Academia Les Cinq Gym oferece treinos especiais para pessoas que tiveram covid-19

Voltar

Academia Les Cinq Gym oferece treinos especiais para pessoas que tiveram covid-19 

Os programas de exercícios físicos são pautados nas sequelas que a doença deixou, partindo do princípio médico de que atividade física bem orientada é essencial na busca da plena recuperação

Uma das grandes e boas novidades da academia Les Cinq Gym, nesse retorno às atividades, permitido pelas autoridades governamentais e sanitárias do estado, é um protocolo especial de treinos para pessoas que tiveram covid-19. O programa foi elaborado pela equipe técnica da academia, com consultoria de Henry Dina, médico-assistente do Hospital Israelita Albert Einstein e da Clínica David Uip, de São Paulo. O objetivo é recuperar, gradativamente, aqueles que, mesmo liberados para a prática de exercícios físicos, ainda apresentam sequelas da doença. Por exemplo: confusão mental, dor muscular, dormência ou formigamento em alguma parte do corpo, falta de ar, insônia e tontura (ainda que seja apenas quando se levanta).

Segundo Guilherme Moscardi, coordenador técnico da Les Cinq Gym, os treinos são individualizados e específicos para cada quadro apresentado.  “Ao retornar à academia, o aluno preenche um formulário em que responde se teve covid-19. Se a resposta for positiva, ele deve assinalar quais sequelas a doença deixou. A partir desses dados, será elaborado o treino, que leva em conta as restrições e recomendações relacionadas às sequelas apresentadas”, diz Moscardi. Para que o atendimento seja o melhor possível, o médico Henry Dina, consultor do programa, estará em permanente contato com a equipe técnica da Les Cinq Gym, via telemedicina, discutindo cada um dos casos. Abaixo, alguns pontos que servirão de base para a elaboração dos treinos:

Confusão mental

O que não fazer: exercícios físicos ou modalidades que exijam grande estabilidade ou deslocamento. Por exemplo: lutas em geral, aulas de dança, circuitos de treinamento e avanço (exercício para pernas e glúteos, muito comum na musculação).

O que pode ser feito: musculação (com algumas exceções de exercícios, como o mencionado acima) e atividades cardiorrespiratórias moderadas. É permitido fazer aulas de bike indoor e andar na esteira, desde que as mãos estejam apoiadas.

Dor muscular, dormência ou formigamento

O que não fazer: musculação com cargas elevadas, visando o aumento da massa muscular ou qualquer outra atividade física de alta intensidade, como lutas, ou que pedem saltos.

O que pode ser feito: musculação com cargas baixas ou moderadas, alongamento, atividades cardiorrespiratórias sem sobrecarga (inclusive aulas de bike indoor, desde que não haja muita resistência nos pedais) ou que desafiam a mobilidade como circuitos de treinamento (também com cargas leves ou moderadas).

Falta de ar

O que não fazer: atividades físicas que elevam a frequência cardíaca acima de 70% da capacidade máxima de esforço. É proibido, por exemplo, qualquer treino pautado no treinamento intervalado de alta intensidade, conhecido como HIIT.

O que pode ser feito: atividades físicas moderadas (que não elevem a frequência cardíaca acima de 70% da capacidade máxima de esforço).

Insônia

O que não fazer: atividades físicas intensas e de longa duração (mais de uma hora de corrida, por exemplo), principalmente se executadas próximo ao sono (menos de duas horas antes de dormir).

O que pode ser feito: exercícios físicos que ajudam a relaxar, como ioga ou mesmo corrida de baixa intensidade, por cerca de meia hora, por exemplo.

Tontura de um modo geral ou ao se levantar 

O que não fazer: qualquer atividade ou exercício físico deitado ou no solo. Na musculação ou fora dela, como ioga e abdominais. Também não é recomendado exercícios que exijam deslocamento, como corrida ou bike convencional.

O que pode ser feito: atividades ou exercícios físicos na posição vertical (em pé) ou sentados, que não sejam de alta intensidade ou em deslocamento. Exemplo: bike indoor.

Atividade física: solução do problema

Um host foi especialmente contratado pela Les Cinq Gym para fazer a triagem desses alunos que necessitam fazer o treinamento diferenciado pós covid-19. Caberá, ainda, a esse profissional, receber esses alunos, dando todo o suporte que eles precisam para que sigam corretamente o treinamento elaborado pela equipe técnica.

O programa especial de treinamento pós covid-19 deve durar o tempo necessário de recuperação do aluno. A volta aos treinos normais, praticados antes da doença, só será consentida após liberação do médico dele. “Investimos bastante em segurança durante a pandemia e também queremos proporcionar a melhor solução para aqueles que tiveram a infelicidade de contrair a doença e que ainda sofrem com sequelas”, diz Rodrigo Sangion, CEO da Les Cinq Gym, idealizador do programa especial pós covid-19. “Como também sou profissional de educação física, com capacidade para atender pessoas com necessidades especiais, pedi para a minha equipe técnica pensar em um treino diferenciado, que pudesse beneficiar esse novo público. Afinal, nesse momento principalmente, o que mais importa é garantir uma melhor qualidade de vida para todos os alunos”.

De fato, atividade física bem orientada é a melhor resposta para um organismo ainda assombrado pelo fantasma da covid-19. No que diz respeito ao formigamento, por exemplo, protocolos médicos sugerem exercícios físicos em primeiro lugar, mais boa hidratação e suplementação a base de complexos vitamínicos, nessa ordem, como estratégia para reverter o quadro. É preciso, no entanto, que os exercícios físicos sejam compatíveis a cada caso, para que sejam apenas benéficos, não produzindo efeito contrário. É necessário também que os professores observem a resposta dos alunos ao treinamento proposto.

Na Les Cinq Gym, seguindo orientação médica, os professores devem ficar atentos a sinais como sudorese excessiva, dor muscular durante os exercícios e palidez (falta de oxigenação). Caso apresente algum deles, o programa do aluno será reavaliado. Afinal, todos na academia estão ainda mais cientes das responsabilidades que o momento pede.

As redes sociais da Les Cinq Gym centraliza todas as informações. Confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Les Cinq Gym (@lescinqgym)