Free Free

Back

Biografia

Depois de atuar como editora de moda e diretora criativa por 12 anos, Yasmine McDougall Sterea conquistou o reconhecimento profissional que todos almejam em suas áreas, mas isso não era suficiente. Ela queria usar o que sabia para ajudar outras mulheres a serem livres e protagonistas de suas histórias. Em 2018, Yasmine começou sua missão no empreendedorismo social e fundou a

Free Free é uma plataforma multidisciplinar que atua por um mundo onde meninas e mulheres possam alcançar a liberdade física, a saúde emocional e a independência financeira. Dentro dele, está o Instituto Free Free, uma organização social que age dentro de uma estratégia de rede, e tem parcerias com Ministério Público, CUFA, entre outros.

Nomeada uma das 19 mulheres do ano pela Universa do UOL, em 2019, Yasmine é mestre em moda pelo Instituto Marangoni de Londres e trabalhou por 12 anos na Vogue Brasil, onde assinou mais de 30 capas com personalidades como Rihanna, Gisele Bündchen, Adriana Lima, Naomi Campbell, Kim Kardashian e Bella Hadid. Também produziu capas e editoriais da Vogue Inglesa, Vogue Taiwan e Vogue Rússia, trabalhando com grandes marcas do mercado.

Também foi responsável pelo figurino da Anitta em 2017 e assinou campanhas para Claro, L’Oréal, C&A, Riachuelo, Vivara, TREsemmé e Amsterdam Sauer. Em 2015, conceituou o figurino da personagem de Giovanna Antonelli na novela “A Regra do Jogo”.

Hoje, Yasmine luta pela igualdade de gênero e oferece ferramentas para que mulheres possam se tornar livres e independentes, se capacitando pessoal e profissionalmente. “Cada uma de nós tem sua própria trajetória, experiências boas e ruins, traumas e medos. Algumas mulheres perderam sua autoestima, esqueceram quem são de verdade ao ponto de não saberem o que precisam fazer para mudar a sua realidade. E foi assim que decidi criar o Free Free. Da mesma forma que utilizei a moda como ferramenta para me expressar e me libertar das minhas dores,  desenvolvi uma metodologia que resgata a potência de mulheres desde de as dores mais profundas como a violência de gênero ou a superação de um câncer. Todas nós podemos recomeçar e nos reconectar com a nossa força e coragem. Nenhuma mulher deve se sentir sozinha e juntas temos uma força muito grande para transformar o mundo e torná-lo mais justo”, diz a CEO.

 

Free Free

O Free Free busca ressignificar o comportamento da mulher através de suas emoções e sentimentos. “Trabalhamos por um mundo onde meninas e mulheres sintam menos culpa, medo e vergonha de ser quem são e alcancem seu potencial criativo através da autoestima, arte, beleza, educação e espiritualidade”, diz Sterea.

Esse caminho é guiado pelo Método Free Free, baseado em ciclos de desenvolvimento e capacitações profissionais. Em 2019, com o Instituto Free Free, Yasmine criou uma organização social que atua em diversas frentes para mulheres que, da mesma forma, estão em momentos distintos de sua emancipação.

O projeto se expandiu para Rio de Janeiro, Brasília e Manaus com palestras sobre liberdade, ressignificação e empreendedorismo feminino em diversas empresas e instituições como Ministério Público, Google, Riachuelo, Renault, Iguatemi, Central Única das Favelas (CUFA) e Congresso Nacional.

De forma geral, mais de 5 mil pessoas já foram impactadas por palestras, workshops e ações sociais do Free Free. Mais de 100 mil pessoas foram impactadas pelo projeto direta ou indiretamente. Com o Ministério Público do Estado de São Paulo, um dos primeiros e grandes parceiros do Free Free através de um termo de cooperação desde 2018, o órgão encaminha mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional para os workshops criados por Yasmine. Da união entre Free Free e MPSP foram realizadas as campanhas #EUDECIDO, que tem como foco promover a liberdade da mulher a partir do momento em que ela toma suas próprias decisões, e #A_GENTE, que convida homens e mulheres a lutarem contra a violência e a desigualdade de gênero.