Flavia Pavanelli conta como lida com cuidados para a saúde mental

Back

Flavia Pavanelli conta como lida com cuidados para a saúde mental

Atriz aborda ainda a pressão das redes sociais e fala sobre o início de sua carreira

 

O isolamento social que precisou ser adotado por conta do novo coronavírus, trouxe à sociedade um momento de reinvenção e profunda reflexão. A quarentena vem abrindo os olhos de muitos para uma nova perspectiva da vida, permitindo que se valorizem aspectos da mesma que nem sempre recebiam tanta importância. Além disso, a preocupação com a saúde do corpo e da mente vem ganhando uma relevância maior do que já se tinha antes da pandemia.

Neste contexto, a atriz, escritora e youtuber Flavia Pavanelli, contou um pouco sobre como tem passado este período: “Eu tenho tirado um tempo maior para mim mesmo. Tenho aproveitado para estar com minha família, gosto de jogar jogos de tabuleiro, busco manter os cuidados com a pele, além de continuar fazendo tutorias de make para compartilhar nas minhas redes sociais”.

Esta forma positiva e leve de lidar com a situação, tem base no grande aprendizado que Flavia vivenciou recentemente, em 2019, quando passou por um período difícil em que sofreu depressão. Apesar disso, a influencer não vê problemas em abordar a questão, acreditando ainda ser importante dividir a experiência com outras pessoas:

“Sou muito transparente. Falo abertamente sobre tudo o que aconteceu na minha vida, como a depressão. No final do ano, senti um baque grande. Por sempre trabalhar muito, não me dava tempo e não me respeitava. Em determinado momento, passei a não ter mais prazer pelo que fazia, abria minha agenda e seguia a rotina, e repetia no dia seguinte. Foi difícil o momento de saber dosar e focar na minha saúde mental. Foi uma fase em que as pessoas entenderam. Falei abertamente para as pessoas que estava num período difícil, até para alertá-las”, contou ela.

Flavia acredita que pode ter passado por esta situação para aprender seus limites e entender o que lhe fazia mal. Após o diagnóstico, o tratamento consistiu em praticar atividades que lhe proporcionavam prazer, buscando sempre respeitar as vontades do corpo e o momento de parar.

“Maquiagem é uma terapia para mim, então gravava tutoriais. Sempre que posso, começo uma série nova. Preciso ficar achando coisas para fazer para não ficar com a mente vazia, porque me faz mal. Mas também me permito ficar o dia inteiro de pijama quando quero. É importante que não nos deixemos levar pelas pressões de terceiros, principalmente nas redes sociais”, explica a atriz.

Com mais de 17 milhões de seguidores no Instagram, as redes sociais também serviram de ensinamento para Flavia, que precisou aprender a filtrar as mensagens que recebe na internet. “A partir do momento que você expõe a sua vida, você está exposto. Aprendi a lidar tentando não focar no que há de ruim. Foco em quem é do bem e me deseja coisas boas. Antes eu discutia. Agora, não ligo. Se faltar com educação, tiro a pessoa do meu perfil porque não gosto desse tipo de energia. Não é nem respeitoso com meu público”, conta a influenciadora, que no passado já perdeu a paciência com haters, mas hoje prefere ignorar.

 

Sucesso de infância

Com apenas 22 anos de idade, Flavia já mostra uma bagagem enorme, impressionando pela maturidade e personalidade com que lida com questões tão complexas. Parte desta experiência pode ser creditada ao fato de Flavia ter começado a trabalhar cedo como modelo e, desde pequena, já ter certeza da carreira que desejava: “Comecei como modelo aos 6 anos, e sabia o que queria. Perguntava para os meus pais ‘não tem teste hoje?’. Quando completei 13 anos, passei a acompanhar a internet e, dois anos depois, comecei a fazer tutoriais. Assistia muito Mari Saad, Niina Secrets, Alice Salazar e Camila Coelho”, conta.

Pouco tempo depois, em 2018, ela estreou como atriz na novela As Aventuras de Poliana – que ainda se encontra no ar no SBT – onde dividiu as atividades coma vida acadêmica.

“Entrei na nova carreira e me dediquei, porque não é fácil. Fiquei dois, três anos, batalhando porque precisava estudar. É muito difícil fazer os dois muito bem ao mesmo tempo”, conta Flavia, que também apontou outras dificuldades que precisou superar no início: “Nunca tinha visto um roteiro. Nunca tive facilidade de decorar as coisas, tudo é um desafio. A gente tem que saber colocar o nosso corpo em frente à câmera, a deixa do outro, nossas falas… tive que aprender a falar meu texto andando, porque só conseguia fazer uma coisa por vez. Hoje, amo o que faço e fico à vontade”.

Em 2019, a atriz estreou também no teatro. Pavanelli viveu a protagonista da peça O Jardim dos Sonhadores. O espetáculo representou mais um desafio em sua vida, permitindo desenvolver sua desenvoltura com uma platéia ao vivo.

“O principal desafio foi encarar o público frente a frente. Falar em público é difícil. Sentia dificuldade, na época da escola, até de apresentar trabalhos. Com câmera, não tenho vergonha. Mas comecei a trabalhar isso por causa dos eventos. Até hoje sou assim, mas sinto que já evoluí”, conta.

Atualmente, Flavia precisou pausar as atividades com As Aventuras de Poliana, além de interromper as gravação para um longa metragem que será lançado no Netflix: “Já estou sentindo saudades das correrias de produção de conteúdo digital e dos sets de filmagem. Mal posso esperar para tudo voltar ao normal e poder retomar as gravações. Tem também um filme vindo por aí. Não posso dar detalhes mas logo terão novidades”.