Matuê

Voltar

Biografia

 

Matheus Brasileiro Aguiar, mais conhecido como Matuê, nasceu em Fortaleza e durante a sua infância morou durante quatro anos em Oakland, na Califórnia, Estados Unidos. Desde muito jovem foi cercado por referências e inspirações do mundo rap, principalmente pela influência do estilo musical na região que morava no exterior. Junto a sua paixão pela música e a vontade de começar uma carreira musical, Matuê começou a produzir suas próprias faixas inspiradas no estilo reggae e rap.

Em 2016, Matuê lançou seu primeiro single intitulado “RBN”, sob o selo de sua produtora musical 30PRAUM, na qual Matuê é diretor artístico e sócio. Com grande originalidade musical e estética ímpar, o artista começou ali a mostrar a que veio.

Após o lançamento da música “Anos Luz” em 2017, a qual atualmente possui mais de 400 milhões de streams acumulados nas plataformas, Matuê viu seu trabalho começar a ganhar maior proporção e dominar as paradas musicais. Sempre com flows diferenciados e qualidade extraordinária, Matuê lançou diversos hits e participações musicais com artistas renomados que alcançaram milhões de visualizações extrapolando a bolha do rap e atingindo diversas playlist das plataformas digitais.

Entre seus maiores sucessos estão presentes  Kenny G, possuindo mais de 220 milhões de visualizações no Youtube, 777-666, Máquina do Tempo, Quer Voar, Luxúria feat. Xamã, M4 feat. Teto, Groupies feat. Doode e Teto e uma participação especial em Poesia Acústica #7. 

Durante a pandemia em 2020, Matuê lançou seu primeiro álbum audiovisual “Máquina do Tempo”, contando com sete músicas e videoclipes. Como estratégia de marketing, o rapper sumiu de suas redes sociais durante um período e ao voltar apresentou sua nova identidade visual em uma transmissão ao vivo em que um drone mostrava um prédio com toda a sua lateral pintada com a capa do disco e Matuê no topo do edifício. O sucesso da estratégia e o tão aguardado álbum conquistou feitos extraordinários, como colocando todas as faixas entre o  TOP 15 do Spotify e quebrando o recorde de álbum nacional mais tocado nas primeiras 24 horas de lançamento, com 4.8 milhões de plays no Spotify em sua estreia.

Para lançar seu single Quer Voar, Matuê reuniu também mais de 100 mil pessoas para assistir a premiére do videoclipe que contou com uma superprodução e um making of no canal da 30PRAUM. O lançamento bateu um recorde nacional de maior Premiere do YouTube Brasil, com mais de 4 milhões de visualizações no primeiro dia de lançamento e atualmente possui mais de 120 milhões de visualizações no Youtube.

Junto com outros dois talentos agenciados pela 30PRAUM, Teto e Wiu, o trio lançou em abril de 2022 o single “VAMPiro”, que permaneceu mais de 30 dias no TOP 50 Brasil do Spotify. A música foi um grande sucesso nas redes sociais, dominando as paradas musicais e conquistando mais de 90 milhões de visualizações no Youtube.

Matuê também se apresentou no Lollapalooza Brasil e no Rock in Rio em 2022. Para montar seu show no Rock in Rio, o artista uniu suas duas paixões, a música e o skate, para produzir uma experiência inovadora e inesquecível aos telespectadores. Com uma setlist só de hits, a banda de Matuê contou com nomes como André Pinguim e o baixista Heitor Gomes, membros oficiais da saudosa banda Charlie Brown Jr. 

Foi criado um universo de skate em cima do palco contado com pistas e skatistas profissionais, como o medalhista olímpico Pedro Barros, que faziam manobras e interagiam com o artista durante as músicas. Interessado pelo skate desde pequeno, Matuê enxerga esse movimento como uma forma de união e amor, celebrando as diferenças e juntando sua arte com o esporte.

Seu show no Rock in Rio foi um dos grandes destaques da edição, com milhares de fãs na plateia cantando todas as músicas em coro mesmo embaixo de chuva. O sucesso da apresentação de Matuê foi repercutido em diversos veículos musicais e por representantes do movimento do skate como a Black Media.

Em 2023, Matuê lançou o aguardado single ‘’Flow Espacial’’ em parceria com Teto e Wiu, que foi sendo aquecido entre os fãs dos rappers com prévias divulgadas nas redes sociais há mais de um ano e foi lançado em janeiro conquistando diversos recordes. O videoclipe conta com uma superprodução que consiste em uma viagem psicodélica com uma junção abundante de cores e luzes. A pré-estreia da música no Youtube se tornou a 6ª maior premiére da história do Youtube Brasil com 104 mil pessoas assistindo a estreia do clipe.

O lançamento da 30PRAUM “Flow Espacial” se juntou ao hit “Quer Voar” – outro hit de Matuê – e se tornaram as únicas do hip-hop/rap nacional a alcançar mais de um milhão de streams no Spotify nos dois primeiros dias de lancamento. Até o momento, é a maior estreia neste ano no Spotify Brasil, superando o megahit “Flowers” de Miley Cyrus. Também na plataforma de áudio, a música se tornou a maior estreia brasileira na história em Portugal. 

Além de da carreira artística, Matuê investe em seu lado empresário, sendo dono de seu próprio selo fonográfico e da produtora musical, a 30PRAUM. Fundada em 2016 junto a empresária e CEO Clara Freitas, a empresa é pioneira na fomentação da cena do rap e trap no Nordeste.

Agora em abril, a produtora musical cearense realizou o Plantão Festival, o primeiro festival de trap em Fortaleza e o primeiro da 30. O evento marca a estreia da empresa na produção de festivais de música e promete oferecer uma experiência única aos fãs do gênero musical. Matuê foi o responsável pela curadoria do festival, sempre com o ideal de incentivar artistas independentes do trap no Nordeste e trazer esses para o festival. 

Toda a concepção do projeto foi desenvolvida pela 30PRAUM, pioneira na fomentação do gênero musical no Nordeste, com o intuito de proporcionar um grande festival do segmento para o público local. O line-up do Plantão conta com nomes de peso e artistas regionais sendo esses Matuê, Teto, WIU, L7nnon, Marcelo D2, Major RD, Arthurzim, Djonga e Wellison. O Plantão Festival contou com mais de 20 mil pessoas celebrando a força do rap e do Nordeste no país. 

Neste mês, o Matuê expandiu os limites do trap e lançou a tão esperada música “Conexões de Máfia”, em parceria com o rapper americano Rich the Kid. O videoclipe é contado por meio de um espetacular vídeo clipe, em formato de filme, que apresenta uma história de vingança entre gerações, trazendo reflexões sobre até onde se vai pela vingança, inspirado em filmes icônicos como O Poderoso Chefão, Scarface, Peaky Blinders e The Intocáveis.

Esperada pelos fãs há dois anos, a colaboração entre os artistas alcançou – mais de 2,3 milhões de streams em 24 horas no Spotify, alcançando o TOP 1 no Brasil e em Portugal, e o TOP 37 da parada global, um feito histórico para o trap. Matuê também quebrou outro recorde, “Conexões de Máfia” se consagrou como a maior estreia de um artista brasileiro no Spotify.

Matuê vem quebrando barreiras e mantendo suas músicas no topo ao lado de outros estilos musicais. Banhado de referências como Bob Marley, Charlie Brown Jr, Don L, Daft Punk, Tame Impala e com um estilo e sonoridade únicos, Matuê firma mais e mais seu lugar na indústria e mostrando seu talento para todo o mundo. 

Matuê acumula mais de 8.5 milhões de seguidores no Instagram, 2.3 milhões no Twitter e no canal do Youtube da 30PRAUM possui mais de 5 milhões de inscritos e 2 bilhões de visualizações.