Xand Avião

Back

Mais de cinco milhões de cópias em oito CDs, além de quatro DVDs. Assim é a atual trajetória de Xand Avião, nome artístico de José Alexandre da Silva Filho. Cantor, compositor e um dos grandes nomes no cenário musical do país, ele nasceu em Itaú, no Rio Grande do Norte e possui uma trajetória cercada por muito esforço, superação e grandes conquistas.

Sua relação com a música começou muito cedo. Quando criança, Xand mudou-se com sua família para EXU/PE, e depois para Apodi/RN. Foi ali, na terra do Rei do Baião, de Luiz Gonzaga, que o artista teve a oportunidade de conhecer o trabalho do “mestre da Lua”. A partir daí, seu interesse pelo universo musical nasceu e só fez crescer.

O artista iniciou ainda jovem sua carreira na banda Estilo Musical. Sua vida começou a mudar em 2002 com a formação do grupo musical Aviões do Forró.

“De Mãos Atadas”, uma de suas canções, pontuou na lista de 100+ da Billboard na semana de lançamento, em maio de 2017. No mesmo ano, para comemorar o aniversário de 15 anos de carreira, o cantor gravou o “DVD Aviões Xperience”.

Xand permaneceu no grupo, que se consolidou como um dos principais nomes do forró no Brasil e no exterior, por dezesseis anos. A partir de 2018, o cantor iniciou sua carreira solo.

Ainda nesse ano, Xand Avião realizou a festa “Aviões Fantasy Park”, que aconteceu na Arena Castelão, em Fortaleza. Durante o evento, lançou para surpresa de todos o EP “Nota Dez”, com cinco faixas inéditas.

No dia 10 de fevereiro de 2019, gravou seu novo DVD, o “Xand Errejota”, no Rio de Janeiro. A festa sunset teve como vista pontos emblemáticos do Rio: Baía de Guanabara, Cristo Redentor e Pão de Açúcar.

O cantor ainda mostra toda sua versatilidade estreando também em 2019, o single “Menos Mi mi mi”, com MC Kekel, nome em ascensão no funk brasileiro

Além dos lançamentos, o artista promove anualmente a “Aviões Fantasy”, uma das maiores festas à fantasia do país, sempre com grandes nomes da música brasileira presente, entre eles Antita, Gusttavo Lima, DJ Bhaskar, entre outros. A última teve a presença de mais de 40 mil pessoas.

Em 2020, após cumprir a agitada agenda de shows de verão e carnaval, no dia 13 de março, Xand Avião lançou “Vem X Aí”, EP com três faixas inéditas: “Respiração Boca a Boca”, “Meu Fraco” e “KitNet”.

Além disso, realizou diversas lives ano passado, foram duas apresentando a live “Modo Xand Avião”, uma com o cantor Wesley Safadão, uma em comemoração ao São João com o cantor Fagner, e uma de fim de ano.

Atualmente o artista coleciona o lançamento e sucesso de diversos projetos, além de contar com mais de 4 milhões ouvintes mensais só no Spotify e mais de 2 bilhões e 400 mil visualizações no Youtube. Nas redes sociais, são mais de 13 milhões de seguidores.

Lançou com Wesley Safadão ano passado o single “Me Calei”.

Últimos lançamentos: EP “Xand Avião na Pressão”, e EP “Todos os Ritmos”, que conta com participação de: Lauana Prado, Barões da Pisadinha, Dilsinho e Léo Santana e também os álbuns, EP com Barões da Pisadinha, Xand Avião 2021 com 10 músicas inéditas (o projeto foi um presente de Natal no fim do ano passado aos fãs) e o álbum “Viva La Vida”, contendo 07 faixas, que já soma mais de 9 milhões de reproduções nas plataformas digitais.

Não Pode Se Apaixonar com Mc Danny e Dj Ivis (Mais de 2 milhões de views no YouTube). Já “Apaga a Luz” com Mc Topre e DJ Ivis conta com mais de 6 milhões de views só no YouTube. Seu penúltimo lançamento “Lovezão da Porra”, conta com 13 milhões de views no YouTube. Seu penúltimo lançamento foi a parceria de sucesso com o Zé Vaqueiro, “Superação Digital”, que conta com 14 milhões de views no YouTube e último lançamento foi o single “Bebi Até Cair”, que já conta com mais de 500 mil reproduções nas plataformas digitais.

Além de todo sucesso em sua carreira, atualmente Xand tem empresariado os artistas Zé Vaqueiro e Nattan, ambos sucessos nacionais e com músicas entre as mais ouvidas do país.

No dia 21 de Setembro, foi apresentado o projeto Viiixe!, festival musical desenvolvido pelas empresas Vybbe, Top Eventos e Tapajós, que promete inovar com shows nas principais capitais do Brasil. O evento irá trazer o melhor do forró e piseiro com um lineup de artistas como Xand Avião, João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Zé Vaqueiro, Vitor Fernandes, Nattan, entre outros.

Serão 13 cidades que irão receber os primeiros shows do projeto já no ano de 2022, são elas: Fortaleza, Goiânia, Salvador, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, São Luiz, Brasília, Belo Horizonte, Belém, Natal e Teresina. As datas deverão ser anunciadas nos próximos meses.