Exercícios funcionais ritmados é a nova aposta de aula, inédita no país, da academia Les Cinq Gym

Voltar

Exercícios funcionais ritmados é a nova aposta de aula, inédita no país, da academia Les Cinq Gym

Ainda que tenha inspiração no hip hop, a HIIT the Beat dispensa qualquer experiência anterior com dança e pode ser praticada por pessoas de diferentes níveis de aptidão física

A novidade da academia Les Cinq Gym é a HIIT the Beat, uma aula ritmada de exercícios funcionais, originária da Breakletics. Ela foi desenvolvida pelo breakdancer e cientista do esporte alemão Peter Sowinski, conhecido como Petair. Dançarino há 17 anos, ele mesclou elementos do hip hop com uma série de exercícios bastante conhecidos, como burpee, pranchas, agachamentos, deslocamentos laterais e chutes, realizados na sequência, em blocos de coreografias. Tudo, obviamente, ao ritmo dos estilos musicais que embalam as chamadas danças de rua, como funk, hip hop, electro ou break beats.

A aula, bastante criativa e animada, que dura entre 30 e 45 minutos, é mais uma exclusividade da Les Cinq Gym no país. Objetivo é trabalhar, de maneira mais lúdica, grande parte das habilidades físicas: condicionamento cardiorrespiratório (o que também acaba favorecendo o emagrecimento), equilíbrio, mobilidade, coordenação motora, força, resistência e flexibilidade muscular. Tudo muito complicado? Negativo. A HIIT the Beat foi moldada para abraçar, em uma mesma turma, pessoas dos mais diferentes tipos de aptidão física. E o que é melhor: não é preciso ter nenhuma experiência anterior com dança. “Sempre são apresentados dois tipos de coreografias, uma básica e outra avançada, para uma mesma sequência de exercícios. O aluno executa a que for mais confortável. E, à medida que vai evoluindo, passa para as partes desafiadoras”, diz Waldyr Maciel, coordenador técnico da Les Cinq Gym.

Maciel é o único professor formado e certificado para dar esse tipo de aula no país. Para isso, ele se preparou durante um ano, fazendo vários testes online, teóricos e práticos, com a equipe alemã responsável pela divulgação do método. “Tudo começou na pandemia. A fim de oferecer algo diferenciado, útil e que pudesse motivar os alunos, trancados em casa, passei a pesquisar novas aulas pelo mundo. Quando descobri a Breakletics, apresentei alguns movimentos nas minhas aulas. Como a aprovação foi geral, mergulhei mais a fundo na metodologia”, diz ele.

Sempre na vanguarda, procurando apresentar algo novo no país, como foi o caso da Outrace e da QZONE, aulas que ainda fazem sucesso no cardápio de atividades da academia, a Les Cinq Gym sai na frente mais uma vez, tirando os alunos da zona de conforto. “Já virou uma espécie de tradição a academia apresentar algo inédito, que seja relevante no mundo. Criamos essa expectativa nos alunos desde que abrimos as portas, há quase sete anos. Portanto, não podemos decepcionar. E tenho certeza que a HIIT the Beat vai ser mais um sucesso, mostrando uma nova possibilidade de exercícios, até para aqueles que nunca se aventuram pelas aulas mais dançantes, digamos assim”, diz Rodrigo Sangion, CEO e proprietário da Les Cinq Gym.

Veja agora mesmo a HIIT The Beat, e acompanhe a Les Cinq Gym nas redes sociais:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Les Cinq Gym (@lescinqgym)