorita de fazer? E na hora de comer?
Joaquim: Gosto muito de fazer comida brasileira, amo de paixão! Já meu prato favorito é o carpaccio, que é a coisa mais simples do mundo, não tem nem cozimento, mas tem uma memória afetiva muito forte de um restaurante que meu pai me levava quando eu era pequeno e foi o primeiro prato diferente que comi, que me abriu os olhos para me aventurar em novos sabores. Também adoro a culinária italiana, fazer massas e molhos, e outros tipos de preparações, assados. Posso falar? Estou enrolando aqui, mas a verdade é que eu gosto de tudo (risos). Eu gosto de comida boa.

Glamurma: Conta um pouco sobre o seu novo projeto, o programa ‘Receitas do Joaquim’
Joaquim: Acabamos de concluir o último episódio da primeira temporada. Se eu não me engano foram sete receitas. Esse programa nasceu porque eu comecei a fazer uns vídeos aqui em casa durante a pandemia, até para exercitar, não só a gastronomia, mas o lado apresentador.  Eu contava muitas histórias, de como a receita apareceu na minha vida, porque eu estava fazendo, buscando o aspecto afetivo na hora de cozinhar e compartilhar o alimento. Os momentos ao redor da mesa sempre foram muito fortes lá em casa. Tive o privilégio de crescer em um mundo que não tinha celular ainda, a gente ainda podia sentar na mesa sem ter essas distrações de mensagem e estar conectado o tempo inteiro. O intuito do programa é justamente fomentar este tipo de emoção, fazer com que as pessoas fossem teletransportadas para momentos bonitos, tristes, saudosos que tiveram na infância ou recentes que foram proporcionados através do alimento. O sabor traz esse regate sentimental.

Confira a íntegra da conversa aqui.

Siga o Joaquim Lopes no Instagram para acompanhar mais receitas:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Joaquim Lopes (@joaquimlopesoficial)