Ivan Baron

Voltar

Biografia

Representatividade é uma palavra norteadora na vida de Ivan Baron, também conhecido como ‘O Influenciador da Inclusão’. Sua habilidade em seu comunicar, sua fala potente e seus vídeos dinâmicos, faz dele um produtor de conteúdo que se destaca cada vez mais quando o assunto é inclusão, integração social e pertencimento. Diante de momentos em que o preconceito na sociedade é visto com frequência, sobre tudo com pessoas reproduzindo falas opressoras e com ausência de conhecimento, Ivan é a voz relevante a ser escutada.

Filho primogênito, com apenas três anos de idade, Ivan foi acometido por uma grave infecção alimentar, a Meningite Viral, que deixou consequências: a paralisia cerebral. Que também ocasionou deficiência física e mobilidade reduzida. A condição não o limitou. Ivan teve uma infância feliz, apesar dos dias lotados de compromisso, com a terapia intensiva que tomava conta de sua rotina. O que não foi empecilho para que o jovem conectado às novas tecnologias, descolado e criativo, focasse nos estudos.

Ivan cursou o ensino médio em escola pública, época extremamente importante para o Potiguar desenvolver grandes amizades e viver momentos inesquecíveis, como participar dos jogos internos da escola, segurando a Tocha Olímpica. E, assim que concluiu o ensino médio, ingressou na faculdade de Nutrição, mas logo notou que a sua praia era outra. Hoje, Ivan está no último ano da faculdade de Pedagogia, para fazer o que realmente toca o seu coração: educar e aprender.

E, desde 2018, começou a publicar no Instagram alguns registros acerca do cotidiano, de maneira despretensiosa. Até que decidiu preencher a lacuna de abordar assuntos sobre as pessoas com deficiência através de um conteúdo consistente e informativo, com um lado descontraído. Hoje, aos 23 anos, o influenciador soma mais de 400 mil seguidores em suas redes sociais, levando sua voz para todo o Brasil.

Ivan aborda temas como o capacitismo – termo utilizado para descrever a discriminação, opressão e abuso oriundos da noção de que as pessoas com deficiência são inferiores às pessoas sem deficiência. Com o objetivo de desconstruir preconceitos, Ivan usa as próprias experiências para enaltecer a representatividade e compartilhar conhecimento.

A chave do sucesso dos vídeos divertidos de Ivan está na proposta inclusiva, com vídeos legendados e janela de libras. Ivan tem também o seu próprio e-book sobre capacitismo, e, diariamente compartilha com os seus seguidores sua rotina e vivência de forma divertida e educativa, quebrando a barreira do preconceito e capacitismo.

Hoje, além do sucesso nas redes sociais, já palestrou em diversas escolas e também no Museu de Arte Moderna de São Paulo. E por onde passa, deixa uma mensagem para outras pessoas com deficiência que continuam na busca de conquistar os seus espaços. O objetivo do influencer da inclusão é desconstruir a imagem estigmatizada que as pessoas têm de alguém com deficiência, mostrar que todos são sujeitos de possibilidades e que podem ser, falar, gostar e viver do jeito que quiserem.