Preta Gil lança ‘Meu Xodó’, ao lado de seu filho Fran

Voltar

Preta Gil lança ‘Meu Xodó’, ao lado de seu filho Fran

Canção celebra a ancestralidade, espiritualidade e a relação familiar

Em momentos delicados, precisamos sempre recorrer ao afeto e à família para ressurgirmos ainda mais fortes: esse é o conceito do novo single de Preta Gil e seu filho Fran, “Meu Xodó”. Com faixa e clipe lançados hoje, dois dias antes do aniversário de 47 anos de Preta, a faixa fala sobre reconexão, reencontro às raízes e já pode ser ouvido em todas as plataformas digitais. O clipe, que traz participações especiais do pai de Preta, Gilberto Gil, da neta Sol de Maria Gil e do marido, Rodrigo Godoy, já está disponível no canal do Youtube da Blacktape, selo da cantora.

Escrita por Fran, ao lado de Pablo Bispo, Ruxell e Sergio Santos, para sua mãe, “Meu Xodó” ganhou um espaço especial na vida e carreira de Preta, uma vez que representa seu renascimento, depois de um período difícil de grandes perdas, e sua vontade de voltar a se expressar artisticamente. “Perdi minha vó, meu melhor amigo, e ainda vi o Brasil perder milhares de vidas. Eu estava muito triste, sem vontade de fazer nada e passei por um momento muito difícil. O Fran, me vendo desta forma, resolveu escrever uma música para mim, na tentativa de me trazer de volta, me dar alegria de viver”, contou a cantora. 

E nesse processo, de estimular a mãe a voltar a lançar música, a fazer o que ama, Fran se juntou a equipe para trazer uma mensagem ainda maior: ressignificar o conceito de afetividade e amor, estendo-o para além do romântico, mas também o afeto familiar, a um pet, a quem e o que achar melhor. “Veio em coletivo o impulso para essa canção. Partiu de uma ideia do Pablo essa questão do ‘xodó’. Ele trouxe a palavra, que era perfeita para nosso conceito de ressignificar, e acabamos escrevendo a letra inteira depois disso”, explicou Fran e completou: “no caso da minha mãe, a gente usou bastante ‘xodó’ para fazer alusão a ancestralidade, espiritualidade, algo familiar de gerações”. 

O clipe da canção leva o público a um lugar de paz e tranquilidade, sempre mantendo a doçura e um suingue muito característico da Bahia. Ao lado de Fran, Sol de Maria, sua neta, e Rodrigo Godoy, Preta Gil aparece em uma praia, pé na areia, cantando a alegria de viver com seus xodós. Além disso, ainda conta com uma surpresa: uma narração de Gilberto Gil, falando sobre o significado de xodó. “Quisemos trazer a ancestralidade para as gravações. Meu pai não aparece no clipe, mas sua voz está presente numa narração afetiva e carinhosa. Minha neta, que me trouxe muita alegria durante toda a quarentena – já que fizemos esse período juntas – estava presente. Meu marido também, representando um xodó mais romântico. E claro, meu filho, que me deu tantas forças. É quem me ajudou a seguir em frente, quem me estendeu a mão para me tirar de um período difícil. Ele é meu tudo”, explica Preta.

Com direção de Aisha Mbikila, uma diretora promissora e muito talentosa, de apenas 23 anos, e produção da Lady Bird, o clipe foi gravado durante um dia inteiro, desde o nascer do sol, até o sol se pôr, em uma praia no Rio de Janeiro. As gravações seguiram todas as medidas de segurança, com equipe reduzida e toda testada. “Não tem nada melhor como a gente poder trabalhar em família e com segurança. A diretora, Aisha, veio como um encontro muito especial liderado por minha mãe. Trazer uma mulher, negra, super jovem, que tem um trabalho lindo, com um olhar especial e fresco, como diretora desse clipe cheio de significado, mudando mesmo a narrativa comum de homem, branco, que toma conta do audiovisual, foi importantíssimo”, conclui Fran. 

Meu Xodó” representa a força criativa e familiar dos artistas e promete ser um dos lançamentos mais celebrados do ano, além de encabeçar um novo momento de Preta Gil, que ano que vem completa 20 anos de carreira. Assista: