Gaby Amarantos

Voltar

Biografia

Gaby Amarantos é uma das maiores cantoras de nosso país. Nascida no bairro de Jurunas, na periferia de Belém, a artista foi uma das responsáveis pelo surgimento e difusão do tecnobrega, ritmo que virou febre na Região Norte do Brasil.

Seu primeiro álbum profissional solo foi lançado em 2012, intitulado “Treme”. O trabalho contou com produção de importantes nomes como Carlos Eduardo Miranda e Felix Robatto e trouxe a essência da cultura do Pará, passando por ritmos como Carimbó, Guitarrada e Tecnobrega. Seu primeiro single de grande sucesso, “Ex Mai Love”, ganhou grande repercussão nacional e foi escolhido como tema de abertura da novela Cheias de Charme, da Rede Globo.

O talento de Gaby ao longo dos anos foi cada vez mais visto e prestigiado com diversas indicações e prêmios da música, tais como Grammy Latino, MTV Video Music Brasil, onde venceu as categorias de ‘Artista Feminina’ e ‘Artista do Ano’; Prêmio Multishow, onde venceu na categoria de ‘Novo Hit’; troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte, quando foi escolhida a ‘Melhor Cantora’; Melhores do Ano, entre outros. Em 2019, venceu também o prêmio MTV MIAW, na categoria ‘Melhor Feat’, com a música “Corpo Fechado”, em parceria com Johnny Hooker, e em 2021, venceu o prêmio Music Video Festival, com o clipe Vênus Em Escorpião, na categoria de ‘Melhor Figurino’.

Entre seus últimos lançamentos, sucessos nas plataformas de stream e muito elogiados pela mídia especializada e pelo público, estão: “Xanalá”, single cujo objetivo é exaltar a força, empoderamento e liberdade feminina e que conta com feat de Duda Beat. “Vênus em Escorpião”, com feat de Ney Matogrosso e Urias, fala da intensidade amorosa em meio ao caos e, ao mesmo tempo, aborda as agressões que o meio ambiente vem sofrendo. Por fim, a potente “Tchau”, traz colaboração do cantor e produtor Jaloo e foi lançada em fevereiro deste ano. No single, Gaby Amarantos aborda as relações tóxicas. A ideia é trazer para a discussão as relações abusivas, não só afetivas, e dar coragem para as pessoas saírem dessa situação.

Além do sucesso como cantora e compositora, a paraense foi anunciada recentemente como uma das técnicas da nova temporada do programa “The Voice Kids”, na TV Globo, além também de ser uma das apresentadoras do Saia Justa, do GNT.

Empoderada e ciente de seu papel social, Gaby é uma grande defensora e representante da cultura amazônica, exaltando sempre todo valor da região. Ela também está engajada em pautas sociais, como por exemplo, na luta antirracista, trabalhando com a ONU na iniciativa “Vidas Negras Importam”, além da defesa pela comunidade LGBTQIA+ e pelos direitos igualitários para as mulheres.

Em breve, após mais de dez anos do lançamento do primeiro álbum, Gaby Amarantos irá apresentar ao público um novo trabalho que contará com um clipe inédito gravado em Belém.