As Baias

Voltar

Biografia

 

Criada em 2014 e com primeiro álbum lançado em 2015, “As Baías” é uma banda brasileira formada pelas cantoras e compositoras Assucena Assucena, Raquel Virgínia e pelo cantor, compositor, e produtor Rafael Acerbi. A banda, que começou com influências do Tropicalismo, mas que sempre carregou em sua história a liberdade de ideia em suas criações musicais, estreia uma nova era cheia de grandes novidades, que incluem: mudança de nome – trio passa a se chamar “As Baías”, como muitos já a referenciam – e um som com mais referências ao pop.

Esse novo momento da carreira aconteceu porque os três integrantes acompanharam, com o passar dos anos, as inovações e criações vindas da indústria da música e gostaram do que viram. Com essa efervescência no cenário, o trio enxergou que agora seria o momento ideal para trazer isso ao público.

“Sinto que essa nova era está revoando a banda mais uma vez e gostamos muito de inovar. Eu sinto que é uma nova era de grandes acontecimentos na nossa carreira”, disse Raquel Virginia.

“Mesmo com 5 anos de carreira e 4 discos lançados, esse é um caminho de muito frescor, estamos abrindo portas para um novo lugar”, disse Rafael Acerbi.

“Eu gosto desse clichê: as vezes é preciso mudar para continuar sendo o mesmo, mudamos de novo”, comentou Assucena Assucena.

Atualmente a banda possuí três álbuns de carreira, o primeiro, lançado em 2015, “Mulher”; que conta com 13 músicas. Já o segundo foi divulgado em 2017 e se chama “Bixa”. Ambos foram lançados de forma independente, marcados pela diversidade de gêneros e ritmos. Em 2019, foi a vez de “Tarantula”, já com a Universal Music. O último lançamento do trio foi o EP “Enquanto Estamos Distantes”, feito no período de quarentena e trazendo consigo mensagens sobre paz, amor e esperança. Esse trabalho já indiciava o novo momento da banda, com influências pops em algumas composições, como “Nosso Apartamento”.

O grupo se destaca com indicação ao Grammy Latino de 2019, na categoria melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa” pelo álbum Tarântula. E tem ainda em seu currículo dois troféus conquistados no 29º Prêmio da Música Brasileira, nas categorias “Melhor Grupo de Canção Popular” e “Melhor Disco de Canção Popular”, pelo álbum Bixa (2017).

Nos três últimos três carnavais de São Paulo, a banda conduziu o trio elétrico do bloco Love Fest, que arrastou milhares de foliões pelo centro da cidade. Em 2020, foi a primeira vez do grupo se apresentando com o novo projeto “As Baías Big band” composta por 10 mulheres com o trio.

“As Baías Big Band”, que possui uma vertente mais pop. A criação deste novo projeto possui um novo set list totalmente diversificado e que conta com singles de cantores como, Ludmilla, Pabllo Vittar, Anitta, Ivete Sangalo, Daniela Mercury entre outros artistas pops. Só no carnaval, a big band arrastou uma multidão na Avenida Tiradentes, em São Paulo. Este é só o início desta nova fase do grupo, que deve lançar álbum totalmente inovador ainda este ano.

A banda participou, ainda, de importantes festivais, como a 24ª Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio de Janeiro (2019), Virada Sustentável do Rio de Janeiro (2019); Milk Shake Festival (São Paulo, 2018), Mimo Festival (Paraty, 2017), Festival Bananada (Goiânia, 2018), Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade (São Paulo, 2016) e a Virada Cultural de São Paulo, da qual participa anualmente desde 2016. Em 2017, subiu ao palco do Festival Combina MPB, em Salvador, ao lado de Daniela Mercury, para participar do show de Johnny Hooker. Com a cantora baiana Daniela Mercury, gravou também a canção “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque de Holanda, para o programa Clube Versão, da HBO Latin America. Em 2019, Assucena Assucena e Raquel Virgínia destacaram-se como apresentadoras do ABZ da Música, programa de entrevistas transmitido pelo canal Music Box Brasil.

Agora em setembro será a vez do lançamento do projeto audiovisual “Respire & Coragem”, que divulgará dois lançamentos: 1 de “Respire” em feat com Rincon Sapiência e 1 de “Coragem” em parceria com MC Rebecca. Este é apenas o começo de grandes novidades desse poderoso trio.