Maya Gabeira

Voltar

Biografia

Maya Gabeira, 33 anos, é uma das maiores surfistas do mundo e responsável por alavancar as conquistas femininas no esporte. Detentora de ondas gigantes, ela é a primeira e única mulher a entrar no Guinness Book como recordista da maior onda surfada entre homens e mulheres em 2019, contendo 22,40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 8 andares. O feito marca a superação de seu próprio recorde, quando inaugurou a categoria feminina no livro dos recordes por ter surfado a maior onda do mundo, em 2018. Ambos aconteceram na praia de Nazaré, onde Maya vive cheia de orgulho.

Antes de alcançar os prêmios dos sonhos, ela também foi a primeira mulher a surfar no mar gelado do Alasca, é pentacampeã da melhor performance feminina no Big Waves Awards, da WSL; conquistou o ESPY em 2009 como melhor atleta de esporte de ação, venceu o Teen Choice Awards da Fox em 2010, foi indicada ao Prêmio Laureus em 2014 e em 2019 na categoria de Melhor atleta de esportes de ação e homenageada pela Mattel com uma boneca Barbie, sendo a primeira brasileira da linha “Mulheres Inspiradoras” da marca, também em 2019.

Sendo uma autoridade do surf feminino, Maya inspira mulheres com sua história. Prestes a chegar ao auge de sua carreira, em 2013, sofreu um gravíssimo acidente em Nazaré, em uma de suas tentativas de bater seu primeiro recorde de maior onda surfada, e passou por uma lenta e difícil recuperação, mas que conseguiu superar com garra e dedicação.

A carioca que conheceu o surf aos 13 anos de idade e aos 17 já estava no mar do Havaí, se tornou uma das mulheres mais poderosas do esporte, quebrando recordes e padrões de uma modalidade masculinizada. Ela segue em busca das ondas gigantes, sua grande paixão, vivendo em Nazaré, onde tem sua rotina de trabalho e lazer, mesclando o surf com treinos de academia e esportes na água como Foil e Kitesurf.