Cuidados com beleza, física quântica e dotes culinários: a quarentena de Jéssika Alves

Back

Cuidados com beleza, física quântica e dotes culinários: a quarentena de Jéssika Alves

Atriz conta detalhes de sua rotina de isolamento para cuidar da mente e do corpo

 

Reinventar-se. Provavelmente, a palavra que melhor define a maneira de lidar com as dificuldades geradas pela pandemia que vivemos. O isolamento social tem sido um verdadeiro desafio que necessita de paciência e resiliência. Ficar dentro de casa por tanto tempo pode causar angústia, e acabar afetando de forma expressiva nossa saúde mental e do corpo. É neste cenário que Jessika Alves vem buscando diferentes maneiras de ocupar seu tempo. Conhecida por novelas da Rede Globo, como Malhação, Em Família e Amor Eterno Amor, da série Preamar, da HBO, e da novela Genesis, que vinha gravando para a Rede Record antes do início do isolamento, a atriz contou um pouco sobre como tem sido sua rotina durante este período.

“(Tenho vivido) um dia de cada vez, uns melhores que outros. Quando percebo que as notícias estão mexendo muito comigo, procuro me distrair lendo, cuidando da casa e de mim. E, atualmente, tenho conseguido organizar muitas coisas, algumas ainda precisam se encaixar, mas de uma forma geral eu tenho conseguido manter a minha saúde mental, o que considero primordial neste momento”, disse a artista.

Como aprendizado, Jessika conta que percebeu o quanto a arte se configura como um serviço essencial, e como precisa ser valorizada, além de perceber diariamente um desenvolvimento e conhecimento pessoal inédito: “Não é apenas entretenimento e estamos sentindo isso na pele, imagina não ter os filmes, séries, livros durante esse período? Na vida pessoal, descubro coisas todos os dias, entre elas, que preciso organizar melhor a coleta dos resíduos de casa e que posso pensar, por exemplo, melhorar a minha reciclagem. Percebi que desenhar me acalma e que não sou tão ansiosa quanto achava e que sou muito feliz comigo mesma”.

A atriz contou também uma curiosidade diferente. Um de seus passatempos favoritos durante a quarentena tem sido estudar física quântica. Se, para alguns, o tema pode soar como chato e desinteressante, para Jessika é mais uma oportunidade de entretenimento.

“Eu sempre li sobre física quântica, neurociência. Essas coisas me fascinam, assim como o comportamento humano. Durante a quarentena, a percepção do tempo ficou mais devagar e priorizei fazer coisas que me agradam, como esse tipo de curso. Já fiz vários onlines, uns até estão disponíveis gratuitamente, e são ótimos”, revela.

Sinônimo de beleza, Jessika sempre teve uma preocupação ímpar com os cuidados do corpo, motivo pelo qual tem mantido seus rituais de skincare, como uso de máscara facial e aroma terapias. Apesar disso, a artista alerta para a importância de se cuidar sem se deixar levar pela pressão e tornar isto um fardo:

“Respeite seu corpo e seu momento. Estamos vivendo algo que jamais imaginamos e o que precisa estar bem é a saúde mental. Se fazer exercício te faz bem então já acorda e vai, cria seu ritual e sua rotina. Agora se por algum motivo não está sendo possível, isso não deve ser mais uma pressão em cima da gente, pois já estamos vivendo um grande desafio. Eu tinha uma rotina na academia, hoje percebi que era até puxada demais. Mas em casa eu fui me adaptando e jogando com o que tinha, testei vários tipos de aula e gostei de fazer exercícios por aplicativo de celular”,.

Outra atividade que vem ajudando a atriz a se distrair é a culinária. Dividindo a cozinha com seu noivo, Jessika enxerga a cozinha quase como uma terapia: “Quando eu estou inspirada faço a comida, a sobremesa. Fiz meu primeiro feijão nessa quarentena. O que mais gosto é poder pegar os temperos fresquinhos da minha hortinha, sinto um prazer enorme em tirar da terra direto pra panela. Se pudesse teria uma plantação, adoro cuidar delas, regar, podar, tudo faz parte desse ritual até chegar na comida”.