Dra Adriana Cairo fala sobre cuidados com a pele na menopausa

Back

Dra Adriana Cairo fala sobre cuidados com a pele na menopausa

Dermatologista explica importância do skincare nesta fase da vida das mulheres

 

Apesar da informação ser cada vez mais difundida e o conhecimento sobre o assunto ser cada vez mais amplo, um dos maiores fantasmas das mulheres atualmente ainda é a menopausa. Este período, que ocorre geralmente entre 45 e 55 anos, é caracterizado principalmente pelas transformações físicas e emocionais decorrentes do desequilíbrio na produção dos hormônios femininos pelos ovários. E claro, como quaisquer mudanças, podem causar receio em quem as enfrenta.

Alguns dos efeitos comumente sentidos são as complicações com a pele. Segundo um estudo global realizado pela empresa Avon, aproximadamente 69% das mulheres enfrentam pelo menos algum problema com pele seca ou sensível durante a menopausa. Portanto, é necessário um cuidado especial com esse quesito. Pensando nisso, a dermatologista Adriana Cairo falou um pouco mais sobre essa situação, tirando dúvidas e dando dicas de como manter os cuidados necessários para não sofrer com essas transformações. Confira as palavras da doutora:

“Ondas de calor, calafrios, irritabilidade e insônia são sintomas já bem conhecidos, mas os impactos hormonais causados pela menopausa também afetam a pele causando mudanças na textura como flacidez e ressecamento. Isso acontece porque a partir dos 45 anos o organismo da mulher chega ao esgotamento dos folículos ovarianos e, portanto, param de produzir hormônios femininos. Mas atualmente a mulher vive muito mais no período pós-menopausa e a dermatologia pode apoiar as mulheres de modo que essa experiência seja mais leve e tranquila.

Há uma perda significativa de colágeno, por isso a hidratação é essencial na menopausa para o rosto e corpo todo. Recomendo opções com ativos como ácido hialurônico, ácido glicóico, glicerina, ceramida, óleos vegetais e uréia. Porém avaliando sempre cada tipo de pele em consulta com dermatologista. Investir nas vitaminas antioxidantes como C e E também potencializam os efeitos prevenindo o envelhecimento da pele.

Esse pode ser um bom momento para aplicar os fios de sustentação, pois eles devolvem o aspecto jovem da pele tracionando o tecido de volta ao lugar certo, como um lifting. Utilizo na clínica os fios de  ácido Poli – L – Lático, que são ideais para estimular a atividade dos fibroblastos, que são as células produtoras de colágeno natural.

Tratamentos com laser também funcionam muito bem para o processo da menopausa, por estimular naturalmente a produção de colágeno a partir da ativação da vascularização do nosso organismo, ou seja, pele hidratada sem injetáveis. O tratamento é completo e pode ser feito desde as regiões do rosto e pescoço, até braços, pernas, mamas e a parte íntima (lábios e vagina).

Com uma conversa aberta e sem tabus apoiamos mulheres a melhorarem suas experiências na menopausa”.