Produção audiovisual sobre ALOK é finalista em Cannes

Voltar

Produção audiovisual sobre ALOK é finalista em Cannes

Os diretores Gabriel e Sérgio Twardowski foram anunciados na categoria Film Craft 

O Festival de Cannes é um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo. E, neste ano, tem Alok como finalista. Trata-se do do projeto ‘Memories’, que revisita mais de 900 horas de gravação e cerca de mil fotos do DJ em turnê pelo mundo. O filme condensa o vasto acervo em um stopmotion de sessenta segundos. 

Memories’ é uma criação dos irmãos curitibanos Gabriel e Sérgio Twardowski. Eles acompanharam Alok por mais de quatro anos em shows, videoclipes e conteúdos audiovisuais. Em abril do ano passado, em meio à pandemia, a dupla resolveu coletar o material e transformá-lo nesse projeto desafiador. Após três meses de pesquisas, estudos digitais e mais de vinte versões, a ideia ganhou forma em um processo de colagem e sobreposições de imagens que remontam momentos nostálgicos de Alok no palco.

A obra cinematográfica foi anunciada na categoria Film Craft de Cannes e significa um marco na carreira dos diretores, mesmo não tendo levado o leão, já que menos de 01% dos filmes submetidos ao prêmio são classificados. Assista:

ALOK Memories from Gabriel Twardowski on Vimeo.

Recentemente, uma outra novidade de Alok veio à tona. Ele anunciou a preparação de uma minissérie documental que percorre musicalmente a jornada dos ativistas indígenas Célia Xakriabá, Kunumi MC, Mapu Huni Kuin, Tashka Yawanawa, e lideranças musicais dos povos Kariri-Xocó, Huni Kuin, Yawanawa e Guarani. Através de suas sonoridades, vão compartilhar experiências, perspectivas e ideias sobre o passado, presente e futuro.

As sementes sonoras desse projeto vão dar nascimento ao primeiro álbum autoral da carreira de Alok e sua renda será integralmente revertida para apoio aos povos indígenas participantes. Todavia, enquanto o novo trabalho não chega, escute os lançamentos mais recentes do artista no Spotify: