Dr. Matheus Roque explica como lidar com a ansiedade durante os tratamentos de fertilidade

Voltar

Dr. Matheus Roque explica como lidar com a ansiedade durante os tratamentos de fertilidade

Médico especialista em reprodução humana, indica métodos alternativos como acupuntura para alívio do estresse durante processo de fertilização

Tentar engravidar e não conseguir no momento desejado pode ser tornar o pesadelo de muitas mulheres. Quem passou por isso, entende as dificuldades de navegar em um mar de incertezas.

Pensamentos, emoções e comportamentos negativos podem levar ao aumento da ansiedade e depressão, dificultando a caminhada para a maternidade.

Mulheres são multitarefadas por natureza: nós cuidamos do trabalho, da casa, das finanças, mas controlar a mente e emoções é um grande desafio. Lidar com a incerteza de quando a maternidade virá ou se ela realmente virá, torna-se uma tarefa difícil nessa fase.

A Medicina Tradicional Chinesa, através da acupuntura e seus outros pilares (Dietoterapia, Fitoterapia) realiza o tratamento de mulheres com infertilidade através da busca do equilíbrio corpo-mente de cada uma delas. O suporte emocional é tão importante quando o fisiológico e um dos objetivos da Medicina Chinesa é tornar as mulheres mais confiantes e preparadas para enfrentar o tratamento.

O processo de exames e investigação da fertilização in vitro (FIV) foca apenas nos hormônios, trompas uterinas e útero. A abordagem emocional, psicológica e holística para cada casal nem sempre é levada em consideração. Acreditamos que a mulher deve se conectar ao seu corpo nesse momento através de terapias corpo-mente, como a acupuntura. Quando a mente pode engravidar, o corpo segue o mesmo caminho.

A Sociedade Brasileira de Reprodução Humana indica a acupuntura como terapia complementar no tratamento da infertilidade. De fato, essa terapia milenar é o tratamento  paralelo mais procurado pelos casais que realizam fertilização in vitro no mundo todo.

Estudos científicos desde 2002 apontam vários mecanismos da acupuntura que influenciam o ciclo menstrual e a circulação sanguínea uterina, permitindo assim o aumento das taxas de gravidez. Além disso, a acupuntura é uma técnica bem tolerada e deve ser considerada como parte de uma abordagem efetiva no tratamento da infertilidade.

A acupuntura envolve a inserção de agulhas em pontos cutâneos específicos, localizados ao longo dos meridianos (canais de energia), com o objetivo de melhorar o fluxo de Qi (energia vital) através do corpo, estimulando, equilibrando e movimentando essa energia.

A acupuntura equilibra as energias Yin e Yang, harmoniza o funcionamento dos órgãos, fortalece o sistema imunológico, ajusta a circulação de sangue, melhora o estado do endométrio e ajuda a preparar o útero para a implantação do embrião.

Para as mulheres que buscam a acupuntura para engravidar, de forma natural ou através de FIV, recomendamos sessões semanais, pois sendo uma terapia natural, requer regularidade e reavaliações.

Nos casos de FIV, deve-se idealmente iniciar as sessões de acupuntura entre 2-3 meses antes da FIV, em uma frequência semanal, podendo intensificar as sessões assim que o tratamento iniciar. Para a fase da transferência de embrião, recomendamos um protocolo de acupuntura (Protocolo de Paulus), que pode aumentar em até 15-20% as taxas de gravidez, segundo os estudos científicos.

Os principais mecanismos da acupuntura para fertilidade são:

  1. Aumento do fluxo de sangue para a região do útero e ovários, melhorando a qualidade dos folículos e a espessura e morfologia do endométrio, facilitando a implantação dos embriões;
  2. Diminuição dos efeitos colaterais das medicações utilizadas durante os tratamentos de infertilidade, tais como irritabilidade, ganho de peso, inchaço, dor de cabeça;
  3. Redução do estresse e ansiedade, através da liberação de substâncias no cérebro (serotonina, endorfinas);
  4. Modulação hormonal, ajudando a regular os ciclos menstruais.

 

Na Medicina Chinesa, saúde é sinônimo de equilíbrio. Segundo os chineses, somos seres repletos de energia e emoções, por isso qualquer pessoa pode realizar acupuntura e desfrutar dos benefícios dessa medicina milenar.

Dicas como esta, também estão disponíveis nas redes sociais do Dr. Matheus Roque. Confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Reprodução Humana (@drmatheusroque)