Caito Maia

Voltar

Caito Maia

Com uma excelente visão de negócios e empreendedorismo, Caito Maia, um dos maiores e mais influentes empresários do Brasil, é o fundador da Chilli Beans, maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, da Ótica Chilli Beans e apresentador do “Se Parar O Sangue Esfria”, na 89FM.

Nascido em Cotia, SP, iniciou sua trajetória em um ambiente diferente do que está hoje. Apaixonado por música, aos 18 anos, decidiu se mudar para os Estados Unidos para estudar na Berklee College Of Music, em Boston. Nessa época, estava à frente de uma banda chamada “Las Ticas Tienen Fuego”.

Fascinado pelos óculos escuros americanos e utilizando seu instinto empresarial aguçado, Caito financiou seus estudos com a renda que obtinha dos óculos que trazia dos Estados Unidos para seus amigos do Brasil. Foi assim que passou a mergulhar no universo dos óculos escuros e se apaixonar por eles.

Oito anos depois, em 1997, com o aumento crescente da demanda de pedidos por óculos, decidiu investir em sua própria marca e inaugurar a primeira loja da Chilli Beans, na Galeria Ouro Fino, em SP, revolucionando o segmento de óculos no país ao trazer para o varejo ótico o conceito de self-service. Nessa época, Caito já abraçava a diversidade entre seus colaboradores e desenvolvia um modelo de negócio que priorizava a experiência do consumidor, ao gerar o contato direto do cliente com o produto e ao produzir 44 coleções limitadas por ano, com parcerias baseadas nos pilares de moda, música, arte e geek.

Presente em mais de 17 países e com um market share de 17,4% no segmento de óculos escuros no Brasil, decidiu embarcar em uma nova aventura: a Ótica Chilli Beans, um novo conceito de loja focado em soluções de ótica. Inspirada em uma barbearia cubana do século XX, sua primeira unidade foi inaugurada em 2019 no Shopping Cidade São Paulo e, hoje, é a terceira maior rede do Brasil, com mais de 250 lojas abertas.

Para Caito, um de seus papeis enquanto empresário é assumir o compromisso sobre impactos ambientais. Dessa maneira, há quatro anos, passou a investir em pesquisas para desenvolver materiais sustentáveis para os óculos. O resultado foi a coleção ECO, com produtos feitos com resíduos plásticos recolhidos do oceano, que se tornou parte do portfólio perene da marca, podendo ser encontrada em qualquer época do ano. Além disso, desenvolveu a Eco Chilli, um novo formato de loja, com construção modular, que utiliza energia solar e é produzida 100% com plástico reciclado.

Fora do ambiente corporativo, Caito é reconhecido por ser um verdadeiro showman. De 2017 a 2022, integrou o elenco do reality show Shark Tank Brasil, na Sony Channel, sendo conhecido como o “tubarão” mais carismático que o programa já recebeu. Além disso, o “rockstar dos negócios” está à frente do programa Se Parar O Sangue Esfria, na 89FM, onde recebe empresários para conversar sobre seus negócios.

Links:

https://www.instagram.com/caitomaiaoficial/

https://www.instagram.com/chillibeansoficial/

https://www.instagram.com/oticachillibeans/

https://loja.chillibeans.com.br/