Filipe Toledo é tetracampeão em Saquarema

Voltar

Filipe Toledo é tetracampeão em Saquarema

Com show de surf, o atleta leva seu 2º troféu da temporada e se isola na liderança do ranking da WSL

Rei do Rio! Nesta terça-feira (28), o atual líder do ranking mundial, Filipe Toledo, venceu pela quarta vez a etapa do circuito mundial de surf disputada no Brasil. Com direito a uma nota 10 unânime e uma atuação dominante, o surfista não deu chance para o também brasileiro e estreante na tour, Samuel Pupo.

Essa foi a 12º etapa vencida pelo brasileiro em sua brilhante carreira no surf, sendo quatro delas conquistadas nas praias do Rio Janeiro; o que lhe rendeu a coroa de “Rei do Rio” dada carinhosamente pela torcida. Com atuações de tirar o fôlego, desde o início do evento, Filipe ainda deixou o “melhor” para o final da competição. Ao realizar um aéreo perfeito, o brasileiro conseguiu a desejada nota 10 do júri, algo muito raro de acontecer na WSL. Nesta temporada, apenas 3 atletas conseguiram o feito: o brasileiro Caio Ibelli, também em Saquarema; e o americano Griffin Colapinto, na etapa de Peniche, em Portugal.

Após conseguir a nota máxima, Filipe ainda pegou ótimas ondas, dando rasgadas, pegando tubos e totalizando um somatório de 18.67 (10.00 + 8.67 como suas melhores notas), contra 10.33 de Samuel Pupo (8.00 + 2.33). Uma atuação avassaladora que coroou a belíssima campanha do surfista durante o campeonato.

SAQUAREMA, RIO DE JANEIRO, BRAZIL – JUNE 28: Filipe Toledo of Brazil surfs in the Final at the Oi Rio Pro on June 28, 2022 at Saquarema, Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Daniel Smorigo/World Surf League)

Primeiramente, antes de qualquer coisa, eu queria agradecer a Deus por tudo o que ele tem feito na minha vida, na vida da minha família, por ter me levado até aqui. Sem ele eu não conseguiria. Tudo o que vem na minha vida agora é lucro. Depois desse momento difícil que todo mundo passou, muita gente foi afetada, estar aqui hoje reunido com vocês, com essa energia, não tem preço. Esse título fica no Brasil. Queria parabenizar o Samuel, Yago, Ítalo, todos os brasileiros que fizeram as semifinais, quartas de final. Nós mostramos para eles com classe quem manda aqui”, declarou o surfista em seu discurso no pódio.

Com a vitória, além de ter se isolado na liderança da WSL, abrindo 10 mil pontos de vantagem do segundo colocado Jack Robinson (AUS), Filipinho também garantiu a sua vaga nas finais da WSL, que acontecem em setembro, em Trestles (CA), na qual os cinco melhores surfistas da temporada irão disputar o tão sonhado título mundial.

Confira a onda que rendeu a nota 10 unânime para Filipe: