Free Free lança projeto para jovens líderes na Harvard

Voltar

Free Free lança projeto para jovens líderes na Harvard

Free Free Club começará nos Estados Unidos, com planos de expansão para diversos países

O Free Free, plataforma e organização descentralizada que trabalha pela liberdade física, emocional e financeira de mulheres através de iniciativas que aceleram a equidade de gênero, a inclusão e a transformação social, acaba de dar início às atividades do mês da mulher com o lançamento do Free Free Club. O novo programa foi desenvolvido exclusivamente para estudantes, com o intuito de conscientizar jovens sobre questões relacionadas à autoestima, carreira, liberdade financeira, saúde emocional, o mito da mulher perfeita, a importância da união feminina e como identificar situações abusivas. Inicialmente, o Club estará presente na Harvard University, em Massachusetts, nos Estados Unidos, com previsão de chegar no segundo semestre em Portugal, Brasil e outros países.

As alunas interessadas em participar devem fazer sua inscrição e frequentar os encontros que abordarão a liberdade física, emocional e financeira em todas as suas vertentes. O Club será um lugar para que as mulheres compartilhem suas experiências, façam perguntas e busquem conselhos, apoiando umas às outras. A iniciativa acontecerá ao longo de todo o semestre para que as jovens desenvolvam projetos que possam contribuir para a vida de outras mulheres. A ideia é que além de aprender, elas tenham ferramentas para se tornarem líderes nas suas comunidades e levem o conhecimento adiante. Ao final do período, os projetos irão concorrer para ter o apoio do Free Free.

“O Free Free Club é uma nova frente muito importante para nós. Já tínhamos realizado algumas ações pontuais com jovens, mas agora conseguimos estruturar e lançar um programa maior, pensando a longo prazo. Durante os nossos quatro anos de atuação, entendemos a necessidade de conscientizar e precaver as meninas o mais cedo possível. Queremos que essas jovens aprendam, cresçam juntas e virem líderes de outros Clubs. Se conseguirmos apoiá-las mais cedo, consequentemente ajudaremos a reduzir danos no futuro”, explica Yasmine McDougall Sterea, fundadora e CEO do Free Free.

O projeto foi criado com o objetivo de chegar a diversos territórios e não será restrito apenas a universidades. Logo após o início nos Estados Unidos, o Club entrará em uma escola de Portugal, e em seguida no Brasil. Toda a concepção foi realizada pela fundadora e CEO do Free Free, Yasmine, com o apoio da Dra. Joan Johnson-freese, professora da Harvard University e integrante do Conselho Consultivo do Free Free, em parceria com o Harvard Center for African Studies e o Harvard College Women ‘s Center.

O programa faz parte do plano de expansão da instituição, que teve início há cerca de um ano. “Desde que atravessamos as fronteiras já fizemos projetos em Ibiza e em Portugal com a Casa da Misericórdia. Nossa operação internacional também pretende ir para Londres, Itália e seguindo para países da África e Oriente Médio. Com o Free Free Club temos a mesma perspectiva, de atuar em diversos países, trabalhando com organizações e cidadãos locais, fornecendo nossos recursos e experiência para nos adaptarmos à cultura local”, comenta Yasmine.

Iniciativas como o Free Free Club são essenciais tendo em vista o aumento de casos de violência contra a mulher e transtornos mentais dos últimos anos. Segundo o IBGE, no Brasil 27% das adolescentes possuem depressão, enquanto nos Estados Unidos, segundo o National Institute of Mental Health, 20% das meninas possuem o transtorno e 30% têm ansiedade. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, em 2020 foram registrados no Brasil, em média, 536 casos de violência contra a mulher por hora. Esse número alarmante demonstra a gravidade do problema e a necessidade urgente de políticas públicas que promovam a proteção e os direitos.