Gui Khury, a jovem promessa do skate, que já tem três recordes

Voltar

Gui Khury, a jovem promessa do skate, que já tem três recordes

Gui é uma das estrelas do livro do Guinness World Records 2022

O Guinness World Records (GWR) celebra o skatista brasileiro Gui Khury, que mesmo tão jovem, conseguiu conquistar três títulos do Guinness World Records: um por ser o atleta mais jovem do X-Games, outro por ser o primeiro skatista a realizar a manobra 1080°, no vertical, e o mais recente, por ser o medalhista de ouro mais jovem dos X-Games (masculino). Os recordes foram alcançados em sequência, um a cada ano.

Crédito: Pitaya Filmes/ Guinness World Records

Gui é uma das estrelas do livro do Guinness World Records 2022 na seção de jovens recordistas. Para homenagear Gui Khury, o Guinness World Records enviou ao skatista brasileiro o certificado do recorde. “Estou muito feliz com esses três recordes, foram momentos muito especiais na minha vida e ainda quero conseguir fazer muito mais. Muito obrigado ao Guinnness World Records pelo reconhecimento”.

O curitibano, que acabou de completar 13 anos, está fazendo história no esporte e se tornou inspiração para muitas pessoas ao redor do mundo que, como ele, buscam alcançar suas metas seguindo suas paixões e tendo muita disciplina.

A jornada do Gui no skate começou ainda muito jovem. Seu pai, Ricardo Khury, o encorajava a praticar e procurava os skateparks locais para ajudá-lo a melhorar. Foi nesse momento que o garoto se apaixonou pelo esporte.

No ano de 2019, o talentoso garoto foi convidado para participar dos X Games em Mineápolis, Minnesota. Com 10 anos e 225 dias, se tornou recordista oficial do Guinness World Records por ser o atleta mais jovem do X Games.

Os pais de Gui são grandes incentivadores de sua paixão, e construíram o centro de treinamento chamado Greenbox, em Campo Largo, Paraná (região metropolitana de Curitiba). Durante o período de quarentena devido ao coronavírus, todas as escolas fecharam e Gui usou seu tempo livre para treinar e aperfeiçoar sua técnica. A disciplina e a coragem do garoto, juntamente com seu enorme talento, fizeram da sua paixão um grande sonho realizado: ele conseguiu executar uma manobra inédita e quase impossível, de três giros completos no vertical – manobra que é conhecida como 1080. Seu pai estava presente para filmar este momento incrível, e foi assim que Gui conquistou seu segundo recorde mundial, e se tornou o primeiro skatista a realizar a manobra 1080° no vertical, no dia primeiro de maio de 2020.

Agora, Gui não possui somente um ou dois, mas três títulos de recordes mundiais – o mais recente por ser o medalhista de ouro mais jovem dos X-Games (masculino).  As habilidades de Gui lhe renderam o prêmio do Skate Vert Best Trick aos 12 anos e 210 dias, nos X Games 2021, que aconteceu em Vista, Califórnia, EUA, em 16 de julho de 2021.

Quando não está andando de skate, Gui gosta de passar o tempo surfando, fazendo snowboard, wakeboard, jogando futebol e videogame.

Confira abaixo, a manobra 1080°, que rendeu ao Gui um dos recordes dentro do Guinness Book: