Capa do ELA, Camilla de Lucas fala do caminho até se tornar um fenômeno das redes sociais

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Capa do ELA, Camilla de Lucas fala do caminho até se tornar um fenômeno das redes sociais

Com mais de 6 milhões de seguidores, influenciadora de Nova Iguaçu caiu nas graças de famosos e anônimos com vídeos sobre beleza e esquetes de humor

 

Através de seus vídeos de beleza e humor, a blogueira Camilla De Lucas é um dos mais recentes fenômenos das redes sociais brasileiras. Nascida e criada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a estrela da capa deste domingo da revista ELA, do O Globo coleciona números impressionantes: são mais de seis milhões de seguidores, somando Instagram, Tik Tok, YouTube e Twitter. Além do sucesso com o público ‘tradicional’, ela já conquistou diversos artistas que a acompanham e consomem seus conteúdos com frequência, a exemplo das atrizes Regina Casé e Taís Araújo.

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Com vídeos de beleza e humor, a blogueira Camilla De Lucas (@camilladelucas) é um dos mais recentes fenômenos das redes no Brasil. Nascida e criada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a estrela da capa deste domingo coleciona números impressionantes: seis milhões de seguidores, somando Instagram, Tik Tok, YouTube e Twitter, e já conquistou as atrizes Regina Casé e Taís Araújo. No nosso site, confira a entrevista completa cedida ao repórter Eduardo Vanini (@eduvanini). (Fotos: @msabah Styling: @agathabarbosa Edição de moda: @patriciatremblais Beleza: @lauraomesmo (maquiagem) e @tomsouzarj (cabelo) Produção de moda: @hugomachadoo Produção executiva: @martinsmatheuss Assistência de fotografia: @dsulima Direção de arte: @dushka_tanaka e @mamayka Tratamento de imagem: @marcelochelles Agradecimento: @iedrio)

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Camilla de Lucas contou que na época de escola, durante sua adolescência, tinha apenas três amigos no colégio e se sentia muito sozinha. Segundo ela, o isolamento sofrido estava ligado ao fato de ser uma das duas únicas pessoas negras da sala. “Lembro-me perfeitamente do dia em que todos eles faltaram, e eu não tinha com quem lanchar. Fiquei meia hora dando voltas pelo colégio, porque sentia vergonha de passar esse tempo sentada sozinha. Não entendia porque me achavam feia. Mas aí o tempo vai passando, você amadurece e percebe que as pessoas estavam levando em conta a cor da sua pele. Chegava na sala, me zoavam e, naquela época, a única opção era engolir o choro”, revelou. Quase dez anos depois de concluir o ensino médio, a “blogueirinha real”, como ela se identifica, já é vista como expoente de uma nova geração de influenciadores por pesquisadores da área.

Desde menina, por conta de sua altura, ela que tem 1,79m sempre ouviu que devia ser modelo e chegou a participar de alguns concursos de beleza. Porém, deixou de acreditar nesse potencial por não se achar bonita o suficiente e não acreditar ser fotogênica. Ao invés disso, decidiu pela vida acadêmica e ingressou na faculdade, no curso de Ciências Contábeis, em paralelo com um trabalho na parte administrativa de uma imobiliária.

Apenas recentemente a internet apareceu em sua vida, mas acompanhada de diversos obstáculos: “Fui entrar na internet só em 2017, quando já tinha me curado dos problemas de autoestima, e tudo aconteceu meio sem querer. Dava muito trabalho, porque eu precisava desmontar o equipamento todos os dias para puxar a cama do meu irmão, que ficava embaixo da minha, na hora dormir. Isso estava me deixando esgotada. Também havia muito barulho vindo da rua, e eu não tinha liberdade para gravar na hora que quisesse. Foi quando resolvi morar sozinha. Mudei para um apartamento e, pouco depois, veio a pandemia. Fiquei assim: ‘E agora? O que vou fazer?'”.

E foi justamente aí, com a questão da necessidade do isolamento social, que aconteceu a virada. A crescente busca por conteúdos online, principalmente com viés leve e descontraído, trouxe à Camilla um aumento exponencial nos números nas redes sociais. Ela viralizou com diversos tipos de vídeos, ganhando então fama de produtora de conteúdos divertidos e inteligentes.

Além disso, diversas celebridades passaram a acompanhar a blogueira, impulsionando sua visibilidade. Já recebeu elogios de Regina Casé, que considera De Lucas como uma atriz, além de somente uma youtuber. Outra que se tornou fã de seus conteúdos foi Taís Araujo.

“É a descoberta da quarentena. Ela é muito maravilhosa, muito engraçada. Fico fascinada com tanta criatividade. Sou capaz de ficar horas vendo os vídeos dela, que são de um talento incrível. A Camilla fala de uma vida com a qual eu me identifico bastante, que é muito carioca. Mas acho que não é só isso, porque o Brasil inteiro está morrendo de amores por ela”, disse Taís.

Para quem entende do assunto, parte do sucesso de Camilla também se explica pela alternativa que ela representa ao que convencionou-se como blogueira há alguns anos, com toda aquela ostentação de uma vida luxuosa. Não por acaso, um dos hits da moça são os testes feitos com roupas compradas em um site famoso pelos baixos preços. “Quando me perguntam sobre uma peça, não tenho problema em falar que foi baratinha e onde comprei”, diz ela, que também conta ter se cansado de ver as mansões e os closets das blogueiras. “Não é que eu não goste de luxo, mas é muito chato ver uma realidade muito diferente da minha o tempo todo. Desde que comecei o meu canal, sempre fui muito transparente. Nunca gostei de aparecer de um jeito diferente do que realmente sou. Isso tem a ver com o ensinamento dos meus pais de que não devo fazer o que está todo mundo fazendo para me encaixar em algo. No início, eu usava um colchão que a minha mãe ia jogar fora para pendurar um pano e montar um fundo para as gravações. Teve um dia em que tudo isso caiu, e apareceu a bagunça atrás. Nem liguei. Vejo que estou no caminho certo porque descobri que o público não gosta de pessoas superficiais”.

Estimulada pelos seguidores, a jovem passou a produzir cada vez mais vídeos com dicas de beleza para o YouTube. Natural para Camilla, as produções são sempre repletas de seu humor peculiar, acompanhado de muitas caras e bocas. O jeito despojado vingou e, em sete meses, o canal já reunia cem mil inscritos. Hoje são mais de dois milhões. Com isso, ela decidiu largar o emprego na imobiliária para trabalhar com internet.

“Foi dando certo, comecei a fechar contratos de publicidade. Não tomei nenhuma decisão sem ter segurança. No começo, até continuei com a faculdade, mas tive que trancá-la porque passei a viajar para São Paulo com frequência”, conta.