Após hiato da pandemia, Les Cinq Gym reabre com novidades

Back

Após hiato da pandemia, Les Cinq Gym reabre com novidades

Academia traz novidades, como o novo pacote de atividades voltadas à saúde mental e um ambiente repaginado incluindo espaço “body and mind”

 

A pandemia trouxe alguns ensinamentos aos gestores da academia Les Cinq Gym (Alameda Lorena, 1004). Um deles é a percepção de que os alunos estão abertos a aulas que trabalham corpo e mente, simultaneamente, também como forma de relaxamento, de busca de equilíbrio e de combate ao estresse. Após o retorno, a grande novidade da academia, em termos de atividades, é um novo segmento de aulas, denominado YourQ, composto por ioga, meditação guiada, mobilidade, alongamento e pilates. “Durante as aulas online que oferecemos na pandemia, percebemos que as de ioga eram as mais concorridas. Assim, resolvemos criar um novo pacote que atendesse essa demanda dos alunos, que buscam algo diferenciado, e que não se limita ao esforço físico”, diz Rodrigo Sangion, CEO da Les Cinq Gym.

Cada uma dessas aulas tem a duração de 30 minutos. Nesse primeiro momento, dentro desse novo pacote de atividades, a academia vai oferecer as aulas de ioga e meditação guiada (veja dias e horários abaixo). A de ioga segue os princípios da Vinyasa Yoga, que alia movimentos rítmicos com esforço físico e meditação. A de meditação guiada é pautada na técnica de condução de pensamentos e sensações, através de sons e palavras, que aguçam a percepção do próprio corpo e dos sentimentos. “Isso promove uma série de benefícios, como aumento da concentração, controle da ansiedade, melhoria da qualidade do sono, da criatividade e do raciocínio”, explica Waldyr Maciel, coordenador técnico da Les Cinq Gym.

Na sequência desses dois lançamentos, em data a ser definida, virão as demais aulas. A de mobilidade é composta de exercícios específicos para as articulações, visando maior desenvoltura nos movimentos do dia a dia. A de alongamento abrange trabalho mais minucioso de elasticidade muscular, também com o objetivo de turbinar o aparelho locomotor. Já a de pilates é uma adaptação da técnica criada pelo alemão Joseph Pilates, a ser aplicada coletivamente. 

Instalação de arte

Inicialmente, essas aulas comportarão apenas seis alunos, em um espaço de 100 m², que dá uma média de 16 m² para cada um – bem superior à recomendação de distanciamento seguro da Associação Brasileira de Academias (Acad), em tempos de pandemia, que é de 6,25 m² por pessoa. De todo modo, essas aulas no estilo “body and mind”, são consideradas seguras, segundo estudo feito na Coreia do Sul, que avaliou diferentes formas de contágio, em locais de prática de exercícios físicos em grupo.

O novo espaço, que abriga as aulas do segmento YourQ, é uma verdadeira instalação audiovisual de arte, que também leva a assinatura do designer Kiko Sobrino, responsável pela concepção estética da Les Cinq Gym. “Optei, dessa vez, por um cenário com iluminação clara, seguindo uma atualização do conceito de wellness, que deve estar na vanguarda nos próximos dez anos, e que ao mesmo tempo traz sensação de aconchego”, diz Kiko. Duas lareiras (uma em cada extremidade da sala), são alguns dos pontos fortes desse novo ambiente.

 

Normas de segurança

Nessa nova fase, a Les Cinq Gym adotou uma série de medidas de segurança, que vão além das sugeridas pelas autoridades sanitárias. São elas:

Tapete químico. Colocado logo na entrada, tem superfície de borracha nitrílica, banhada de quartenário de amônio, produto químico que combate bactérias e neutraliza a ação de vírus, aprovado pela Anvisa, órgão do Ministério da Saúde. Será usado para higienizar a sola dos calçados, uma das superfícies que mais propagam agentes contaminantes pelo ambiente. Estudos sobre o novo coronavírus ainda são recentes, mas faz sentido crer que esse recurso também pode ser eficiente contra esse microrganismo, assim como ocorre com o álcool gel. 

Reconhecimento facial termográfico. Trata-se de um sistema de câmera, que dá acesso às áreas de treino. Ele identifica, rapidamente, o rosto do aluno e mede a temperatura do mesmo, sem que seja preciso tocar qualquer superfície. O acesso não será permitido caso o aluno esteja sem máscara e a temperatura dele seja superior a 37.4º, um indicativo de febre. Essas informações estarão visíveis para o aluno em um visor. No caso de estar sem máscara, basta que ele a coloque para que a entrada seja liberada. Nenhuma outra academia do país possui sistema de acesso tão sofisticado.

Divisórias de acrílico. Essas barreiras, colocadas entre os aparelhos de treinamento cardiorrespiratório, como esteiras, permitirão que os alunos se exercitem lado a lado, sem que seja necessário respeitar o distanciamento de 1,5 m. Isso, no entanto, não dispensa o uso de máscara e a higienização das mãos com álcool e gel durante o treino.

Lâmpadas germicidas. Com radiação ultravioleta tipo C, passarão a fazer parte do sistema de iluminação da academia, para neutralizar a ação de vírus (inclusive do coronavírus, provavelmente) quando o local estiver fechado. Afinal, não é recomendado o uso dessas lâmpadas quando houver pessoas no ambiente. 

Higienização rigorosa. Durante o período de funcionamento, haverá interdição gradativa, ao longo do dia, dos andares da academia, para uma esterilização mais minuciosa, que deve durar cerca de trinta minutos. Serão utilizados nesse processo, substâncias químicas como o quartenário de amônio e o peróxido de hidrogênio, presentes na higienização de hospitais. A academia contará, ainda, com um contingente maior de agentes de limpeza (15% a mais que o normal), que estarão a postos nos ambientes de treino, para que a higienização dos aparelhos e acessórios seja feita após cada uso. Esse grupo também garantirá a constante limpeza dos vestiários.

Esterilização nebulizadora. Uma vez por semana, durante cerca de três horas, no período em que a academia estiver fechada, todo e qualquer ambiente e superfície do local, como aparelhos, maçanetas de porta e teclados de computadores também serão higienizados com quartenário de amônio e peróxido de hidrogênio. Essa higienização “mais pesada” será feita por uma empresa especializada. Os efeitos residuais dessa faxina avançada costumam durar entre 48 e 72 horas. 

 

Grade das novas aulas 

Yoga – Segunda feira, às 20h00; terça-feira, às 7h00; quinta-feira, às 9h30

Meditação guiada – Quarta-feira, às 20h30; quinta-feira, às 7h00