Joaquim Lopes sobre paternidade após os 40: “A experiência será uma grande aliada”

Back

Joaquim Lopes sobre paternidade após os 40: “A experiência será uma grande aliada”

O apresentador que está esperando duas meninas da mulher Marcella Fogaça, fala sobre a pandemia, reconhecer privilégios, expectativas com as filhas e seu programa de culinária

O apresentador e ator Joaquim Lopes, em exclusiva com a Vogue Brasil, falou sobre ser pai pela primeira vez ao 40 anos, ser pai de gêmeas, novos projetos profissionais, privilégios durante pandemia e muito mais. Confira a íntegra da matéria:

Joaquim Lopes já passou por muitas áreas do entretenimento e da arte. É ator, foi repórter na TV Globo e agora apresenta seu próprio programa de gastronomia, Receitas do Joaquim, onde mostra suas habilidades na culinária na cozinha de casa.

Disponível no GShow, a atração ainda traz o ator e apresentador na sua realidade da pandemia, que envolve distanciamento com a mulher,  Marcella Fogaça, e a espera de duas meninas. “Meu processo criativo foi tão profundo que acabei co-criando as duas coisas mais importante da minha vida. Minhas filhas”, diz.

Joaquim pontuou a importância de entender que as realidades das pessoas são muito diferentes e que cada um está lidando com a pandemia à sua maneira. “Reconheço meu privilégio de poder ter esse momento de reflexão e de processo criativo. Tive esse tempo de criar, observar, e até começar processos longos de desconstrução”, conta.

O apresentador também demonstra a importância de não se alienar em uma bolha de privilégios. “Perdemos muito e continuamos perdendo diariamente com essa pandemia e essas lideranças públicas equivocadas. Não podemos naturalizar esses discursos levianos e que oprimem a população.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Joaquim Lopes (@lopesjoca)

Em bate-papo, Lopes fala mais sobre Receitas de Joaquim, ser pai aos 40 anos de idade e pandemia. Leia abaixo:

VOGUE: Como é explorar a gastronomia, que também é sua formação, em um programa como Receitas do Joaquim?
JOAQUIM LOPES: 
É um projeto que sempre tive o sonho de fazer e que começou a tomar forma no começo do ano. Juntei duas paixões. Apresentar e cozinhar, e de quebra ainda pude compartilhar algumas histórias da minha família.

VOGUE: Como surgiu a ideia? Quais são as suas receitas favoritas de cozinhar no dia a dia?
JL: 
Foi uma sequência de coisas e ideias. Ano passado comecei a pensar na possibilidade de um livro, que trouxesse esse olhar gastronômico. E aí as ideias foram brotando, até que, no começo do ano, eu e Marcella começamos a fazer vídeos para o IGTV com receitas que amávamos. Isso evoluiu para lives, um curso e, finalmente, o programa tomou forma e entendemos que esse era o caminho.  E minhas receitas favoritas variam diariamente. Mas ultimamente tem sido, paleta de cordeiro com geleia de menta feita em casa e batata ao murro com alecrim, e escondidinho de camarão com abóbora e requeijão gratinado.

VOGUE: Como tem sido para você lidar com esse momento de distanciamento social?
JL: 
Acho que todos estamos lidando de formas diferentes, já que nossas realidades são também  diferentes. Essa pandemia tiveram fases pra mim. No começo fiquei muito ansioso e preocupado tentando obter o máximo de informação possível. Quando consegui me equilibrar melhor me voltei pra dentro e de novo reconheço meu privilégio de poder ter esse momento de reflexão e de processo criativo. Tive esse tempo de criar, observar, e até começar processos longos de desconstrução. Mergulhei em muita leitura que estava atrasada. Meu processo criativo foi tão profundo que acabei co-criando as duas coisas mais importante da minha vida. Minhas filhas. Perdemos muito e continuamos perdendo diariamente com essa pandemia e essas lideranças públicas equivocadas. Não podemos naturalizar esses discursos levianos e que oprimem a população. Mas dentro do meu universo imediato, dentro da minha casa, 2020 vai ser o ano em que eu realmente entendi o que é amar.

VOGUE: Sua esposa, Marcella Fogaça, está grávida de gêmeas, como funciona a dinâmica durante a pandemia?
JL: 
Estamos em casa nos cuidando com todos os protocolos possíveis. Ao mesmo tempo reconheço o privilégio que estou tendo de acompanhar cada segundo dessa gestação. E muito amor, atenção, comidas deliciosas, músicas que a Marcella canta pra elas (várias vezes ao dia) e aprendizados.

VOGUE: Vocês são pais de primeira viagem, como estão as expectativas?
JL: 
As melhores. Só agradecemos e pedimos por saúde. Estamos realizando um sonho sem dúvida.

VOGUE: Você vai ser pai aos 40 anos, em algum momento imaginou que “seria tarde” para isso?
JL:
 De jeito nenhum. Acho que a experiência será uma grande aliada, e a tranquilidade e segurança que os 40 trazem serão mais que bem vindas.