Xand Avião

Voltar

Mais de cinco milhões de cópias em oito CDs, além de quatro DVDs. Assim é a atual trajetória de Xand Avião, nome artístico de José Alexandre da Silva Filho. Cantor, compositor e um dos grandes nomes no cenário musical do país, ele nasceu em Itaú, no Rio Grande do Norte e possui uma trajetória cercada por muito esforço, superação e grandes conquistas.

Sua relação com a música começou muito cedo. Quando criança, Xand mudou-se com sua família para Exu (PE), e depois para Apodi (RN). Foi ali, na terra do Rei do Baião, de Luiz Gonzaga, que o artista teve a oportunidade de conhecer o trabalho do “Mestre da Lua”. A partir daí, seu interesse pelo universo musical nasceu e só fez crescer.

O artista iniciou ainda jovem sua carreira na banda Estilo Musical. Sua vida começou a mudar em 2002 com a formação do grupo musical Aviões do Forró.

“De Mãos Atadas”, uma de suas canções, pontuou na lista de 100+ da Billboard na semana de lançamento, em maio de 2017. No mesmo ano, para comemorar o aniversário de 15 anos de carreira, o cantor gravou o “DVD Aviões Xperience”.

Xand permaneceu no grupo, que se consolidou como um dos principais nomes do forró no Brasil e no exterior, por dezesseis anos. A partir de 2018, o cantor iniciou sua carreira solo.

Ainda nesse ano, Xand Avião realizou a festa “Aviões Fantasy Park”, que aconteceu na Arena Castelão, em Fortaleza. Durante o evento, lançou para surpresa de todos o EP “Nota Dez”, com cinco faixas inéditas.

No dia 10 de fevereiro de 2019, gravou seu novo DVD, o “Xand Errejota”, no Rio de Janeiro. A festa sunset teve como vista pontos emblemáticos do Rio: Baía de Guanabara, Cristo Redentor e Pão de Açúcar.

O cantor ainda mostra toda sua versatilidade estreando também em 2019, o single “Menos Mi Mi Mi”, com MC Kekel, nome em ascensão no funk brasileiro. Além dos lançamentos, o artista promove anualmente a “Aviões Fantasy”, uma das maiores festas à fantasia do país, sempre com grandes nomes da música brasileira presente, entre eles Anitta, Gusttavo Lima, DJ Bhaskar, entre outros. A última teve a presença de mais de 40 mil pessoas.

Em 2020, após cumprir a agitada agenda de shows de verão e carnaval, no dia 13 de março, Xand Avião lançou “Vem X Aí”, EP com três faixas inéditas: “Respiração Boca a Boca”, “Meu Fraco” e “KitNet”. Também lançou com Wesley Safadão o single “Me Calei”.

Além disso, realizou diversas lives. Foram duas apresentando a live “Modo Xand Avião”, uma com o cantor Wesley Safadão, uma em comemoração ao São João com o cantor Fagner, e uma de fim de ano. Também lançou com Wesley Safadão o single “Me Calei”.

Atualmente, o artista coleciona o lançamento e sucesso de diversos projetos, além de contar com mais de 6 milhões ouvintes mensais só no Spotify e mais de 2 bilhões e 400 mil visualizações no YouTube. Nas redes sociais, são mais de 16 milhões de seguidores.

Entre seus últimos lançamentos estão: EP “Xand Avião na Pressão”, EP “Todos os Ritmos”, que contou com participação de Lauana Prado, Barões da Pisadinha, Dilsinho e Léo Santana, EP com Barões da Pisadinha e o álbum “Xand Avião 2021” com 10 músicas inéditas (o projeto foi um presente de Natal no fim do ano passado aos fãs).

Vale ressaltar os sucessos: “Não Pode Se Apaixonar” com Mc Danny e DJ Ivis (mais de 192 milhões de views no YouTube e mais de 25 milhões de streams no Spotify) e “Apaga a Luz” com Mc Topre e DJ Ivis, que conta com mais de 6 milhões de views só no YouTube. Seu penúltimo lançamento “Lovezão da Porra”, já conta com mais de 6 milhões de views. O último lançamento foi o single “Se Valorize” que já tem a promessa de um clipe em breve.

Além de todo sucesso em sua carreira, atualmente Xand tem empresariado os artistas Zé Vaqueiro e Nattan, ambos sucesso nacional e com músicas entre as mais ouvidas do país.