Mariana Goldfarb fala sobre pressão estética na época de modelo e sua relação com a alimentação

Back

Mariana Goldfarb fala sobre pressão estética na época de modelo e sua relação com a alimentação

A influenciadora e futura nutricionista também ensina receitas saudáveis e fáceis para serem feitas em casa

Em conversa com a Revista ELA, do jornal O Globo, Mariana Goldfarb falou sobre sua relação com alimentação e saúde mental, os cuidados que adotou para uma vida mais saudável, novos projetos e ainda ensinou algumas de suas receitas naturais preferidas! Confira a íntegra da entrevista:

Quem acompanha Mariana Goldfarb em suas redes sociais sabe que alimentação é um dos assuntos mais abordados pela influenciadora digital que, inclusive, terminará a faculdade de Nutrição ainda este ano. Mas a relação da também apresentadora com a comida nem sempre foi fácil, principalmente na época em que modelava, quando a pressão por um padrão estético pesava sobre ela.

“Lembro de um dia que viajei com a minha família, eu era garota, e enquanto eles pediam um cheeseburguer no restaurante, eu pedia uma salada. Foi assim quando eu comecei a trabalhar como modelo, e isso foi piorando muito, porque na medida em que os trabalhos foram aumentando, também aumentou as expectativas e exigências, dos contratantes e minhas. As privações me acompanharam por muito tempo, eu acho que estava na escola ainda. Nascemos sem saber do tanto de pressão que vamos ter”, diz Mariana.

Foto: Reprodução

Atualmente, aos 29 anos, Mariana afirma que ainda se cobra muito.

“Não sei se posso falar que me libertei, porque estaria sendo mentirosa e hipócrita. Estou num processo, e não sei se esse processo vai terminar nessa vida, espero que sim. Já foi bem pior, mas eu me cobro, sim. Eu malho todo dia porque gosto, mas porque eu sei também que se eu malhar todo dia, meu corpo vai ficar do jeito que eu quero que ele fique. Então, estaria sendo realmente mentirosa se eu dissesse que estou livre de todo esse sistema”, comenta.

Em seu perfil do Instagram, Mariana costuma compartilhar com seus seguidores um pouco de seu estilo de vida, incluindo vídeos e fotos em que aparece praticando exercícios físicos e, agora, de receitas pouco calóricas e benéficas à saúde. Ela classifica essa fase como a mais saudável em termos de alimentação desde que nasceu, sem contar com os primeiros meses em que foi amamentada pela mãe. Além disso, a influenciadora afirma que ter parado de comer carne vermelha foi uma de suas melhores escolhas.

“Agora está um equilíbrio que vai além dos nutrientes que eu estou botando para dentro, a minha cabeça está acompanhando esse processo. Hoje, eu como muito menos por ansiedade, não estou tendo compulsão alimentar, não tenho sofrido restrições, ou seja, não é porque tem mais caloria ou mais carboidrato que eu vou deixar de comer”, afirma ela, que ainda acrescenta que sua relação com as pessoas que a rodeiam se tornou muito melhor depois de tomar a iniciativa de se alimentar com uma consciência diferente:

“Isso está me fazendo muito bem, não só a mim, mas a todos que estão ao meu redor. O que você come está totalmente relacionado com o seu humor, com a sua libido, disposição, concentração. Estou chegando num lugar muito interessante, tendo em visto tudo o que eu passei com relação a comida. Tenho prezado por fazer escolhas conscientes, mas nunca deixar de comer as coisas que eu quero”.

No final do ano passado, Mariana também deu o pontapé inicial no mundo do empreendedorismo. A apresentadora se tornou sócia da Clean Foods e lançou sua primeira linha de barrinhas de cereal, sem corantes, conservantes, aromatizantes, feita de forma artesanal. Abaixo, ela compartilha três receitinhas fáceis, gostosas e saudáveis para serem feitas em casa.

Bolo de banana

Ingredientes:

4 bananas amassadas

1/2 xicara de laranja (suco)

1 xícara de farelo de aveia

1/2 xicara de farinha de amêndoas ou outra

3 ovos

Canela em pó e baunilha

1 colher de sopa de fermento

Pudim de chia

Ingredientes:

1/2 de chia

1 xícara de leite de aveia ou de coco

Néctar de coco para adoçar

Frutas, pasta de amendoim e/ou macadâmia

Tartare de salmão

Ingredientes:

300g de filé de salmão

4 colheres de sopa de cebola roxa picada em cubinhos

2 colheres de sopa de mostarda djon

1 colher de sopa de molho shoyu macrobiótico ou shoyu de coco

2 colheres de sopa de alcaparras picadas

1 colher de sopa de salsinha ou cebolinha picadinha

Sal marinho e pimenta do reino a gosto

Tempero lemon pepper a gosto (opcional)