Ananda Marçal

Voltar

Biografia

De voz potente e com um sonho que vem desde menina, a cantora Ananda Marçal  desponta como nova promessa do cenário pop brasileiro. A paixão pela música é uma  herança da família antiga a que ela se dedica profissionalmente desde o ano passado.  Suas composições trazem assuntos como o empoderamento feminino, a liberdade de  corpos, a luta antirracista e o machismo estrutural. 

Criada em Muqui, interior do Espírito Santo, Ananda morou na cidade de pouco mais  de 15 mil habitantes até os 10 anos de idade. Atualmente ela vive na Califórnia, nos  Estados Unidos, junto com o marido, o surfista vice-campeão mundial Filipe Toledo,  e os dois filhos do casal, Mahina e Koa, de 5 e 3 anos, respectivamente. 

Uma lembrança carinhosa que Ananda tem da música vem de seus 5 anos de idade. 

Ela fugia de casa para o restaurante do tio, onde tinha música ao vivo e não eram  poucas as vezes que os pais a encontraram no palco com o microfone na mão  cantando “Wherever You Will Go”, do The Calling. 

O amor dos pais de Ananda pela música foi outro fator crucial na formação dela. Até  hoje o pai da cantora adora mostrar referências para que ela use no próprio trabalho.  Foi ele também o responsável pelo leque de gêneros musicais que ela traz como  bagagem. 

Apesar da paixão ser antiga, foi só recentemente que a cantora decidiu seguir a  carreira. Em 2020 ela começou a postar covers em seu Instagram e logo chegou a mensagem de Fernando De Gino, da Midas Music, oferecendo uma oportunidade  para trabalhar como artista da gravadora. Ele é atualmente o produtor de Ananda. 

Em 2021, ela lançou seus primeiros trabalhos. As músicas “Vontade De Mim” e  “Cancela”, sucessos nas plataformas de música. Em setembro, ela lançou o single,  “Seu Lugar”, que é um desabafo sobre como é ser mulher em um mundo tão machista,  mostrando que seu lugar é onde você quer estar. Como uma capixaba fiel às suas  raízes, a cantora e compositora fez questão de que toda a equipe do vídeo fosse do  seu estado. Em novembro, a cantora repaginou “Seu Lugar” lançando um remix, feito  pelo grupo DropDown.  

Para encerrar o grande ano, “Te Pegar” chegou nas plataformas de streaming.  Contando com a parceria do rapper NOG – e sendo o primeiro feat de Ananda -, o  clipe foi recheado de influências e referências a divas pop dos anos 2000 em sua  estética e looks. 

As referências sonoras e estéticas da cantora e compositora são diversas. Ela quer  imprimir nas suas músicas a essência da cultura brasileira junto com o beat pop norte americano.  

Algumas de suas referências são: Beyoncé, Ariana Grande, REM, Iza, Giulia Be, entre  outros. Focada no Brasil nesses primeiros passos da carreira, a cantora sonha em  estrelar o palco do Rock in Rio e arrastar multidões pelas ruas em cima de um trio  elétrico no carnaval.  

Com objetivos traçados, trabalhos entregues com alta qualidade e o amor pela música  sempre falando alto, Ananda Marçal está mais do que pronta para encantar.