Como lidar com a ansiedade durante o tratamento de fertilidade?

Back

Como lidar com a ansiedade durante o tratamento de fertilidade?

Dr. Matheus Roque, especialista em reprodução humana, e a Dra Ana Paula Huang, especialista em acupuntura no tratamento da infertilidade, falam sobre este importante tema

 

Tentar engravidar e não conseguir no momento desejado pode ser tornar o pesadelo de muitas mulheres. Quem passou por isso, assim como a Dra. Ana Paula Huang, especialista em acupuntura em Reprodução Humana, da Clínica Mater Prime, de São Paulo, entende inteiramente as dificuldades de navegar em um mar de incertezas.

A Medicina Tradicional Chinesa, através da acupuntura e seus outros pilares (Dietoterapia, Fitoterapia) realiza o tratamento de mulheres, homens e casais com infertilidade através da busca do equilíbrio corpo-mente de cada uma delas. O suporte emocional é tão importante quanto o fisiológico e um dos objetivos da Medicina Chinesa é tornar os pacientes mais confiantes e preparados para enfrentar o tratamento.

Estudos científicos desde 2002 apontam vários mecanismos da acupuntura que influenciam o ciclo menstrual e a circulação sanguínea uterina, permitindo assim o aumento das taxas de gravidez. Além disso, a acupuntura é uma técnica bem tolerada e deve ser considerada como parte de uma abordagem efetiva no tratamento da infertilidade.

Especialmente sobre as mulheres, ‘multitarefadas’ por natureza. “Nós cuidamos do trabalho, da casa, das finanças, mas controlar a mente e emoções é um grande desafio”, comenta a especialista. Lidar com a incerteza de quando a maternidade virá ou se ela realmente virá, torna-se mais uma tarefa e que muitas vezes é difícil de lidar.

A infertilidade é uma patologia que causa grandes impactos físicos e emocionais nas pacientes que enfrentam este importante problema. Desta maneira, o tratamento da infertilidade não deve for apenas em aspectos técnicos da Reprodução Assistida, mas sim trabalhar com todos os aspectos biológicos, psicológicos e sociais que podem estar relacionados e associados ao problema. Quando consideramos esta abordagem holística da infertilidade, a acupuntura vem ganhando cada vez mais espaço.

“É de fundamental importância oferecer todas as ferramentas que auxiliem os pacientes nesta jornada da reprodução. Este é um processo desgastante física e emocionalmente. A acupuntura pode auxiliar muito, não apenas na obtenção de melhores resultados nos tratamentos, assim como na maneira com que o paciente enfrenta todo o tratamento”, reforça Dr. Matheus Roque, médico especializado em reprodução humana, da Clínica Mater Prime.

O processo de exames e investigação da fertilização in vitro (FIV) foca nos hormônios, trompas uterinas e útero. A abordagem emocional, psicológica e holística para cada casal nem sempre é levada em consideração.

 

Quais são os sintomas emocionais que afetam o desempenho da mulher, homem ou casal durante o tratamento de fertilidade?

Ana Paula Huang: Pensamentos, emoções e comportamentos negativos podem levar ao aumento da ansiedade e depressão, dificultando a caminhada para a maternidade.

 

Como identificar a necessidade de encaminhar o paciente para uma terapia psicológica ou alternativa?

Dr. Matheus Roque: Todos os pacientes que enfrentam a infertilidade deveriam ter um suporte para os aspectos emocionais envolvidos nesta doença. A infertilidade gera grandes impactos na saúde mental dos pacientes e a adequada avaliação e acompanhamento são fundamentais neste processo.

 

O que muda no tratamento quando o paciente complementa com a acupuntura?

Dr. Matheus Roque: Diversos estudos vêm mostrando efeitos potencialmente benéficos da Medicina Tradicional Chinesa, incluindo a acupuntura, na abordagem do paciente infértil. A acupuntura é um ótimo aliado à Medicina tradicional e todas as técnicas atuais de Reprodução Assistida. O paciente costuma enfrentar o tratamento de uma maneira mais tranquila quando a acupuntura é associada, além de poder ter melhores resultados nos tratamentos.

 

Como a acupuntura influencia no sistema reprodutor?

Ana Paula Huang: Acreditamos que a mulher deve se conectar ao seu corpo nesse momento através de terapias corpo-mente, como a acupuntura. Quando a mente pode engravidar, o corpo segue o mesmo caminho. De fato, essa terapia milenar é o tratamento  paralelo mais procurado pelos casais que realizam fertilização in vitro no mundo todo.

 

Como funciona o tratamento?

Ana Paula Huang: A acupuntura envolve a inserção de agulhas em pontos cutâneos específicos, localizados ao longo dos meridianos (canais de energia), com o objetivo de melhorar o fluxo de Qi (energia vital) através do corpo, estimulando, equilibrando e movimentando essa energia.

 

E como ela age no corpo?

Ana Paula Huang: Acupuntura equilibra as energias Yin e Yang, harmoniza o funcionamento dos órgãos, fortalece o sistema imunológico, ajusta a circulação de sangue, melhora o estado do endométrio e ajuda a preparar o útero para a implantação do embrião.

 

Quantas vezes é recomendado fazer o tratamento?

Ana Paula Huang: Para as mulheres que buscam a acupuntura para engravidar, de forma natural ou através de FIV, recomendamos sessões semanais, pois sendo uma terapia natural, requer regularidade e reavaliações. Nos casos de FIV, deve-se idealmente iniciar as sessões de acupuntura entre 2-3 meses antes da FIV, em uma frequência semanal, podendo intensificar as sessões assim que o tratamento iniciar. Para a fase da transferência de embrião, recomendamos um protocolo de acupuntura (Protocolo de Paulus), que pode aumentar em até 15-20% as taxas de gravidez, segundo os estudos científicos.

 

E quais os principais mecanismos da acupuntura para fertilidade?

  1. Aumento do fluxo de sangue para a região do útero e ovários, podendo melhorar a qualidade dos folículos e a espessura e morfologia do endométrio, facilitando a implantação dos embrião;
  2. Diminuição dos efeitos colaterais das medicações utilizadas durante os tratamentos de infertilidade, tais como irritabilidade, ganho de peso, inchaço, dor de cabeça
  3. Redução do estresse e ansiedade, através da liberação de substâncias no cérebro (serotonina, endorfinas)
  4. Modulação hormonal, ajudando a regular os ciclos menstruais

 

Há contra indicações?

Ana Paula Huang: Na Medicina Chinesa, saúde é sinônimo de equilíbrio. Segundo os chineses, somos seres repletos de energia e emoções, por isso qualquer pessoa pode realizar acupuntura e desfrutar dos benefícios dessa medicina milenar.