21 de março: O Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Voltar

21 de março: O Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

O Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é comemorado em 21 de março. A data foi criada em memória das vítimas que sofreram no Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, na África do Sul, em 1960. A celebração foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), decretada em 1966, como obra para preservar a memória das 69 vítimas que morreram e centenas de pessoas que ficaram feridas no protesto contra a Lei do Passe. 

A Lei exigia que pessoas negras andassem portando uma caderneta que informava os lugares que poderiam habitar e frequentar, e a partir de tal revolta, o protesto foi iniciado. Houve a participação de cerca de 20 mil pessoas aglomeradas, com duração de um dia inteiro de manifestação, ocorrida em frente à delegacia de Shaperville.

Devido ao número alto de pessoas, os policiais não conseguiram controlar a multidão e desta forma partiram para ataques com armamentos de fogo, que se alastraram e deixaram um marco amargo na história. Na época, o país era conduzido pelo sistema Apartheid, que logo após toda trajetória de protesto, ficou marcado como um alerta à população por ser um sistema opressor, e as crueldades a que eram submetidos os negros sul-africanos. 

O caso teve repercussão mundialmente e a partir deste ato, passou a existir mudanças de posicionamentos influentes dentro do país. Dentre o ocorrido, a caderneta foi extinta oficialmente apenas em 1986 e teve sua substituição pela atual carteira de identidade. No período dos anos 60 até 86, os negros podiam procurar emprego sem a utilização do passe, havendo uma mobilidade maior sendo permitida pelo sistema e por policiais.

Até os dias de hoje, o dia 21 de março representa fortemente o mover contra o racismo e a preservação de uma luta essencial para direito dos negros. No Brasil, inclusive, a data foi celebrada pelo Senado, em sessão especial nesta segunda (20), por iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS)l.