Ingrooves

Back

Biografia

Cris Falcão – Managing Director da Ingrooves Brazil e LATAM (América Latina)

Com postura inovadora frente aos negócios, executiva é referência no mercado
musical

Com mais de 18 anos de experiência, Cris Falcão, Managing Director da Ingrooves
Brazil e recentemente nomeada como Managing Director LATAM (América Latina), é
hoje uma grande referência no setor musical brasileiro e latino.

À frente da Ingrooves – líder mundial em distribuição de música e serviços de
marketing, que capacita, através de educação, selos e empreendedores do music
business a expandirem seus negócios e prosperar na indústria global – a
economista é formada pela Universidade Mackenzie, tem MBA em marketing pela
ESPM e desenvolveu sua carreira no setor financeiro, na indústria automobilística e
na área de finanças.

Filha de uma professora de violão, cresceu em um ambiente musical e se inseriu no
music business em 2004, quando recebeu o convite para ser CEO da notável
Fermata do Brasil, onde permaneceu por 15 anos. A atuação na empresa, que é
considerada uma das maiores editoras de música independente do país, com mais
de 60 anos de tradição, possibilitou à Cris acompanhar bem de perto grandes
transformações ocorridas no mercado musical nas primeiras décadas dos anos
2000, como o nascimento e o desenvolvimento do universo digital. Lá atuou na área
dos Direitos Autorais e se tornou uma especialista no segmento.
Já em 2018, quando ainda conduzia com excelência a Fermata, Cris decidiu dar um
novo e ousado passo em sua já consolidada carreira. Inquieta, empreendedora
atenta às oportunidades e irmã de um artista independente, Renato Godá, que lutou
para entrar no mercado na década de 1990, quando o setor praticamente não
existia, ela fundou a Cada Instante. A empresa funciona como editora e selo musical
e tem como objetivo dar condições para artistas de pequeno porte construírem uma
carreira sustentável.

Falcão ficou à frente de Cada Instante até dezembro do ano seguinte, em 2019,
quando foi convidada para assumir um novo posto na Ingrooves Brazil, que iniciava
suas operações no país. A estreia na agregadora musical, que faz parte do Virgin
Music Group, divisão do Universal Music Group, mas que atua de forma totalmente
independente, foi em janeiro de 2020.
Em pouco tempo de trabalho, mesmo diante das dificuldades impostas pela
pandemia de coronavírus, Cris conseguiu acumular resultados surpreendentes:
mais de 100 selos assinados, uma reestruturação de melhores práticas em cenário
completamente particular, vivenciado pela GR6 Music, produtora que detém o 6º
maior canal do Brasil no Youtube e 2º maior canal de Funk do mundo e um casting
formado por artistas como MC Livinho, MC Don Juan, MC Davi, MC Hariel, GAAB e
G15.

Com o propósito de tornar o universo musical cada vez mais transparente e
representativo, preza pelo empoderamento e reconhecimento das mulheres na
indústria da música. Ela entende que a participação feminina nesse mercado ainda
é bastante tímida e avança aos poucos. Por esse motivo, seu time na Ingrooves é
totalmente composto 100% por mulheres.
Não à toa, a indústria reconhece e aplaude seu trabalho: recebeu indicações em
prêmios importantes como no Women’s Music Event, em 2019, na categoria
“Empreendedora do Ano”, no Prêmio SIM 2020, na categoria “Profissional do Ano” e
novamente no WME Awards, como Profissional do Ano, em 2021. Ela também
figurou nas listas do Billboard’s International Power Players 2021 e do Billboard’s
Latin Power Players 2022.

Outro grande ponto da carreira da Cris em frente à Ingrooves é a distribuição digital
dos projetos musicais da cantora e compositora Claudia Leitte.
Em fevereiro de 2023, Cris ganhou na categoria ‘Power List’ no Billboard Women In
Music 2023, pelo seu trabalho à frente do sucesso do mega hit ‘Tubarão Te Amo’, ao
lado de um dos clientes da Ingrooves e da gravadora independente, Nas Nuvens
Records. O sucesso da canção foi tão grande que chegou ao segundo lugar no
Spotify Viral dos Estados Unidos.
Em seu dia a dia, Cris Falcão concilia sua rotina com a maternidade. Ela é mãe de
dois filhos: Carol, de 19 anos, e João, de 13 anos.

Sobre a Ingrooves Music Group
A Ingrooves Music Group é líder mundial em distribuição de música, marketing e
tecnologia e capacita gravadoras e empreendedores a crescerem seus negócios e
prosperarem na indústria musical global.
Seu abrangente conjunto de soluções inclui estratégia de marketing, insights e
análises, gerenciamento de direitos, publicidade, contabilidade de royalties,
monetização de vídeo e licenciamento de música – tudo acessível através de uma
plataforma de clientes intuitivas. Com sede em Los Angeles e escritórios em toda a
América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia e Austrália, a Ingrooves
trabalha em todos os lugares onde a música é distribuída digitalmente.
Ingrooves faz parte da Virgin Music Group, recém-formada divisão global de música
independente da Universal Music Group.