Giulia Be conversa com a Rolling Stone Brasil sobre seu processo de criação

Voltar

Giulia Be conversa com a Rolling Stone Brasil sobre seu processo de criação

Artista é adepta ao bedroom pop, um modo de produção caseiro que resulta em estilo único e identitário. 

Giulia Be é uma das principais artistas em ascensão no Brasil atualmente. Desde que despontou no mercado em 2018, chama atenção da multidão ao compartilhar um som de estilo único e bastante identitário. Recentemente, o processo de criação da artista foi tema de uma matéria especial na Rolling Stone Brasil. 

A reportagem de Isabela Guiduci revela que, ao se deparar com as restrições impostas pelo cenário pandêmico, Giulia mostrou ter resiliência. Para não dar pause ao exercício criativo, a cantora começou a compor e produzir suas canções do quarto. “A necessidade foi a mãe da produtividade, porque [a quarentena] me possibilitou descobrir ferramentas e começar a imaginar batidas, universos e músicas – e isso desencadeou todo um novo jeito de encarar o processo criativo.”

Nessa estética sensível, original e sincera, floresce o que é conhecido mundialmente como como bedroom pop – a música que jovens artistas compõem e gravam sozinhos em seus quartos, usando recursos tecnológicos mais à mão. Assim faz Billie Eilish, uma das personalidades mais populares no planeta e responsável pela amplificação do conceito. No Brasil, Giulia Be é, certamente, a maior representante. 

Hoje em dia, tendo um celular, um computador, uma ferramenta, possibilita qualquer pessoa a buscar uma nova informação, a aprender, criar. Tenho tudo que preciso na minha mão e consegui plantar uma árvore de dentro do meu quarto. Me deram aqui uma caixinha para eu plantar um bonsai e o mais inteligente que a gente pode fazer é tentar pegar esse bonsai, jogar ele na terra e criar nossa própria árvore, nosso próprio universo que seja dentro do nosso quarto“, diz.

Seu último lançamento, a faixa ‘Lokko’, embora exista há quase dois anos, foi completamente repensada e finalizada na quarentena, seguindo o conceito do bedroom pop. Foram adicionados sons oitentistas de sintetizadores com uma leve psicodelia. Assista:

 

Escute os sucessos da artista no Spotify: