Dia do Compositor Brasileiro: exaltamos as composições de nosso time em uma data com significado histórico

Voltar

Dia do Compositor Brasileiro: exaltamos as composições de nosso time em uma data com significado histórico

Neste 07 de outubro, comemoramos o dia do compositor, nossos artistas têm como diferencial a imensa habilidade de traduzir pensamentos em melodias

A música está presente no nosso dia a dia de maneiras e proporções diferentes. Com este acompanhamento sendo tão inerente, pouco pensamos em todos os aspectos musicais que envolvem os processos de criação antes que elas cheguem aos nossos ouvidos. Pensando nisso, foram criadas ao longo tempo diversas datas comemorativas para celebrar a existência de quem participa da criação destas obras de arte sonoras.

Uma dessas datas é o Dia do Compositor Brasileiro, comemorado nesta quinta-feira (07). A iniciativa de haver uma data nacional para a celebração das pessoas que têm parte nos processo de composição musical veio por proposta de Herivelto Martins, cantor e compositor fluminense que faleceu em 1992. Em 1948, Herivelto, que fazia parte da diretoria da União Brasileira de Compositores (UBC), batalhava pela regulamentação da profissão, e por isso teve a ideia de celebrá-la. O primeiro estado a idealizar festividades na data foi o Rio de Janeiro, em 1980, seguido por São Paulo, no ano seguinte.

Neste ano, a data é ainda mais especial: ao longo do dia, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deve votar um projeto de lei que visa tornar a composição musical uma profissão regulamentada.

Muito se acredita que os compositores são aqueles que elaboram somente a letra das músicas. Mas eles vão muito além disso: idealizam a melodia, a harmonia e os arranjos, auxiliando o produtor musical (ou até mesmo atuando eles mesmos como produtores!). Faixas instrumentais também têm seus autores listados como compositores.

Além de cantarem perfeitamente bem, os artistas do nosso casting também compõem com maestria, transformando suas vivências, fantasias e sentimentos em sons  que nos cativam e surpreendem quando acessamos as plataformas de streaming ou quando sintonizamos o rádio. Como sintetizou GIULIA BE em entrevista à revista Vogue, em março: “Todas as minhas composições são inspiradas em histórias da minha vida ou de amigos”. Hoje a noite a cantora irá homenagear outro compositor exímio, Djavan, na quinta edição do Prêmio UBC, com transmissão ao vivo no YouTube.

Como integrante da Brigada Digital do Greenpeace Brasil, Vitão está se preparando para dar um passo além em sua carreira e falar sobre a questão indígena e da natureza em suas canções, dando visibilidade às causas. “Com certeza isso vai começar a aparecer na minha composição porque eu escrevo sobre o que vivo e cada vez mais tenho me engajado nessas causas e aprendido sobre”, afirmou o cantor, em entrevista ao ECOA, do Uol.

Com um teor nitidamente pessoal, o segundo álbum de estúdio de Luísa Sonza, DOCE 22, lançado em julho, traz a artista assinando a composição de todas as 14 faixas. “Chorei em praticamente todas as músicas que compus”, disse Luísa ao POP Mais, evidenciando a vulnerabilidade como forma de expressão musical que torna o álbum tão único.

Acompanhe o Prêmio UBC: