Free Free lança campanha contra violência doméstica

Back

Free Free lança campanha contra violência doméstica

Vídeo-manifesto conta com Cleo, Claudia Leitte, Thelminha Assis e mais 15 mulheres em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo

 

O Free Free, plataforma e Instituto que atuam por um mundo onde meninas e mulheres possam alcançar a liberdade física, a saúde emocional e a independência financeira, lançou neste mês de junho uma campanha pelo combate à violência contra mulher em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo. O manifesto em formato de vídeo conta com a participação de 18 mulheres e foi divulgado no Instagram do @freefree.xx.

Durante a pandemia, houve um aumento de 29% das medidas protetivas, 51% das prisões em flagrante e 44% das ligações para 190 (Polícia Militar) em São Paulo, conforme levantamentos do MPSP e FBSP, fenômeno que se repete por todo o país. Para conscientizar a população sobre o aumento de casos de violência contra mulheres durante a pandemia e oferecer todo apoio necessário, foi desenvolvido um vídeo-manifesto, apresentado por artistas, cantoras, modelos, influenciadoras, entre outros.

“Combater a violência contra mulheres sempre foi uma das grandes missões do Free Free. Durante a pandemia, quando ficar em casa com seu agressor se tornou uma obrigação, houve um aumento exponencial de casos. E estamos desenvolvendo diversos projetos para conscientizar a população, oferecer apoio e sugerir soluções. Nosso desejo é que esta campanha ajude muitas mulheres no Brasil a entenderem que tem saída e que elas não estão sozinhas”, afirma Yasmine Sterea, CEO do Free Free.

Valéria Scarance, promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público, explica: “No Brasil, a violência contra as mulheres é uma doença social, que se tornou mais grave com o Covid-19. Em razão do isolamento, a violência contra mulheres aumentou em grandes proporções, mas na mesma medida diminuíram os registros de BO. Mulheres estão sofrendo mais, mas também silenciando mais. Por isso, é preciso informar quanto aos riscos e canais de atendimento”.

Participantes da Campanha:

Bárbara Dantine: jornalista

Claudia Leitte: cantora

Cleo: cantora

Gracie Carvalho: modelo

Jessica Aronis: modelo e ativista

Laura Brito: influenciadora

Laysa: cantora, ativista e artista visual

Maya Gabeira: surfista

Milena Ricciardi: stylist

Patrícia Santos: publicitária

Patrícia Santos: CEO e fundadora EnpregueAfro

Rebeca Costa: blogueira e ativista

Sophia Abrahão: atriz e cantora

Terry Massari: representante 70+

Thaila Ayala: atriz, ativista e influencer

Thelma Assis: médica e ativista

Yasmine Sterea: CEO e fundadora do Free Free

Valéria Scarance: promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público

 

Sobre o Free Free

O Free Free é uma plataforma multidisciplinar e instituto, criados pela diretora criativa Yasmine McDougall Sterea, que atuam por um mundo onde meninas e mulheres possam alcançar a liberdade física, a saúde emocional e a independência financeira. O Método Free Free é baseado em ciclos de desenvolvimento que despertam a potência criativa de cada mulher através da moda, promovendo capacitações profissionais e o resgate da autoestima. De forma geral, mais de 5 mil pessoas já foram impactadas por palestras, workshops e ações sociais do Free Free. Mais de 100 mil pessoas foram impactadas pelo projeto direta ou indiretamente. Com o MPSP, que encaminha mulheres em situação de vulnerabilidade social e emocional para os workshops do Free Free, foram realizadas as campanhas #EUDECIDO, que tem como foco promover a liberdade da mulher a partir do momento em que ela toma suas próprias decisões e #A_GENTE, que convida homens e mulheres a lutarem contra a violência e a desigualdade de gênero e preconceitos em geral. Com essas ações, especialmente a campanha #A_GENTE, no final de 2019 a presidente do Free Free, Yasmine McDougall Sterea, foi nomeada uma das 19 mulheres do ano pela Universa do UOL.

Sobre o Núcleo de Gênero – MPSP

O Núcleo de Gênero, vinculado ao Centro de Apoio Operacional Criminal, atua como órgão estratégico no enfrentamento e prevenção à violência contra a mulher no Estado de São Paulo desde 2015, quando foi criado.