#NovembroAzul: especialistas em saúde e bem-estar comentam o tema

Back

#NovembroAzul: especialistas em saúde e bem-estar comentam o tema

Com vocês a palavra da dermatologista Adriana Cairo, do especialista em reprodução assistida Matheus Roque e do educador físico Rodrigo Sangion sobre a importância deste período de conscientização

 

Após um mês de Outubro Rosa repleto de ações e projetos dedicados à conscientização do câncer de mama, inicia-se o Novembro Azul. Com ênfase na saúde masculina, o movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, intitulada de Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

O Novembro Azul promove a conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Indo além da ênfase no câncer de próstata, as ações que ocorrem durante o mês de novembro têm como objetivo chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol de maiores cuidados com a saúde e bem-estar do homem.

Para falar melhor sobre este assunto, resolvemos falar com nossos assessorados especialistas no assunto. A médica dermatologista Dra Adriana Cairo, o médico especialista em reprodução assistida Dr Matheus Roque e o educador físico Rodrigo Sangion.

Adriana Cairo lembrou a importância deste período e comentou sobre a crescente de homens que procuram os serviços de dermatologia.

“O Novembro Azul é um mês dedicado aos homens. Afinal, o autocuidado masculino também deve ser feito! Cada vez mais homens vêm ao consultório interessados em ter uma pele mais saudável e bonita, seja por objetivos profissionais ou por bem-estar. O autocuidado contribui para a longevidade”, disse a médica, que reforçou a importância da pele para a nossa saúde: “A pele é um reflexo dos nossos cuidados com nosso corpo e também da nossa mente. Ela é o maior órgão do corpo humano e merece as devidas atenções, não é mesmo?”.

E falou sobre como evitar o perigo do câncer de pele, que segundo os dados é o mais comum do mundo: “A prevenção do câncer de pele pode ser feita com um produto simples: o filtro solar. De preferência acima do FPS 50, que auxilia também na prevenção do envelhecimento”.

Já o Dr. Matheus Roque citou diversos outros pontos relevantes que devem ser considerados, além da conscientização e prevenção contra o câncer de próstata.

“A data é importante em muitos aspectos, não só sobre a conscientização do câncer de próstata e de testículos, mas também sobre a saúde mental, infertilidade masculina, quebras de tabus e tudo que engloba a saúde do homem. Afinal, os homens também precisam se cuidar!”, falou Matheus.

Ele também citou alguns dados que mostram a importância desse tema relacionada à reprodução.

“De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), o câncer de próstata pode levar o homem à infertilidade. Isso acontece porque o câncer e os possíveis tratamentos afetam a função da glândula masculina, responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal que nutre os espermatozoides. Além disso, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 40% dos casos de infertilidade é ocasionada pelo homem. Por isso, a importância de hábitos saudáveis somados à exames periódicos para a prevenção e autocuidado”, revelou o especialista em reprodução.

Para auxiliar no cuidado com a saúde, além das recomendações médicas, é muito importante que se mantenha uma prática de atividades físicas acompanhada de uma alimentação balanceada. O educador físico Rodrigo Sangion, sócio fundador da academia Les Cinq Gym – case no mercado fitness de luxo e atualmente a academia mais tecnológica do Brasil – falou sobre esta importância:

“A musculação ajuda na manutenção e hipertrofia da massa muscular, melhora na mobilidade e força sendo que com a idade, ajuda a prevenir lesões causadas por quedas. Já o exercício aeróbio ajuda além do condicionamento cardiorrespiratório, pois também auxilia na perda de gordura. Fora isso temos a liberação das endorfinas e serotoninas que ajudam no nosso humor ,disposição e sensação de bem-estar”, explica Rodrigo.

Ele lembra ainda que não existe momento para começar a praticar a musculação, desmistificando o que muitos pensam: “(A musculação) é indicada em todas idades pois, a partir dos 30 anos começamos a perder massa magra. Os treinos dependem se a pessoa já prática alguma atividade física e ou se está iniciando, tbm depende do objetivo”.

O profissional disse também que músculos não são necessariamente um sinal de saúde, mas que quanto menor for a quantidade de gordura, maior será a prevenção de doenças cardiovasculares dentre outras. Além disso, ele conta que é importante perceber os sinais que o corpo dá: “Quando vc vê que já está sem disposição e começa sentir desânimo, a força diminuir, se sente cansado em realizar atividades básicas, como subir escada, e começa a ter dores nas costas e pernas, é sinal de que seu condicionamento já não está adequado e é importante adotar hábitos e rotinas mais saudáveis para melhorar este panorama”.