Thelma Assis conversa sobre saúde dos negros com Drauzio Varella

Voltar

Thelma Assis conversa sobre saúde dos negros com Drauzio Varella

Orientações e alertas sobre depressão, diabetes, hipertensão e Covid-19 estarão entre os assuntos abordados durante a live

 

Thelma Assis tem mostrado que não é apenas uma personagem querida e carismática que ganhou a última edição do programa Big Brother Brasil 20. Após sua participação na ação humanitária global, Lifesaving Conversations, e também sua presença em campanhas antirracistas e contra a violência doméstica, promovidos pelo Free Free, a médica anestesiologista continua passando uma quarentena de muito engajamento e solidariedade, utilizando de forma consciente sua visibilidade.

Na tarde desta quarta-feira, 15, a partir das 18h, o médico Drauzio Varella recebe em seu canal oficial do YouTube Thelminha, para um bate-papo ao vivo sobre saúde física e mental da população negra no Brasil. Com a hashtag #SaudeNegraImporta, a conversa entre os médicos vai trazer informações de serviço sobre problemas de saúde particularmente frequentes nessas pessoas, como depressão, diabetes e hipertensão. Acompanhe aqui a live de Thelma:

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina, Família e Comunidade (SBMFC), 67% dos brasileiros que necessitam de atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) são negros. A maior parte deles, possui problemas de saúde (as chamadas comorbidades) com alto índice de mortalidade como por exemplo diabetes e pressão alta. Ambas as doenças são fatores agravantes para o desenvolvimento de casos mais graves da Covid-19.

Além da saúde física, a população negra precisa ter cuidado especial com sua saúde mental, fortemente impactada pelas lutas diárias para acesso a oportunidades e pelo risco constante de sofrer discriminação. Viver sob tensão e invisibilidade não é somente um problema social, mas afeta diretamente a saúde, aumentando a incidência de transtornos como a depressão.

A conversa tem produção e direção da UZMK Conteúdo, responsável pelas redes do dr. Drauzio Varella, e todos os procedimentos são realizados remotamente. Essa live faz parte de uma série especial com convidados e tem o objetivo de incentivar a reflexão sobre temas fundamentais que envolvem saúde, comportamento e sociedade.