Skincare: resultado ou perda de tempo e dinheiro?

Back

Skincare: resultado ou perda de tempo e dinheiro?

A dermatologista Dra Adriana Cairo trás dicas para sabermos se estamos acertando no tratamento ou se precisamos rever as práticas utilizadas

 

Uma das praticas mais utilizadas no tratamento de beleza pessoal na atualidade é o skincare. O termo nada mais é que a tradução literal do inglês de “cuidados com a pele”, e denomina a rotina, os passos e os produtos usados no cuidado diário com a pele – de manhã e à noite. Para garantir a eficácia e segurança da sua rotina de skincare, é essencial investir produtos de qualidade, além de recorrer à orientação de um médico dermatologista especializado, para acompanhar todo o processo.

Nesse contexto, a dermatologista Dra. Adriana Cairo faz algumas recomendações para que se verifique a eficácia da rotina de skincare utilizada. Ela recomenda até oito semanas para perceber os benefícios de um produto na pele, porém, antes desse prazo, alerta que podem surgir sinais indicando que é melhor parar o tratamento e rever o produto usado.

Portanto, apresentamos aqui 5 dicas da médica para sabermos se estamos acertando ou se estamos apenas perdendo tempo e dinheiro:

 

Sua pele fica mais áspera, machucada ou opaca após 1 mês

Nem todos os produtos causam efeitos colaterais extremos quando não estão funcionando, mas o aparecimento de inchaços, opacidade e textura áspera são sinais de que a pele não está hidratada da forma certa.

 

Pele muito seca ou muito oleosa após 1 mês

O ponto da hidratação certa é sentir a pele com textura equilibrada, ou seja, nem muito oleosa e nem muito seca. Se a balança desequilibrar nesse sentido é porque provavelmente o seu produto não está funcionando para você.

 

Você ainda está tendo crises depois de 2 meses

É comum que alguns produtos tenham efeitos mais agressivos, como descamação ou vermelhidão, por exemplo. O que é normal por causa do estímulo de renovação da pele, que são casos de ativos como os ácidos retinóides ou hidroxiácidos. Nesse caso o alerta é para o segundo mês de uso, portanto se esses efeitos continuarem deve-se parar imediatamente o uso.

 

Sua pele queima quando você aplica o produto

Alguns produtos podem causar ardência e / ou formigamento sutis no início do uso, ácidos também entram aqui. Mas se a sensação desses sintomas for mais potente, com certeza o produto está prejudicando a sua pele.

 

Você está com coceira extrema ou tem erupção na pele

Se a sua pele estiver com coceiras ou desenvolvendo erupções, você também deve parar de usar os produtos imediatamente e reavaliar o skincare. Erupções são sinais de reações alérgicas e isso pode causar danos permanentes.