Campeão mundial de Surf recebe Scooby e estrelas do esporte para torneio inovador em piscina de ondas

Voltar

Campeão mundial de Surf recebe Scooby e estrelas do esporte para torneio inovador em piscina de ondas

Sob comando de Adriano de Souza, a estreia do Red Bull Pool Clash reuniu 40 atletas e jovens promessas na Praia da Grama, interior de São Paulo

Campeão mundial como embaixador, show de manobras, potenciais promessas do próximo ‘Brazilian Storm’, sistema de pontuação inovador e atletas olímpicos apaixonados pelo surf, como Paulo André, assistindo a tudo isso. Sob o comando do campeão Adriano de Souza, a Praia da Grama (SP) foi sede de um divertido e inédito conceito de evento para celebrar disputas em piscina de ondas artificiais, o Red Bull Pool Clash. Com a presença de 40 atletas e olhares dos big riders Pedro Scooby e Carlos Burle, Julia Santos e Marcos Corrêa, ambos de São Vicente (SP), elevaram o nível da competição e se sagraram os grandes destaques nesta primeira edição.

O Red Bull Pool Clash foi o primeiro campeonato de surf em piscina de ondas da marca no Brasil. “Foi muito bacana trazer uma inovação para surf, colocando atletas nessas condições de explorar a performance deles. Foi uma reunião, uma confraternização e muito feliz por ver que atletas de diferentes modalidades, como os de skate, puderam comparecer ao evento. Fico feliz que deu tudo certo, um dia ensolarado e altas ondas. Foi um sucesso, oportunidade única de surfar nessa piscina. Foi sensacional”, afirma Mineirinho.

Red Bull Pool Clash aconteceu na piscina de ondas da Praia da Grama, Itupeva (Crédito: Carmelo Seabra)

Divididos nas categorias feminina e masculina, 40 atletas tiveram a oportunidade de surfar na piscina de ondas e competir pelas melhores colocações. Diferentemente do ranqueamento específico por pontuação, os competidores encararam duas baterias livres e foram julgados por performance, técnica e outros atributos. Ao final, oito surfistas de cada categoria avançaram ao mata-mata. Na sequência, os duelos foram em MD5 (melhor de cinco): os dois surfistas de cada bateria encaravam ondas semelhantes, e os juízes avaliavam quem performou melhor como um todo. Ao fazer três pontos, o surfista avançava.

Premiação dos Campeões: Julia Souza e Marcos Corrêa (Crédito: Sebastian Rojas)

“Esse formato é totalmente diferente do que eu venho competindo no QS e no Brasileiro, e ainda surfar na piscina, onde a onda que é igual para todos, foi completamente diferente e foi sensacional. Nessa onda você consegue soltar seu surfe, fazer o seu melhor, e deu bom! Consegui soltar meu surfe, mesmo com muito frio, e consegui ganhar”, comenta o vencedor da categoria masculina, Marcos Corrêa.

“Foi muito incrível. Não consigo nem explicar com palavras, pois é uma sensação diferente. Essa onda é incrível, todas as meninas surfam muito bem. As manobras que eu decidi fazer foram mais no pocket da onda, mas sempre mandando manobras de borda, não de fundo”, diz a vencedora Julia Santos.

Pedro Scooby, Paulo André, Lucas Fink e estrelas também vão à piscina

Para celebrar o surf, o Red Bull Pool Clash ainda levou à Praia da Grama os big riders Carlos Burle e Pedro Scooby, o skimboarder Lucas Fink, atletas olímpicos apaixonados pela modalidade, como o velocista Paulo André e os skatistas Leticia Bufoni, Pedro Barros e Sandro Dias, além da apresentadora e modelo Isabella Fiorentino, o escalador Felipe Camargo e o rapper L7nnon. A maioria foi às águas em uma sessão livre para também fazerem parte do evento, curtirem a piscina de ondas, e se sentirem conectados à cultura do esporte.

“Esse evento é animal. Meu surf estava em câmera lenta no começo, mas deu para se divertir. Aqui é diversão. Foi maneiro prestigiar o evento, é a Disney do surf. É irada a evolução do esporte, ele está crescendo com mais estilos de surf diferentes. Tem de ver o esporte evoluir. O formato é incrível, tem de fazer algo diferente”, afirma Pedro Scooby, que voltou a surfar após 4 meses.

O Red Bull Pool Clash ainda contou com parceria de Transfero, C6 Bank, Australian Gold e FURIA. Confira, abaixo, os participantes.

Categoria feminina: Alexia Monteiro, Aurora Ribeiro, Ariane Gomes, Bibi Nogueira, Bruna Carderelli, Giovanna Donato, Jessica Bianca, Julia Duarte Martins, Julia Santos, Juliana dos Santos, Kayane, Kemily Sampaio, Larissa Dos Santos Acarcio Pereira, Luana Taniguchi, Luara Mandelli, Marina Resende, Monik Gean Santos De Freitas, Pâmella Mel, Sol Carrion e Yasmin Ferreira.

Categoria masculina: Armando Tenorio Lins Neto, Daniel Ferreira Matos, Edson Sanglard de Prá, Flavio Nakagima, Franklin Serpa, Gustavo Borges, Heitor Alves, Jan Pingo, Kainan Meira, Krystian Kymerson de Souza Carvalho, Luel Felipe, Luiz Mendes, Marcos Aurelio Corrêa Amaro, Murillo Coura, Noah Machado, Pablo Gabriel, Ricardo Saheli, Valdejakson Santos, Yage Araujo e Yuri Barros.

Feminino

Quartas de final:

Julia Santos x Giovana Donato

Larissa Santos x Julia Duarte

Luara Mandelli x Maria Eduarda

Kemily Sampaio x Yasmin Ferreira

Semifinal:

Julia Santos x Julia Duarte

Luara Mandelli x Kemily Sampaio

Final:

Julia Santos x Kemily Sampaio

Masculino

Quartas de final:

Marcos Corrêa x Flavio Nakagima

Yagê Araujo x Daniel Matos

Franklyn Serpa x Edson de Prá

Heitor Alves x Krystian Kymerson

Semifinal:

Marcos Corrêa x Daniel Matos

Franklyn Serpa x Krystian Kymerson

Final:

Marcos Corrêa x Franklyn Serpa