Junho: Mês de Conscientização Mundial sobre a Infertilidade

Voltar

Junho: Mês de Conscientização Mundial sobre a Infertilidade

Dr. Matheus Roque, especialista em reprodução humana, traz 4 dicas para melhorar a fertilidade

A infertilidade atinge aproximadamente 15% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), isto é, um em cada seis casais no mundo têm problemas para gerar um bebê, precisando de tratamento especializado. Só no Brasil, esse número chega a oito milhões de pessoas. Nem sempre a gravidez não ocorre por conta da mulher. As causas dessa doença estão distribuídas igualmente entre homens e mulheres (por volta de 35% cada), além de um percentual referente à infertilidade sem causa aparente.

No mês mundial da Conscientização da Infertilidade, o Dr. Matheus Roque, 2º médico no Brasil que mais realiza FIV’s e protagonista dos artigos científicos sobre reprodução assistida, destacou com a Revista Viva Saúde os principais direcionamentos que devemos tomar para melhorar a saúde da fertilidade. Confira:

  • Mudanças de estilo de vida: O melhor tratamento para fertilidade é o que vai direto na causa do problema. Há casos de homens e mulheres inférteis tentando ser pais há mais de um ano e a solução pode estar na correção de hábitos do dia a dia, sem que seja necessário entrar com remédios para tratar. Um dos tratamentos naturais para estimular o sistema reprodutor é justamente a equação de uma dieta focada em alimentos saudáveis e nutritivos, com a prática contínua de exercícios físicos. Fora isso, evitar sabotar a própria saúde com cigarro e excesso de bebidas alcoólicas, que vão causar o efeito rebote.

 

  • Cuide da sua saúde mental: O estresse é um dos aliados da infertilidade e, infelizmente, muito presente em um período pandêmico em que estamos vivendo. Ele atua diretamente em nosso organismo e pode prejudicar a produção hormonal. Quando as situações emocionais extrapolam e fogem do nosso controle, entrar com sessões de terapia são fundamentais para retomar o equilíbrio e aprender a lidar com os problemas. Inclusive, os tratamentos para fertilidade devem incluir esse serviço especializado.

 

  • Suplementos vitamínicos: Existem vitaminas e nutrientes específicos para estimular o sistema reprodutor. É fundamental buscar um médico especializado em reprodução assistida para esse diagnóstico, pois existem vários tratamentos para fertilidade. As vitaminas são uma das alternativas e que podem melhorar a sua saúde suplementando o corpo com o que realmente lhe falta.

 

Acompanhamento adequado e periódico com ginecologista e urologista: É essencial fazer o famoso check-up, consultar periodicamente seu médico ginecologista ou urologista, pois eles serão os primeiros médicos a identificarem o estado fértil do homem e da mulher. Caso a infertilidade seja descoberta, será logo em seu início, o que aumenta a chance de um tratamento ainda mais eficaz para atingir a fertilidade.

Para ler a matéria completa, acesse aqui.

Confira mais dicas nas redes sociais do especialista:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Reprodução Humana (@drmatheusroque)