Claudia Leitte

Voltar

Biografia

Claudia Leitte é cantora, compositora e empresária. Cresceu em Salvador (BA), onde nasceu sua paixão pela música ainda aos 3 anos de idade, quando cantou publicamente a música “Emília, a Boneca da Gente”. De lá para cá, Claudia lançou diversos projetos, foi indicada a muitos prêmios e é hoje considerada uma das principais cantoras do Brasil.

Na adolescência fez sua estreia nos palcos como backing vocal do cantor Nando Borges e depois integrou a Banda Violeta. Até que, em 2001, Claudia se tornou a vocalista do Babado Novo, que a fez ter visibilidade nacional ao lançar vários hits.

Em 2008, Claudia iniciou sua carreira solo com o álbum “Claudia Leitte Ao Vivo em Copacabana”, que foi gravado ao vivo na praia de Copacabana (RJ) e reuniu mais de um milhão de pessoas. O álbum recebeu discos de ouro e platina triplo, além de apresentar novos hits da cantora, como “Exttravasa”, “Beijar Na Boca” e “Pássaros”.

Em 2010 lançou o álbum “As Máscaras”, que a fez ser indicada na categoria de “Melhor Álbum Pop Contemporâneo” no Grammy Latino. No ano seguinte, em 2011, a cantora fez uma performance de “Locomotion Batucada”, televisionada para duas bilhões de pessoas em 190 países durante a final do concurso Miss Universo. No ano de 2012, Claudia lança o álbum “Negalora – Íntimo”.

Já em 2014, o ano começa com mais um sucesso de vendas em seus Blocos do Carnaval de Salvador, que trouxe a Zumba Fitness, da qual é embaixadora no Brasil, como tema. Seu projeto seguinte homenageou suas raízes do axé music com o DVD “Axemusic”, gravado na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), que trouxe hits como “Claudinha Bagunceira”, “Tarraxinha” e “Amor Toda Hora”.

No mesmo ano recebeu convite para ser jurada da atração The Voice Brasil, na Rede Globo, onde permanece nos rodízios da emissora há dez temporadas do programa.

Ainda em 2014, lançou o EP “Sette” e se apresentou na grandiosa abertura da Copa do Mundo FIFA realizada no Brasil, com a música “We Are One” cantada ao lado de Pitbull, Jennifer Lopez. A faixa é a canção oficial da Copa do Mundo daquele ano, e entoada pela representante brasileira, a fez ganhar destaque na imprensa internacional.

Em 2015, Claudia lançou os primeiros singles internacionais: “Signs”, “Shiver Down My Spine” – que integrou a trilha do filme “S.O.S. Mulheres ao Mar II” – e “Corazón”, com a participação do rapper porto-riquenho Daddy Yankee. No mesmo ano o site da MTV dos Estados Unidos, elencou 19 motivos que fazem de Claudia Leitte uma popstar em potencial global.

No verão de 2017, a cantora lançou “Taquitá”, que a fez vencer ainda mais prêmios e elogios da crítica. Em fevereiro do mesmo ano, Claudia levou toda sua energia ao novíssimo Bloco Blow Out e ao já tradicional Bloco Largadinho, no Carnaval de Salvador. “Baldin de Gelo” foi o single seguinte, que em artigo da Billboard americana a fez ser apontada como uma das grandes apostas da música latina. Depois veio o hit “Lacradora”, ao lado da dupla Maiara & Maraisa.

No começo de 2018, Claudia lançou os singles “Carnaval”, parceria com o rapper Pitbull, “Então vem cá”, ao lado de Mano Walter, e “Balancinho”. Além disso, Claudia também passou a integrar o elenco de técnicos do The Voice Kids Brasil, na TV Globo.

Em 2019, a cantora fez uma parceria inédita com o rapper Hungria Hip Hop no single e clipe de “Saudade”. Em fevereiro, anunciou sua terceira gravidez: pela primeira vez, uma menina a caminho. E nesse clima, de muita felicidade e amor, ela deu start ao Carnaval, com a temática “Coração da Amazônia”. Depois, emendou lançamentos. “Um milhão de vezes”, uma homenagem especial ao Dia das Mães, e “Matutinha”, parceria com Mano Walter. Em julho, divulgou o single “Saudade de você”, que contou com a parceria da banda baiana Filhos de Jorge. 

Após o nascimento de Bela, Claudia Leitte anunciou seu novo projeto, “Bandera”, que chegou com tudo através da música com mesmo nome, em parceria com a Zumba. Com atmosfera policromática e cheia de esperança, “Bandera” fala de união de povos, coragem, luta, sonhos e a busca pelo melhor que possa ser feito. “O que te move?”, é a questão central. Na sequência, a artista lançou a primeira parte de seu álbum, “Bandera Move”, e também a “Bandera Move Tour”.

Em 2020, o single “Perigosinha” se tornou hit instantâneo e uma das músicas mais tocadas no Brasil durante o Carnaval. E não parou por aí! Claudia lançou a parte final de seu álbum, intitulado “Bandera Move P. II”, com o lead single “Rebolada Bruta”, parceria com MC Zaac. Uma verdadeira mistura de ritmos.

Em meio ao isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19, Claudia Leitte promoveu uma live especial em seu canal oficial no Youtube com o título “Live Saudade”, que atraiu mais de 1 milhão de visualizações em 24 horas. Com a chegada de seus 40 anos, a cantora realizou no dia de seu aniversário, 10 de julho, sua segunda live, intitulada “40ando na Quarentena”.

Ainda em 2020, Claudia Leitte lançou os singles, “Desembaça”, e “Rodou”, este segundo contou com a colaboração de Wesley Safadão, e ganhou um clipe com alta tecnologia, sendo o primeiro inteiramente em 4D. 

Em dezembro, veio o lançamento de seu EP “Sol a Sol”. Como o próprio nome já diz, irradia em seu conceito o calor e luminosidade que o verão sempre traz consigo. Com cinco canções que englobam também duas faixas já apresentadas ao público como esquenta para esse lançamento – “Desembaça” e “Rodou” (feat com Wesley Safadão) -, “Sol a Sol” traz ainda duas músicas inéditas: “Mulherão” lead single do EP e “Afrontosa” que conta com a colaboração do cantor Dadá Boladão. Para finalizar, uma surpresa: o hit “Desembaça (Vete de Mi Vida)” cantada por Claudia em uma versão inédita em espanhol.

Dessa forma, através das sensações trazidas pela sonoridade de cada faixa, Claudia nos remete ao verão e através do título apresenta a mensagem de que o sol há de nascer outra vez, trazendo esperança e lembrando que, por mais que sejam tempos difíceis, precisamos manter essa energia para nos mantermos positivos. De sol a sol.

Como se não bastasse arrastar multidões Brasil afora, Claudia Leitte, que já gerencia sua carreira e teve produtos licenciados com seu nome em diferentes áreas, se tornou sócia da empresa de bens de consumo Vênus, sociedade com Tarek Farahat, executivo com mais de 30 anos de experiência.

Depois de “Sol a Sol”, Claudia Leitte lança em parceria com Natiruts a música “Agradece”, em maio de 2021. A música, escrita por Claudia Leitte, Breno Casagrande e Cabrera, conta com uma letra reflexiva, que busca levar uma mensagem de paz, amor e energia positiva para o público.

Em julho do mesmo ano, Claudia Leitte trouxe o single “Samba Lento”, com Joey Montana. Com letra de Gusta, que já teve uma versão com a banda DH8, a música traz um ritmo dançante, carregada de batidas latinas e foi pensada especialmente para o mercado brasileiro.

Seu último lançamento “Eu dou tchau” é uma produção de Claudia Leitte, Luciano Pinto e Rafinha RSQ, perfeita para festejar, com sonoridade única tendo a utilização de um barítono, ato incomum para esse tipo de composição.  “Eu Dou Tchau” é o último projeto de Claudia antes de 2022, que será o ano de comemoração dos 20 anos de carreira, e que promete ter diversas surpresas. 

Ciente de seu papel de cidadã e do alcance de sua voz, Claudia é engajada em diversas causas sociais e filantrópicas, como “Beleza Escondida”, “Free Free” e possui parcerias com organizações como o Instituto Neymar, Amigos do Bem, GAAC Salvador e Olga Kos.

No mais, Claudia, é casada com Marcio Pedreira desde 2007, com quem possui três filhos: Davi, Rafael e Bela.