Chameleo

Voltar

Bibiografia

Leonardo Fabbri, conhecido pelo nome artístico de Chameleo, é um jovem cantor de 26 anos, nascido em Curitiba, e uma das grandes apostas do cenário indie pop no Brasil. Apaixonado pelo excêntrico, pelo conceitual e pelo criativo, Chameleo escolheu essa nomeação por referências ao “camaleão” (tanto que a pronúncia de seu nome é a mesma que “camaleão” em inglês), que possui um enorme significado de mudança e transformação. O cantor é uma eterna metamorfose, sempre pronto para novas descobertas, permitindo-se ao novo, ao desconhecido.

Morando em São Paulo há cerca de um ano e meio, descobriu seus talentos para a arte logo cedo. Tudo começou no curso de teatro quando tinha apenas 7 anos. Aprendeu a tocar guitarra para um personagem e nunca mais parou. Ao todo, são mais de 20 peças e prêmios.

Formado em produção sonora pela UCLA (University of California), em Los Angeles, Estados Unidos, Chameleo passou dois anos estudando por lá, aperfeiçoando seus conhecimentos. A experiência no exterior trouxe além da música, um know how extenso em moda e fotografia, dois quesitos que trazem forte diferencial atualmente no trabalho do cantor e molduram uma estética muito definida.

Chamaleo possui 4 anos de carreira e é um artista independente. Suas principais influências foram artistas como: Os Mutantes, Pink Floyd, Elvis Presley, e diversos cantores dos anos 50. Atualmente é inspirado por nomes mais pops como: Rosalía, SZA, Pabllo Vittar, Billie Eilish, entre outros. Seu primeiro single, “Better Land”, foi lançado em 2017, 1 ano depois de voltar de sua temporada nos Estados Unidos. Já em 2019, lançou o ep “ utopiaTABOO”, com 7 músicas, que trouxe para debate a fragilidade humana livre, sem julgamentos e pré conceitos. Fala-se sobre lugares dentro da nossa mente, polos que representam onde queremos chegar e o que nos prende de alcançar tal ideal”.

Nessa coletânea, destaques para “Carne”, onde clipe é como uma alegoria para falar da morte e “Colorblind”, com gravações na Índia, mostram uma redescoberta de Chameleo, uma viagem para si mesmo, trazendo seu olhar ao país, um olhar único dele, singular. Através de uma metáfora íntima, uma vez que Chameleo é daltônico, ele quis mostrar como, no seu caminho, enxergamos coisas que talvez não fossem como de fato são.

O single Limbo foi feito durante a químio e fala sobre chegar ao fundo poço emocional, um pop melódico.

Mind Games, já é um mergulho em uma sonoridade mais dançante e mais sexy. A transição do lado mais “dark” para esse universo mais pop. Um trip hop bem fluido. A letra fala sobre jogos mentais de uma relação abusiva.

As canções do curitibano são marcadas por um pop indie, com o rock e o eletrônico também presentes. As letras autorais falam de autodescobertas, relações, sentimentos e experiências vividas. É 100% Chameleo. Sua trajetória de recuperação, luta e amadurecimento são pontos altos nas composições, sempre densas, reflexivas, contemporâneas e sem regras formais de composição. Elas cumprem o principal papel que a arte possui: tirar da zona comum, do lugar
de conforto e provocar sentimentos, sensações e pensamentos. A arte como modificadora, muito além do entretenimento puro e simples.

Tais características vêm da superação de um câncer que Chameleo teve há 2 anos. Mesmo vivendo um momento tão delicado, ele não parou por nenhum momento e continuou suas produções musicais. Sempre com pensamento positivo, 4 meses depois da quimioterapia, estava curado.

“Quero trazer com minha música mensagens reais e quero inspirar as pessoas a lutar. Por mais que o cenário ou contexto sejam difíceis, conseguiremos enfrentar e sair mais fortes. Faço minha arte para promover mudanças, seja de pensamentos, de sentimentos ou até de uma sensação simples”, diz o cantor.

Homossexual, o cantor vê na música uma forma de quebrar preconceitos e trazer debates sobre sexualidade, gênero e direitos iguais.

Para os próximos lançamentos, ele trará mais características e nuances pops incorporadas nas letras e em seus clipes. Seu objetivo é mostrar uma nova sonoridade, própria.

Importante pontuar que Chameleo é apaixonado pelo universo artístico e trabalha há cerca de 2 anos com produção de moda. Não é à toa que seus clipes trazem uma identidade refinada, cool e muito particular.

Chameleo é uma grande aposta no cenário musical, com músicas reflexivas, carregadas de mensagens importantes e atuais.