Pabllo Vittar

Voltar

Biografia

Das baladas de Minas Gerais ao impactante número de mais de 1 bilhão de visualizações no Youtube. Do destaque no evento da ONU em homenagem aos 93 anos da rainha Elizabeth II ao reconhecimento pela revista norte-americana TIME como uma das principais líderes influentes da nova geração e ao reconhecimento como primeira cantora drag queen a receber um prêmio no MTV EMA. Essa é Pabllo Vittar, que disparou e hoje é a drag queen mais seguida do mundo nas redes sociais. Nascida em São Luís/ MA, em 1º de novembro, Phabullo Rodrigues da Silva – nome de batismo -, carrega em seu portfólio três álbuns, diversas parcerias e inúmeros sonhos a serem conquistados.

Sua primeira aparição em rede nacional foi em 2014, quando se apresentou na TV Filiação, afiliada da TV Globo em Minas Gerais, cidade onde passou sua adolescência. Mas os holofotes se viraram para a estrela em 2015, quando lançou o hit “Open Bar”, em um clipe que conquistou a internet e alcançou a marca de 1 milhão de views em um mês.

“Vai Passar Mal”, primeiro álbum de sua carreira, veio em 2017, ano em que Vittar ganhou ainda mais força e reconhecimento. Viajou Brasil à dentro em uma agenda movimentada, cheia de shows e compromissos, levando seus hits para todas as regiões do país. Sua participação no Rock In Rio no show da Fergie nesse mesmo ano, arrancou gritos da multidão.

“Comecei a me montar porque sempre fui fascinado pelo universo feminino. Quando descobri que existiam drag queens que atuavam e cantavam eu pensei: Eu posso fazer! E deu certo”, comenta Pabllo.

No ano seguinte lançou seu segundo trabalho em estúdio, o “Não Para Não”, que bateu recorde entre os músicos brasileiros com a melhor estreia nacional na plataforma de streaming Spotify, como o disco mais ouvido no Brasil nas primeiras 24 horas de seu lançamento. “NPN” também ficou entre os 20 primeiros mais ouvidos mundo na LastFM e os singles “Problema Seu” e “Disk Me”, tiveram seus clipes nas pontas como os mais assistidos do Brasil.

O grande sucesso no Brasil também chamou atenção da mídia internacional especializada em música. No mês de setembro de 2018, Pabllo estreou no ranking “Social 50” da revista norte-americana Billboard, que aponta semanalmente os artistas mais influentes nas redes sociais no mundo.

Pabllo Vittar tem colecionado prêmios como a revelação do ano no Prêmio Multishow, Melhor música (K.O), do Domingão do Faustão, estrelou diversas campanhas para marcas como Coca-Cola, Calvin Klein, Adidas e estampou capas de revistas como Marie Claire, Rolling Stone, Gay Times, Paper Magazine (Paper Pride), entre outras. Além disso a cantora foi destaque na Billboard e também foi a primeira brasileira a realizar o projeto Beauty Secrets da Vogue americana.

No ano passado, a cantora realizou sua primeira turnê internacional pela América Latina e Europa, repleta de sucesso e casas lotadas. Se apresentou no Coachella – Califórnia/ EUA, participou das sete principais Paradas LGBTQIA+ nos Estados Unidos, e marcou presença com um pocket show na ONU que homenageava os 93 anos da rainha Elizabeth II.

Em novembro, também do último ano, lançou seu primeiro single em inglês, “Flash Pose”, com a cantora britânica Charli XCX e que integra a primeira parte de seu terceiro álbum “111”, que carrega esse nome em uma alusão à sua data de aniversário e teve a faixa “Parabéns” disponibilizada como introdução ao novo projeto. O hit “Amor de Que”, pertencente ao compilado, possui números muito bem-sucedidos – foi a música de Vittar a chegar mais rápido na marca de 20 milhões de steams no Spotify – em apenas 2 meses. Além disso, Pabllo já possui certificação de platina com essa música, com “Flash Pose” e “Parabéns”. O próprio álbum 111, lançado em novembro, já conquistou certificação de ouro.

A artista também se tornou em novembro de 2019 a primeira cantora drag queen a receber um prêmio (Melhor Artista Brasileiro) e a se apresentar no MTV EMA, realizado na Europa. Além disso, Pabllo Vittar recebeu o título de “Drag Hero” durante a edição 2019 da Gay Times Honours 500, realizado em Londres. Além disso, a cantora também participou como convida especial da primeira temporada do “Queen of Drags”, do canal ProSieben, que é uma das principais emissoras de TV da Alemanha

Em 2020, a cantora lançou a segunda parte de 111, álbum trilíngue que mistura batidas eletrônicas, forró e música pop. O trabalho tem recebido críticas elogiosas da imprensa nacional e internacional, com menções nas respeitadas publicações americanas Billboard e Rolling Stone.

Com a turnê internacional adiada para o segundo semestre –devido a COVID19-, Pabllo é presença confirmada no line-up do Coachella, previsto para ser realizado em outubro.