Wiu

Voltar

Biografia

WIU, nome artístico de Vinicius William Sales de Lima, nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 2002. Seu interesse pelo rap e música eletrônica surgiu pela trilha sonora de jogos como GTA e FIFA Street, e na escola, participava de batalhas de rima que o ajudaram a aprimorar seus versos freestyle

Apaixonado por hip-hop desde criança, trocou os videogames pelo programa de produção musical Fruity Loops, do qual foi autodidata. Com apenas 15 anos, em 2017, ainda sob o nome de W$LL, lançou, através do Soundcloud e YouTube seu primeiro projeto, “Trvpical Mixtape”, que compôs e produziu por conta própria. Mesmo sem grande visibilidade ou uma equipe por trás, começou naquele momento a ganhar notoriedade dos entusiastas do trap nacional como um jovem gênio. No mesmo ano veio a mixtape “Neblina EP”.

Vinicius trocou seu nome artístico para WIU, por entender que lhe agregaria mais identidade. A relação com Matuê, um dos grandes nomes do trap, começou pelas redes sociais até ser firmada uma parceria oficial em 2019, quando WIU foi convidado a integrar o selo e escritório da 30PRAUM. No mesmo ano, em junho, lançou seu primeiro single oficial, “Sucrilhos”. Com clipe dirigido por Phil Mendonça (Clã Filmes) a música representou a mente de WIU, de onde veio e onde quer chegar. Em seguida, veio “Mantém”, parceria com Matuê, que hoje conta com 45 milhões de views em seu videoclipe.

WIU foi o produtor de 6 das 7 faixas de “Máquina do Tempo”, álbum de estreia de Matuê, de 2020, que alcançou o feito de emplacar todas as músicas no Top 15 da parada nacional do Spotify. Com mais de 1 bilhão de streams combinados, o disco é o mais reproduzido da história do Trap nacional.

O sucesso imediato dos primeiros projetos de WIU, bem como sua habilidade na produção, ampliaram ainda mais a visibilidade do cantor dentro e fora do meio do Trap. Em outubro de 2021, o rapper lançou o single “Lágrimas de Crocodilo”, atualmente seu segundo maior sucesso solo, com 40 milhões de streams no Spotify. Em novembro foi a vez da faixa “Pitbull” chegar às plataformas, com letra sobre suas vivências e conquistas na carreira ainda iniciante. 

Em 1º de abril de 2022, Matuê, Teto e WIU divulgaram “VAMPiro”, faixa que foi um sucesso imediato: em apenas cinco dias, chegou ao topo do Top 50 do Spotify Brasil e lá permaneceu por mais de duas semanas. Hoje, o single soma mais de 90 milhões de visualizações em seu videoclipe no Youtube. Ao lado de Matuê e Teto, WIU performou o hit no Rock in Rio 2022, no palco Supernova, em um dos principais momentos de sua carreira até hoje.

O single que precedeu seu primeiro álbum, “Felina”, em parceria com MC Ryan SP, chegou nas plataformas digitais em 22 de setembro e no dia seguinte estreou direto no top 60 da parada diária do Spotify Brasil, e chegou a atingir a terceira posição do chart em poucas semanas. Também atingiu o topo de paradas nacionais no YouTube Music e na Apple Music. No YouTube, possui mais de 118 milhões de visualizações.

Depois de muito mistério nas redes sociais e uma estratégia de divulgação que envolveu a publicação de fotos de casais e duplas famosas que se separaram, WIU lançou em 30 de novembro de 2022 seu aguardado álbum de estreia em todas as plataformas digitais. “Manual de Como Amar Errado” possui 10 músicas e 5 interludes, com participações de Matuê e Teto na faixa “Brinca Demais” e narrações de Pedro Scooby, João Gomes, Arthurzim e Borges, amigos de WIU. 

Produzido inteiramente pelo cantor (exceto a faixa “Brinca Demais”, produzida por Baslaitir e Cheek), o disco é considerado um “conjunto de experiências” e apresenta composições totalmente autorais sobre as imperfeições naturais do amor, e todas as emoções e sensações presentes em paixões verdadeiras, passando pelo ódio, a adrenalina, o rancor, o ciúme, as ambições e a inveja. “Sinto que as pessoas costumam procurar um amor perfeito hoje em dia. Falar de amor é muito fácil, só que por ser tão fácil as pessoas esqueceram. Então eu trago nesse álbum o amor real, o amor que a gente vive no dia a dia, o amor que não vemos nas redes sociais”, comenta WIU.

“Manual de Como Amar Errado” teve mais de 4 milhões de reproduções em suas primeiras 24 horas após o lançamento, se tornando assim uma das maiores estreias de álbuns brasileiros na era do streaming. Todas as 10 músicas e uma das interludes entraram no Top 200 do Spotify Brasil, e o projeto também foi destaque nas primeiras posições dos charts da Apple Music e do Deezer. Na semana de seu lançamento, o álbum teve a 6ª maior estreia do mundo no Spotify.

O projeto chegou acompanhado dos videoclipes das músicas “Oração” e “Ciumenta”, este último com participação de João Guilherme, além de visualizers para todas as outras faixas. De mulheres sem rosto a WIU sendo servido como um bolo para alimentar a fome de sua parceira, o clipe é uma obra de arte à parte. O clipe de “Oração” permaneceu diversos dias no topo dos vídeos mais assistidos do YouTube Brasil e somou mais de 2 milhões de views na semana de seu lançamento. 

A chegada do disco alavancou ainda mais a carreira do WIU, que chegou ao posto de 3º rapper mais ouvido do país, com mais de 9,7 milhões de ouvintes mensais. Uma das faixas do “Manual de Como Amar Errado” conquistou um sucesso gigantesco mesmo sem ser single: “Coração de Gelo” chegou ao Top 10 do Spotify Brasil no início de janeiro e ali permaneceu por mais de dois meses, inclusive durante todo o período de Carnaval, além de ter chegado ao topo do Spotify Portugal. Quatro meses após o lançamento, a canção atingiu a marca de 100 milhões de streams na plataforma. No final de fevereiro, WIU cantou “Coração de Gelo” para um público imenso no Bloco da Anitta, no Rio de Janeiro.

Em 2023, o rapper segue levando o “Manual de Como Amar Errado” aos principais palcos do país com um show especial, incluindo em grandes festivais como o The Town, em SP, o Planeta Brasil, em BH, o Mad In Brazza, em Curitiba, e o Plantão Festival, em Fortaleza. O artista também possui como grande meta para este ano lançar o máximo de músicas que conseguir; o primeiro desses lançamentos, “Flow Espacial”, feat com Matuê e Teto, foi lançado no dia 30 de janeiro e obteve mais de 1 milhão de streams logo no primeiro dia após ser divulgada, se tornando a maior estreia do hip-hop/rap nacional. 

Em fevereiro, WIU fez seu primeiro lançamento solo do ano: o single “Só de Mal”, em que aborda diversos assuntos entre aspectos da fama que conquistou, a inveja alheia e sua vida amorosa.

A discografia do artista da 30PRAUM soma mais de 500 milhões de reproduções nas plataformas, fazendo com que o mesmo figure entre as grandes revelações da música nacional nos últimos anos. WIU vem se transformando em uma potência acima de qualquer nicho por trazer sons cheios de originalidade na cena do rap/trap, por conhecer desde muito cedo os programas de produção e por estar sempre antenado nas tendências da música.

O artista possui mais de 1,5 milhão de seguidores no Instagram. Nas horas vagas, WIU gosta de jogar FIFA, acompanhar jogos de futebol e aproveitar a vida noturna com amigos.