Rodrigo Sangion e Dra Adriana Cairo dão dicas de saúde para o inverno

Back

Rodrigo Sangion e Dra Adriana Cairo dão dicas de saúde para o inverno

Personal e dermatologista orientam cuidados necessários para esta época do ano

 

O mês de junho marcou a chegada do inverno no Brasil e, com ele, as baixas temperaturas e outros aspectos característicos da estação. Para os amantes do frio, um alívio. Para aqueles que preferem o calor, uma tristeza sem tamanho. Mas, independente do gosto pessoal, o fato é que a chegada do período acarreta mudanças significativas em nosso dia a dia. Seja por alterações fisiológicas, seja pelo simples fato de que a preguiça muitas vezes toma conta da vontade de treinar no frio, o inverno muitas vezes influencia de forma negativa no cuidado com a saúde.

Pensando nisso, o empresário e personal trainer Rodrigo Sangion, e a médica dermatologista Dra Adriana Cairo listaram uma série de dicas para contornar esse obstáculo e usar a estação mais fria do ano a nosso favor para manter os cuidados com a saúde.

 

  • Use o inverno a seu favor:
    • No inverno o nosso metabolismo é mais acelerado, porque o organismo precisa gerar energia extra para garantir o aquecimento do corpo. Isso significa que se você continuar os treinos e não descontar tudo na hora de se alimentar, já que o apetite também aumenta no inverno porque existe demanda de energia, é possível melhorar a performance para o emagrecimento e ganho de massa magra, mais do que no verão. Além disso, se você mantém o equilíbrio de treinos e dieta no inverno, você também não precisa ficar desesperado e começar todo o trabalho do zero pra se preparar para o verão. Então, se o desânimo tomar conta nos dias frios, lembre disso e tente manter, pelo menos, 3 x de treino por semana.

 

  • Roupa adequada:
    • Não é porque o treino é em casa que você não tem que se preocupar com a roupa adequada. Procure usar roupas específicas de treino, principalmente aquelas que facilitam o processo de sudorese. Quando o corpo estiver quente e bater o calor, continue de tênis, não tire, ele vai te ajudar na pisada certa para executar movimentos como saltos e pranchas na ponta do pé. Além disso, nunca tire toda roupa de uma vez, tire primeiro a blusa e depois a camiseta para não ter choque térmico.
    • Quando acabar de treinar troque de roupa imediatamente. Elas ficam úmidas e isso pode prejudicar a regulação da temperatura corporal, causando até uma hipotermia. No pós-treino, não se engane com o calor do corpo quente, mantenha-se aquecido para evitar também um choque térmico.

 

  • Cuidado com o ar seco:
    • Quem gosta de caminhar no quarteirão de casa tem que ter atenção redobrada ou evitar por causa do ar seco, que aumenta os problemas respiratórios. Procure respirar pelo nariz para que o ar chegue mais filtrado e aquecido nos pulmões.

 

  • Alongamento:
    • Quem nunca pulou o alongamento e foi direto para o treino? O alongamento é o melhor aliado de um treino em um dia frio e se você não se alongar antes de começar o treino você tem mais chances de ter lesões no corpo. Isso pode acontecer porque é a época que contraímos mais a musculatura naturalmente para combater o frio, então deixamos todo o corpo mais rígido. Após o alongamento a musculatura e as articulações estarão mais relaxadas e prontas para uma performance segura.
    • Pra quem é iniciante ou não faz exercícios em casa, o alongamento também é uma ótima sugestão para manter nossa estrutura saudável. Esticar as costas, o pescoço, as pernas e braços já deixam o corpo mais flexível, evita dores e traz a sensação de conforto e bem-estar. Depois de um alongamento dá até vontade de arriscar uma série de exercícios!

 

  • Aquecimento:
    • Assim como o alongamento, o aquecimento é outro grande aliado de um bom treino no inverno. Comece o treino com um belo aquecimento, seja um polichinelo ou uma caminhada de urso ou uma corrida estacionária, em apenas 1 minuto você já vai sentir o corpo quente e mais disposto para seguir o treino completo.

 

  • Hidrate-se:
    • No frio esquecemos de beber água e não é tão refrescante como em um dia caloroso. Se puder ter na mão uma garrafa de água, ótimo, caso não, foque na ingestão de líquidos naturais, que é o que importa, faça um chá quentinho, beba sucos naturais e se alimente de frutas como a melancia e o melão.

 

  • “Só consigo tomar banho de água quente no inverno”:
    • A água muito quente atrapalha a renovação da pele e isso acentua vários tipos de dermatite, como caspa, descamação, além do ressecamento. Se você ainda prefere aquele banho de sauna no inverno, invista em um creme hidratante, já deixa na prateleira de skincare no banheiro. Todos os dias ao sair do banho, passe no corpo e rosto com a pele ainda úmida. Use produtos com ativos como a Aquaporina, Uréia e Ácido Láctico. Especialmente para o corpo use loções hidrantes corporais específicas, elas têm mais óleo e manteiga.

 

  • Experimente um shampoo novo:
    • Invista em produtos Low e No Poo, porque possuem efeito hidratante e não agridem o couro cabeludo. Se o cabelo é mais oleoso use um produto de limpeza mais profunda, pelo menos uma vez por semana, para equilibrar a oleosidade excessiva do couro cabeludo.

 

  • A melhor estação para tratamentos dermatológicos:
    • Alguns tratamentos estéticos funcionam melhor no inverno, porque ficamos menos expostos ao Sol. Esse é o momento para investir em peelings, lasers e depilações.

 

Sobre Rodrigo Sangion

CEO da Les Cinq Gym e educador físico, Rodrigo Sangion é um case de empreendedorismo. Com apenas 5 anos de existência, a sua academia Les Cinq Gym é considerada uma das melhores da América Latina, a mais tecnológica do Brasil e uma verdadeira vitrine da maior marca de wellness no mundo, a italiana Technogym.

Com 22 anos de carreira, o empresário e personal trainer Rodrigo Sangion, 41 anos, também é criador do Método Sangion, que foca em treinamento intenso dentro de um curto período, adotado por Thiaguinho, Marina Ruy Barbosa, Izabel Goulart, Claudia Raia, entre outros famosos que frequentam sua academia.

Especialista em musculação e condicionamento físico com habilidade para lidar com grupos especiais de alunos como diabéticos, obesos, hipertensos e gestantes. Além disso, também é formado em pilates pela Stott Pilates, escola canadense que treina os integrantes do Cirque Du Soleil. Já trabalhou em grandes redes de academia, como Runner, Cia Athletica e Bio Ritmo.

Em 2018, venceu o primeiro lugar do prêmio de Corpo Mais Bonito do Mundo, pela WBFF, nos Estados Unidos. Entrou na lista dos 10 homens mais requisitados, eleito pelas revistas GQ e Boa Forma, foi capa da revista Men’s Health, dá palestras pelo Brasil e é sempre o primeiro brasileiro a lançar equipamentos fitness criados pela pioneira Technogym.

Sua academia tem 2500 m², projetados pelo designer Kiko Sobrino, distribuídos em quatro andares, em sistema full connected, pulseira digital de acesso, Netflix, aparelhos simuladores de surf, corridas de rua e paraquedas, além de uma extensa grade de aulas com profissionais de primeira. Sauna, manicure, produtos de beleza de marcas premium, toalhas de algodão egípcio, frutas frescas e águas aromatizadas fazem parte do serviço básico da academia.

O case de Rodrigo Sangion carrega o reconhecimento pela IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association) como academia destaque em 2015. A Les Cinq Gym também foi eleita a academia nº1 do mundo pela empresa americana MXM Medallia, que é referência em compreensão e gestão de experiência.

 

Sobre Dra. Adriana Cairo

Dra. Adriana Cairo é médica dermatologista formada pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro – UNISA, com residência em dermatologia pelo Complexo Hospitalar Heliópolis, onde atualmente é médica preceptora da área. É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Também realizou estágio em Cosmiatria e Laser pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Há 20 anos no mercado, ela segue à frente dos estudos, tendências e tecnologias da medicina dermatológica, atuando também como speaker dos principais congressos mundiais, além de lecionar para médicos do mundo inteiro.

Foi uma das primeiras médicas brasileiras escolhidas pela Vydence a receber o Zye Laser, o primeiro smart laser do mundo, lançado em 2018.

É vencedra do 2º lugar do prêmio WEM 2019 em Seul, na Coreia do Sul, na categoria Melhor Tratamento em Dermatologia Estética do Mundo, pelo trabalho realizado em uma paciente de 66 anos, com procedimentos de fios de sustentação, toxina butolínica, bioestimulador e laser CO2 conjugado.

Fundou seu consultório particular há 11 anos, localizado na Av. Nazaré, no bairro Ipiranga, onde trabalha com os melhores aparelhos e tratamentos estéticos da atualiade.

Nomes como Mayana Neiva, Chris Fernandes, Klara Carvalho, Bia Arantes, Marcela Monteiro, Jackeline Petkovic, entre outros, frequentam seu consultório.